Compartilhar Inscreva-se

Prontuário odontológico: tudo que você precisa saber

Prontuário odontológico: tudo que você precisa saber

O sonho de abrir o próprio consultório odontológico se realizou, mas ainda há dificuldades em arquivar as informações dos pacientes? Hoje, existe uma solução que torna esse processo muito mais ágil, organizado e seguro: o prontuário odontológico digital.

Com ele, é possível armazenar todos os dados sobre os clientes, economizando tempo e garantindo mais segurança às informações. Além disso, com o prontuário odontológico digital, o uso de papéis deixa de ser necessário, pois todos os arquivos ficam sempre à mão, podendo ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.

Quer entender mais sobre como essa funcionalidade é essencial para seu consultório? Continue a leitura deste conteúdo e tire todas suas dúvidas!

Ficha clínica x prontuário odontológico

Você deve estar se perguntando: porque trocar a ficha clínica de papel pelo prontuário odontológico digital? Bom, o principal motivo está na integração das informações. Enquanto as fichas exigem que um grande volume de papéis seja arquivado, cada um com informações específicas, o prontuário eletrônico permite que todos os dados sejam mantidos em um único lugar, sendo possível acessar com muito mais facilidade e rapidez.

Outro diferencial que a tecnologia oferece em relação à ficha clínica de papel, é a personalização na elaboração do prontuário odontológico. Ou seja, você pode organizar as informações da forma que preferir, de acordo com a relevância dos dados e conforme a sua maneira de atender os pacientes, evitando ficar refém das fichas e seus recursos finitos e básicos.

Software odontológico

A importância do prontuário odontológico

O grande número de informações geradas diariamente pelos profissionais da odontologia, tornou o uso do prontuário odontológico digital extremamente necessário na rotina de um consultório odontológico.

Imagine ter de guardar em uma gaveta todos os documentos do paciente, desde a primeira avaliação, até o último procedimento realizado. São muitos papéis para arquivar, correndo o risco de perder informações importantes.

Com o prontuário eletrônico esse risco deixa de existir, pois tudo fica arquivado de forma segura, evitando qualquer tipo de problema, inclusive, o acesso de pessoas não autorizadas.

Além disso, as assinaturas e certificados digitais ficam totalmente protegidos por senhas, seguindo as recomendações do Conselho Federal de Medicina e com validade jurídica.

Mais do que isso, o uso do prontuário odontológico digital reduz o tempo de consulta com o paciente. Isso, graças a possibilidade de realizar buscas e pesquisas por meio de filtros que auxiliam na hora de encontrar a informação necessária, como exames já realizados, medicamentos prescritos, entre outros dados. Assim, não é necessário folhear vários papéis para encontrar o que precisa.

No fim do dia, o tempo de espera dos pacientes é menor e a agenda de atendimentos se mantém cheia.

O que deve constar no prontuário odontológico

Uma dúvida de muitos profissionais da área é a de como organizar um prontuário, quais informações devem constar.

O primeiro passo é reunir todos os dados pessoais do paciente, como nome, idade, problemas descritos, convênios, entre outras informações consideradas importantes.

Além disso, para evitar que qualquer informação passe despercebida, é necessário realizar um questionamento padronizado e anexar as respostas ao prontuário. Com uma ferramenta digital, isso se torna mais simples já que são disponibilizadas opções prontas com possibilidade de adequações.

É preciso também incluir exames realizados, receitas, atestados, exames complementares, informações sobre a evolução do tratamento, etc.

Agora, imagine ter de reunir tudo isso em uma pasta ou gaveta. O uso do espaço físico acaba ficando comprometido e os documentos mal organizados, correndo risco de serem perdidos. Com um prontuário eletrônico tudo fica arquivado em um único lugar, de fácil acesso e com total segurança.

Agenda médica online

Modelos de prontuário odontológico

Existem hoje diferentes tipos de prontuários odontológicos. Conheça cada um deles e saiba qual o melhor para seu consultório:

  • Prontuário eletrônico com base de dados local: funciona por meio de um servidor, sem necessitar do uso de internet. Nesse caso, a vantagem está na liberdade de acessar informações mesmo em locais sem conexão.
  • Prontuário eletrônico híbrido: integra o acesso local ao armazenamento de dados na nuvem. Boa opção para quem deseja praticidade e segurança de informações. Também possibilita acesso na falta de internet.
  • Prontuário eletrônico em nuvem: com essa alternativa, tudo fica armazenado em um sistema que depende de conexão com a internet. Apesar disso, esse modelo possui o diferencial de oferecer um espaço virtual infinito, ideal para profissionais que

necessitam arquivar muitas informações e documentos sem risco de ficar com pouco espaço de memória. Dessa forma, o atendimento ao paciente se torna diferenciado e a produtividade da equipe fica garantida.

Vantagens do prontuário odontológico digital

Como você viu, as vantagens do prontuário odontológico digital são muitas: facilidade no dia a dia, redução no tempo de atendimento, integração de informações, entre outras.

Mas afinal, como implementar essa tecnologia no seu consultório? A resposta é simples: contar com quem é referência no assunto.

Sistema de gestão para clínica

O Clínica nas Nuvens já auxiliou profissionais na criação de mais de 7 milhões de prontuários. Hoje, é referência no assunto e vem facilitando a vida de muitos dentistas que desejam deixar de lado as fichas de papel e aperfeiçoar a forma de atendimento.

Entre em contato e conheça o software odontológico para gestão de consultórios.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.