Compartilhar Inscreva-se

Tudo que você precisa saber para ter um consultório odontológico de sucesso

<strong>Tudo que você precisa saber para ter um consultório odontológico de sucesso</strong>

Fazer uma gestão de qualidade, fidelizar clientes, aumentar o faturamento e, como consequência, alcançar o sucesso desejado. Todo cirurgião-dentista que sonha em montar seu próprio consultório odontológico sabe que existem dificuldades em todo o processo e que o caminho até o sucesso é longo.

Porém, há maneiras de tornar essa trajetória menos complicada e que ajudam, e muito, a conquistar os objetivos profissionais. Entre elas está o uso de estratégias para melhorar o atendimento aos pacientes, ferramentas para gerar mais resultados e soluções para organizar os processos internos da empresa.  

Que tal saber mais sobre como ter um consultório odontológico de sucesso?  Continue lendo o conteúdo e confira. 

Como melhorar a gestão do consultório odontológico

Todo sucesso empresarial só pode ser alcançado com uma boa gestão. No caso de consultórios odontológicos a regra é a mesma. Por isso, o primeiro passo de todo gestor é mapear e analisar todos os processos realizados, identificando quais os pontos positivos e os que precisam ser melhorados. Fazendo essa identificação, fica mais fácil executar ações para potencializar a gestão.

Uma dica é contar com auxílio de indicadores de desempenho, que são um conjunto de medidas utilizadas pelas empresas para avaliar a performance do negócio ao longo dos anos. O histórico desses dados é utilizado para determinar a evolução da empresa e o alcance dos objetivos estratégicos. 

Além de utilizar indicadores para melhorar a gestão do consultório odontológico, é importante ir além e adotar outras atitudes no dia a dia de trabalho, como manter o foco no controle financeiro, construir uma imagem positiva perante os clientes, fortalecer a presença digital, focar no bom atendimento ao paciente e investir em tecnologias que auxiliem em todos os processos. Saiba como fazer tudo isso acessando o conteúdo 5 dicas para melhorar a gestão do seu consultório odontológico.

Agenda médica online

Dicas para atrair pacientes

Atrair mais clientes para o consultório odontológico é o objetivo de todo cirurgião-dentista que possui o próprio negócio, e é um dos principais pontos que devem ser observados para alcançar o sucesso almejado. 

Mas fazer isso nem sempre é uma tarefa simples. É preciso dedicação diária, melhora constante e foco em novas estratégias. 

Tendo em vista que o Brasil é um dos países com o maior número de dentistas no mundo, a concorrência é grande e é preciso se destacar para atrair ainda mais pacientes. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), em março de 2022 o número de profissionais atuando no país passa de 600 mil

Então, como estar um passo à frente de outros cirurgiões dentistas e atrair cada vez mais pessoas para o seu consultório? Existem algumas práticas que devem ser realizadas para alcançar esse resultado, entre elas está a definição do público-alvo do consultório, a criação de conteúdos digitais em redes sociais e no site da empresa, o bom relacionamento com os pacientes, a formação de boas parcerias com empresas de outros setores e também o fortalecimento do networking. 

Essas práticas, com certeza, vão ajudar o seu negócio a conquistar mais clientes e, consequentemente, crescer em relação à concorrência. Saiba mais sobre como aplicar cada uma delas conferindo o conteúdo 5 práticas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia!

Aproveite também para acessar o e-book gratuito sobre Marketing Médico e entender como ele pode ser uma poderosa ferramenta de conquista de novos pacientes e fidelização dos atuais. 

Tudo que você precisa saber sobre prontuário odontológico 

A tecnologia é a principal aliada do crescimento empresarial. É impossível que empresas alcancem grandes resultados sem usar ferramentas tecnológicas que auxiliem no dia a dia do negócio, como é o caso do prontuário odontológico eletrônico. Consultórios que utilizam esse sistema diariamente, disparam na frente de outros estabelecimentos que ainda contam com arquivos de papéis para guardar as informações dos pacientes. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina, com base em 892 respostas, o prontuário eletrônico é uma tecnologia utilizada no cotidiano de 48,10% dos profissionais da saúde.

Mas por que essa ferramenta tecnológica é tão importante na área da saúde, incluindo a odontologia?

Bom, o primeiro ponto a destacar está no fato de que o prontuário eletrônico, diferente dos prontuários de papel, não sofre com a ação do tempo, mau armazenamento, acidentes ou furtos. Além disso, ele oferece campos totalmente personalizáveis, que podem ser adaptados conforme a maneira de trabalho do dentista. 

Mas, o mais importante é que tudo fica arquivado em um único lugar. Ou seja, quando precisar buscar por uma informação específica de um paciente basta alguns cliques. É rápido e prático. 

Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelo prontuário odontológico eletrônico. Saiba mais sobre o uso dessa ferramenta acessando o conteúdo Prontuário odontológico: tudo que você precisa saber

Guia de gestão financeira para clínicas médicas

Como fazer livro-caixa

O livro-caixa é utilizado para registrar a entrada e saída de dinheiro da empresa. Uma ótima maneira de manter a saúde financeira do negócio e garantir o futuro do negócio. Mas como fazer um livro-caixa para o consultório odontológico?

É preciso, antes de tudo, fazer o registro diário de toda a movimentação financeira da empresa, detalhando a origem dos pagamentos recebidos e qual a destinação do dinheiro retirado do caixa. Também é essencial informar de qual maneira foram feitas essas transações, por PIX, boleto, transferência, cartão, etc.

Lembre-se de que quanto mais detalhes, mais fácil será manter o controle, evitando furos no financeiro da empresa. Essa não é uma tarefa simples, é preciso ter disciplina. De nada adianta fazer anotações durante uma semana e na semana seguinte esquecer ou anotar superficialmente as movimentações realizadas. 

Confira de forma mais detalhada como fazer livro-caixa para consultório odontológico com auxílio da tecnologia.

PGRSS para consultório odontológico

Empresas que realizam ações internas focadas na sustentabilidade recebem mais prestígio da comunidade e consequentemente se tornam mais respeitadas no mercado. 

Hoje, em um mundo onde essa discussão se torna cada vez mais importante, é dever de todo gestor se preocupar em como sua empresa está adotando práticas sustentáveis para o dia a dia. 

Em clínicas odontológicas, o descarte correto dos itens de saúde é uma das ações que merecem atenção, não apenas por ser algo obrigatório, mas também porque é uma atitude que preserva o meio ambiente e protege a vida das pessoas. 

A Resolução RDC nº 306/04 e Resolução CONAMA nº 358/05 regulamentam o PGRSS e estabelecem as formas corretas de manejo e destinação dos resíduos gerados na área da saúde humana e animal, garantindo a preservação da saúde pública e do meio ambiente

No seu consultório, é importante que isso esteja sendo realizado da forma correta, pois estabelecimentos que não elaborarem o PGRSS podem ser autuados e multados, de acordo com as normas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores da saúde do município. Por isso, fique atento e cumpra com a legislação. 

Há dúvidas sobre o assunto? Então, entenda mais sobre a importância do PGRSS e como implementá-lo no seu consultório odontológico clicando aqui.

Como funciona o consultório odontológico portátil

Um consultório odontológico portátil nada mais é do que uma estrutura compacta e moderna que leva serviços até os pacientes. Essa é uma alternativa eficaz no caso de pacientes que por algum motivo não podem se deslocar até o consultório odontológico. 

Um consultório portátil funciona da mesma maneira que um ambiente convencional, porém ele é compactado em uma pequena mala com todos os itens necessários para um atendimento completo. 

Oferecer essa alternativa de atendimento no seu consultório é, sem dúvidas, uma maneira de se destacar no mercado, pois mostra a preocupação do profissional em relação ao seu público. 

Pessoas com problemas de saúde ou com deficiência física, por exemplo, podem ser atendidas no conforto de casa ou, se for o caso, em ambientes hospitalares. Graças ao consultório odontológico portátil, nada impedirá que esses pacientes sejam atendidos e possam realizar seus tratamentos odontológicos com total qualidade. 

Caso você ainda não ofereça essa opção de atendimento no seu consultório, é importante se atualizar. Saiba tudo sobre o assunto e conheça as vantagens e desvantagens de ter um consultório odontológico portátil.

odontograma

Dicas de decoração para a recepção do consultório odontológico

Para alcançar o sucesso desejado do seu consultório odontológico, não basta apenas se atentar a questões técnicas e processos burocráticos. É preciso, também, prestar atenção a detalhes como a decoração da recepção. 

Sim, por mais simples que pareça, esse detalhe faz toda a diferença, pois a recepção é a primeira impressão que o paciente tem sobre o ambiente como um todo. 

Por isso, a importância de criar um espaço harmônico, com cores que conversem com o restante do ambiente e, ao mesmo tempo, causem uma boa sensação às pessoas que frequentam o espaço. Normalmente, cores claras são as mais adequadas para ambientes relacionados à saúde, como é o caso de consultórios odontológicos. Além disso, é interessante apostar em decorações cleans, reforçando a impressão de um local organizado e limpo. 

Outra dica é apostar em decorações temáticas em datas relevantes para a área da saúde, como Outubro Rosa e Novembro Azul. Essa é uma maneira de fortalecer a importância desses movimentos e mostrar-se atento à saúde dos pacientes de modo geral. 

Para saber tudo sobre como decorar seu consultório odontológico acesse outro de nossos conteúdos com dicas completas de decoração para a recepção do consultório odontológico.

Como organizar a agenda de um consultório odontológico

Organização e sucesso andam lado a lado. Todo cirurgião-dentista sabe da importância de uma agenda organizada para manter a qualidade no atendimento e foco no próprio trabalho. 

Na hora de organizar a agenda do consultório odontológico é importante ficar atento a algumas questões essenciais, como definir metas diárias de atendimento. Por exemplo: cinco pacientes por dia, de segunda a sexta. 

Além disso, é importante saber qual o tempo médio gasto em cada atendimento, evitando erros de horários durante o dia. Nesses casos, uma dica importante é colocar um tempo a mais no horário previsto de encerramento do atendimento. Por exemplo, a previsão é finalizar a consulta às 15h? Coloque mais 30 minutos de garantia, evitando contratempos entre uma consulta e outra. 

Felizmente, hoje existem ferramentas tecnológicas que tornam esse processo mais simples e automatizado. Assim, todos os agendamentos podem ser feitos com auxílio da tecnologia, tomando menos tempo dos profissionais responsáveis por essa organização diária. 

Alguns softwares médicos disponíveis hoje no mercado, possibilitam, inclusive, o envio de mensagens aos pacientes lembrando-os das consultas agendadas. Essa é uma maneira de reduzir o número de faltantes e evitar furos na agenda. 

Que tal aprofundar seu conhecimento e aprender mais detalhadamente como organizar a agenda médica do seu consultório odontológico? Acesse o conteúdo completo sobre o assunto clicando aqui e acabe com suas dúvidas.

Agenda médica online

Como preencher um odontograma

O odontograma é uma ferramenta essencial para o trabalho de todo dentista. Com ele, é possível registrar todos os detalhes sobre a saúde bucal do paciente e identificar com mais facilidade quais os próximos passos que devem ser realizados no tratamento odontológico. 

Esse diagrama oferece mais segurança para o paciente, pois apresenta a ele tudo que está sendo realizado em sua arcada dentária e também simplifica a rotina do cirurgião-dentista. 

Na hora de preencher um odontograma algumas informações essenciais devem ser adicionadas, garantindo que qualquer profissional possa interpretar corretamente as fases do tratamento, verificando o que já foi realizado e o que ainda precisa ser feito. 

Assim, supondo que um dentista inicie o tratamento, mas após algum tempo outro profissional se torne responsável pelo atendimento aquele paciente, o odontograma completo facilitará a continuidade dos procedimentos. 

Algumas das principais informações que devem conter no odontograma são: tratamentos já realizados, dentes ausentes, dentes inclusos, desgastes dentais, restaurações, lesões, etc. 

Confira o conteúdo completo sobre como preencher um odontograma e evite erros.

Motivos para usar software odontológico

Como dito anteriormente, a tecnologia é uma aliada para a gestão de uma empresa e também para alcançar o sucesso desejado. Entre as tecnologias essenciais para todo consultório de odontologia, o software odontológico é a principal delas. 

Com o uso desse sistema, torna-se muito mais fácil agilizar os processos internos e aproveitar melhor o tempo dos profissionais. Por exemplo, com um software odontológico, é possível integrar tudo em um único lugar. Cadastros de pacientes, faturamentos, contas a pagar e receber, prontuários odontológicos eletrônicos, imagens de panorâmicas e muito mais. 

Outro benefício está relacionado à segurança das informações, pois os melhores softwares odontológicos possuem um sistema em nuvem, ou seja, os arquivos não ficam armazenados no computador e não correm risco de serem perdidos ou acessados por pessoas sem autorização. 

Mas vai muito além, a funcionalidades oferecidas por um software odontológico são muitas. Conheça mais delas e seus benefícios acessando o conteúdo Conheça 10 formas de agilizar a rotina com um software odontológico.

Software odontológico

Qual o melhor software odontológico

Na hora de escolher um software odontológico para seu consultório é importante, antes de tudo, identificar quais as necessidades da empresa e da equipe. 

Por exemplo, está difícil manter um relacionamento duradouro com os pacientes? Escolha um software médico que ofereça funcionalidades focadas na melhoria dessa comunicação, como o envio de mensagens automatizadas com lembretes sobre as consultas.

Caso as necessidades estejam relacionadas à gestão financeira, opte por um sistema que ofereça mais controle sobre os faturamentos, emissão de boletos, fluxo de caixa e gastos da empresa.  

Após definir essas necessidades, pesquise pelos softwares odontológicos disponíveis no mercado e identifique aquele que melhor atende às demandas.  O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um sistema que vem se destacando na área da odontologia. Hoje, são mais de 12 mil usuários que utilizam a ferramenta para alcançar o sucesso desejado. 

Mas antes de definir qual software utilizar no seu consultório, saiba como identificar, sem erros, qual é de fato o melhor software odontológico para a sua empresa.

E se você gostou desse blog, inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.