Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como garantir a segurança de dados na sua clínica? Descubra aqui!

Como garantir a segurança de dados na sua clínica? Descubra aqui!

Não é uma tarefa tão simples gerir uma clínica médica e garantir a segurança dos dados, afinal de contas, são muitas as responsabilidades, que vão da contratação de profissionais especializados, da administração dos horários e de agendamentos até a disponibilização de um serviço de qualidade para os seus pacientes. Todavia, a lista de obrigações continua crescendo, principalmente com o avanço das tecnologias que são utilizadas em um consultório.

Com uma vasta quantidade de informações — pessoais, financeiras e médicas — dos seus clientes sob sua responsabilidade, é essencial investir em ferramentas que disponibilizam mais segurança de dados. O primeiro passo para ter sucesso em um mercado tão concorrido é assegurar que o paciente se sentirá mais seguro na clínica médica.

Neste post, apresentaremos algumas dicas que poderão ajudá-lo a ter mais segurança dos dados de seus pacientes. Acompanhe!

Armazene os dados em nuvem

É fundamental realizar um backup dos dados sob responsabilidade da sua clínica. O modo mais eficaz de realizar isso é usando uma nuvem. Isto é, fazer, em um servidor virtual, o registro de todos os dados do seu consultório. Assim, você assegura que, mesmo se ocorrer algum problema com a sua plataforma de gestão, será possível ter acesso às informações de que necessita.

Conte com um sistema de gestão eficiente

Sem dúvidas, a melhor solução é contar com o auxílio de um sistema de gestão de clínicas. O primeiro benefício é o fato de concentrar todos os dados em apenas um local, possibilitando um controle maior de tudo.

Essas ferramentas são ótimas para realizar a gestão financeira e de pessoas, além de otimizar a agenda dos profissionais que atuam no mesmo ambiente, diminuindo ao máximo a quantidade de cancelamentos de última hora e maximizando a fidelização de clientes, por exemplo.

Com todos esses dados concentrados em um único lugar, você garante uma maior segurança desses dados. As chances de invasores acharem uma falha, por exemplo, são bem menores, afinal de contas, será monitorado frequentemente o seu sistema único.

Invista no acesso individualizado

É essencial também que todos os usuários sejam cadastrados individualmente com um usuário e senha único para cada colaborador. Inclusive, é muito importante que cada usuário tenha o seu perfil com as liberações apropriadas, conforme as demandas de cada função — médicos e colaboradores possuem permissões diferentes dentro do sistema da clínica.

Atenda seus clientes sem sair de casa com a Telemedicina.

Faça uso da criptografia

Qualquer informação mais delicada, especialmente as ligadas aos pacientes, precisa ser armazenada em sistemas criptografados, que apresentam também níveis de autorização de acesso. A criptografia é um método que reúne as informações, a fim de que somente indivíduos autorizados possam acessá-las.

É essencial essa prática não somente para a proteção dos pacientes, mas também para a sua imagem profissional. A partir da criptografia, é possível assegurar o sigilo dos dados, algo que não seria possível em um prontuário de papel.

Por fim, ficou claro, neste post, o quanto é primordial garantir a segurança das informações dos seus pacientes e quais são as possíveis consequências para o seu negócio. Além disso, como você viu, é viável colocar em prática algumas ações com o intuito de otimizar a proteção desses dados.

É essencial ressaltar que as informações precisam ser resguardadas até mesmo depois da morte de um paciente. Elas só podem ser reveladas em situações extremas, com a autorização do próprio paciente ou para o cumprimento de uma obrigação judicial.

Nossas dicas foram úteis para você? Viu como garantir a segurança dos dados em sua clínica? Aproveite para entrar em contato conosco e saiba como podemos o ajudar nessa missão!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.