Compartilhar Inscreva-se

Qual o melhor software odontológico para seu consultório?

Qual o melhor software odontológico para seu consultório?

Muitas vezes você, cirurgião-dentista, deve ter se perguntado: “qual o melhor software odontológico para meu negócio?”. Essa é uma dúvida comum para todo profissional que deseja potencializar os processos internos e oferecer um melhor atendimento aos pacientes. 

Hoje, há várias opções no mercado, com diferentes funcionalidades e performances. Na hora de escolher um software odontológico para consultórios é importante analisar algumas questões e pesquisar muito bem para não fazer a escolha errada. 

Este conteúdo vai te ajudar nisso, explicando o que avaliar na hora da escolha, quais as funcionalidades que um bom software para consultórios precisa ter, e qual deles se destaca no mercado. Continue a leitura e confira. 

Avalie as necessidades do seu consultório odontológico

Do que o seu consultório odontológico precisa? Oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes? Otimizar o trabalho das secretárias? Melhorar a organização da agenda médica? 

Bom, o primeiro passo para definir qual o melhor software odontológico para o seu consultório é compreender quais as necessidades que sua empresa possui. Para definir isso, além de observar a gestão e o funcionamento dos processos, é ideal conversar frequentemente com toda a equipe.

Até porque, enquanto gestor e cirurgião-dentista você tem certas necessidades, mas os demais colaboradores possuem outras. A secretária, por exemplo, pode ter dificuldade de administrar todas as tarefas diárias e cometer erros frequentes, como esquecer de ligar para o paciente confirmando a consulta ou confundir horários entre um atendimento e outro.

Além dessas dificuldades da secretária, outras necessidades podem fazer parte da rotina do seu consultório. Vamos a outro exemplo: você é um profissional que sempre utilizou prontuários de papel, mas o número de pacientes está crescendo e ficou difícil organizar todos os documentos de forma segura e fácil de acessar. 

Neste caso, as necessidades do negócio são duas: a de modernizar o consultório e a de melhorar o armazenamento de dados. Assim, um software para consultório se torna ainda mais necessário, pois permite transformar os prontuários de papel em arquivos eletrônicos. 

Dessa forma, se antes era utilizado um espaço físico com gaveteiros para arquivar todos os dados dos pacientes, com um software odontológico tudo passa a ser salvo na nuvem, de forma segura e acessível a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Enfim, as necessidades de um consultório dependem muito de vários fatores. É preciso ficar de olho e saber quais pontos precisam ser melhorados para alcançar bons resultados para todos. 

Identificando essas necessidades, ficará mais fácil responder a pergunta sobre qual o melhor software odontológico para seu consultório. Basta observar quais funcionalidades ele possui para resolver os problemas observados. 

software para clínicas odontológicas

Principais funcionalidades que o software para consultórios precisa ter

Como você já viu até aqui, as funcionalidades essenciais dependem bastante das necessidades que o consultório possui, mas de um modo geral há algumas que não podem faltar e devem fazer parte de todo bom software odontológico. A seguir, confira quais são elas.

Odontograma

Todo software odontológico precisa oferecer a função de odontograma, que possibilita atualizar as informações de todos os procedimentos odontológicos realizados no paciente, de maneira fácil e rápida, sem risco de erros.

E o melhor é quando o odontograma pode ser integrado a outras funcionalidades dentro do software, como a gestão de orçamentos e a agenda médica. 

Na prática, essa integração funciona da seguinte maneira: após realizar o procedimento no paciente, o odontograma é atualizado e, de forma automática, o orçamento já é definido no sistema e a agenda médica também se atualiza. É rápido e muito mais prático. 

Quer saber mais sobre odontograma e qual a importância dele para seu consultório? Então acesse outro de nossos conteúdos clicando aqui.

Controle financeiro

Ter controle de todos os processos financeiros realizados no consultório é essencial para garantir o futuro da empresa de forma saudável. Portanto, contar com um software odontológico para consultórios, que ofereça a funcionalidade de controle financeiro, é essencial. 

Com essa funcionalidade é possível, por exemplo, saber quanto a empresa tem a pagar e receber no dia, semana, mês e ano, visualizando com mais clareza como administrar o dinheiro a curto e longo prazo. 

Além disso, essa funcionalidade também permite fazer o controle de todos os repasses médicos com muito mais facilidade, Basta cadastrar todos os profissionais que atuam no consultório e configurar a porcentagem que cada um deles deve receber. 

Pode-se também realizar o cálculo de juros para parcelamento. Ou seja, fica mais simples oferecer o pagamento parcelado aos pacientes, contando com o auxílio dessa ferramenta, que é baseada nas fórmulas utilizadas pelas financeiras e que pode ser utilizada já no momento de fazer o orçamento. 

Confirmação automática de consulta

Essa é outra funcionalidade que deve estar presente em um bom software odontológico. Isso porque, facilita muito o dia a dia, tanto do responsável pelos agendamentos quanto dos dentistas do consultório. 

Com essa funcionalidade, é possível enviar lembretes automatizados das consultas aos pacientes, com um link para confirmação. Após o paciente confirmar a consulta, a agenda médica automaticamente é atualizada.

É uma maneira rápida e simples de manter a organização dos horários e evitar falhas humanas. 

agenda online clínicas odontológicas

Gestão de franquias

Pensando em expandir seu negócio e criar franquias? Então, é necessário ainda mais controle sobre a gestão. Com o software para consultórios certo, dá para ter uma visão completa de cada unidade, considerando suas particularidades, permissões de acessos dos usuários, relatórios gerados e pacientes atendidos. Tudo de um único lugar. 

Marketing para dentistas

O aniversário é a data mais importante para seus pacientes. É o momento que eles esperam por mensagens alegres e especiais. E seu consultório não pode deixar de participar desse momento. 

Por isso, escolher um software odontológico que possibilite o envio de mensagens automáticas para os pacientes em datas especiais faz toda a diferença, melhorando a comunicação com eles e, consequentemente, o marketing da empresa.

Além disso, um software de qualidade proporciona a integração com outras ferramentas, como CRM Pipedrive, RD Station e chatbots. Com isso, é possível alcançar ainda mais resultados para o marketing odontológico.

Conheça o Clínica nas Nuvens

Agora que você já sabe quais as principais funcionalidades que um software odontológico deve ter, vale a pena conhecer o Clínica nas Nuvens, que além de possuir todas as vantagens apresentadas nesse conteúdo, oferece segurança de dados, Business Intelligence, controle de estoque e muito mais! 

Faça como a profissional de odontologia, Fernanda Prado, da Tann Odonto & Estética. “O Clínica nas Nuvens é um software completo, que permite a gestão da clínica odontológica de forma segura e prática. O sistema agrega desde serviços básicos em odontologia, até a gestão por competência da equipe”. 

Está esperando o quê? Ainda está em dúvida de qual o melhor software odontológico para seu consultório? Então, conheça o Clínica nas Nuvens hoje mesmo. Se preferir, solicite uma demonstração gratuita.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.