Como funciona um software para clínicas e consultórios

Como funciona um software para clínicas e consultórios

A tecnologia tem conquistado cada vez mais o mercado da saúde e estética por permitir automatizar processos, agilizar a execução de tarefas e aprimorar o atendimento aos pacientes ou clientes.

Inovações tecnológicas como Telemedicina, Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e chatbot para WhatsApp são alguns exemplos de como um sistema de gestão online para clínicas pode modernizar o atendimento e torná-lo mais efetivo com tecnologia na nuvem.

Quer saber como funciona um software de gestão para clínicas? Continue a leitura porque você vai descobrir como modernizar do atendimento à gestão financeiro passando pelo marketing médico e faturamento de convênios. Confira:

Como funciona a tecnologia na área da saúde e bem-estar?

Com o avanço da tecnologia atualmente é possível agilizar o atendimento e modernizar a gestão de clínicas, das mais diversas especialidades, através de softwares com tecnologia na nuvem e que permitem armazenar informações sem necessidade de backup.

Esses sistemas para gestão de clínicas tem a capacidade de potencializar os resultados na clínica, otimizar o trabalho da equipe, organizar tarefas com mais agilidade, automatizar uma série de ações e melhorar o dia a dia de trabalho.

Assim, softwares, como o Clínica nas Nuvens, facilitam a gestão de clínicas e consultórios através de funcionalidades como telemedicina, prontuário eletrônico, chatbot para WhatsApp, assinatura digital de documentos, entre outros.

Telemedicina: atendimento ao paciente de onde ele estiver

A telemedicina está crescendo exponencialmente, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Segundo os dados da DASA (Diagnósticos da América S.A), que é uma rede de saúde integrada no Brasil e líder na área de medicina diagnóstica na América Latina, a telemedicina aumentou 226% em 2022, quando comparado com 2021.

Ainda segundo a DASA, através de dados extraídos do site medicinasa.com.br/telemedicina-dasa, cerca de 95% dos casos de consulta através da telemedicina, tiveram resolução positiva pela plataforma, o que mostra a capacidade desta tecnologia de melhorar a vida dos pacientes de forma segura e assertiva.

De fato, a telemedicina, que nada mais é do que uma consulta online onde médico e pacientes interagem à distância, dialogando, trocando experiência, podendo compartilhar exames, laudos, receitas médicas digitais, e outros documentos digitais, tem sido uma grande aliada para o progresso na área da saúde.

E para saber mais sobre os recursos e potencialidades da telemedicina, acesse o conteúdo que criarmos especialmente para sanar algumas dúvidas em relação a esta tecnologia. Veja mais acessando: como fazer atendimento com telemedicina.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): todos os dados centralizados na nuvem

O prontuário eletrônico é um sistema informatizado que armazena e organiza as informações médicas de um paciente, como histórico de doenças, exames realizados, medicamentos prescritos, entre outros dados relevantes para o tratamento.

Ele serve para facilitar o acesso às informações médicas, permitindo que diferentes profissionais de saúde possam acessar e compartilhar as informações de forma segura e integrada, promovendo um atendimento mais eficiente e personalizado. Além disso, o prontuário eletrônico contribui para a redução de erros médicos e para o controle de custos na saúde.

Com o Prontuário Eletrônico você tem muitas vantagens como, por exemplo:

  • Gera mais segurança nas informações;
  • Agiliza o atendimento;
  • Facilita o tratamento do paciente;
  • Melhora a gestão da clínica;
  • Entre outros.

Chatbot para WhatsApp: marcação de consulta 24 horas

O chatbot para WhatsApp é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para conversar com os usuários através do aplicativo de mensagens, simulando uma conversa humana. Funciona através de um conjunto de regras pré-definidas e programações, que possibilitam ao chatbot entender e responder às perguntas e perguntas dos pacientes.

Além disso, o chatbot para WhatsApp é uma estratégia de Marketing Digital cada vez mais usada por clínicas e consultórios dos mais variados segmentos. Veja alguns benefícios do chatbot para médicos médicos:

  • Agilidade no atendimento ao paciente, uma vez que o chatbot pode atender várias vezes simultaneamente;
  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os pacientes tenham acesso às informações de saúde a qualquer momento;
  • Redução do tempo de espera para o agendamento de consultas e exames, já que o chatbot pode realizar esse processo de forma automatizada;
  • Melhoria na qualidade do atendimento, uma vez que o chatbot pode fornecer informações precisas e personalizadas para cada paciente;
  • Economia de recursos financeiros e humanos, já que o chatbot pode realizar tarefas que antes eram exercidas por funcionários, liberando-os para atividades mais estratégicas.

Descubra como é usar o Chatbot para WhatsApp do Clínica nas Nuvens, que vai modernizar o atendimento da sua clínica, aumentar os agendamentos e proporcionar melhores resultados e lucros para o seu negócio.

Assinatura digital de documentos: modernização da gestão de contratos em clínicas

A assinatura digital de documentos é uma tecnologia que permite autenticação e validação de documentos eletrônicos, conferindo-lhes a mesma validade jurídica que os documentos assinados à mão. Através de algoritmos de criptografia, a assinatura digital garante a segurança, a integridade e a confidencialidade dos documentos, evitando que sejam adulterados ou acessados ​​por terceiros não autorizados.

A importância da assinatura digital de documentos está relacionada à praticidade, segurança e agilidade que ela fornece. Com ela, é possível reduzir o tempo e os custos necessários para a assinatura de documentos, além de garantir a integridade das informações contidas neles.

Além disso, a assinatura digital é uma tecnologia cada vez mais solicitada pelos órgãos regulatórios e pelos tribunais, sendo uma forma de garantir a legalidade e a validade jurídica dos documentos. Veja alguns dos principais benefícios da assinatura digital de documentos do Clínica nas Nuvens:

  • Agilidade na assinatura de documentos;
  • Redução de custos com impressão, envio e armazenamento de documentos em papel;
  • Maior segurança na transmissão e armazenamento de informações sensíveis;
  • Validade jurídica equivalente à assinatura à mão;
  • Conformidade com a legislação e regulamentação em vigor.

Como funciona um software de gestão de clínica com tecnologia na nuvem

Um software de gestão de clínicas com tecnologia na nuvem, como o Clínica nas Nuvens, funciona através do armazenamento de dados e informações em servidores remotos, acessíveis pela internet. Com isso, é possível gerenciar toda a operação da clínica de forma centralizada e integrada, através de uma interface intuitiva e amigável.

O acesso aos dados pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de dispositivos conectados à internet, o que facilita a tomada de decisão e aumenta a eficiência dos processos. Além disso, a tecnologia na nuvem permite a realização de backups automáticos, garantindo a segurança das informações e evitando a perda de dados.

Como um sistema de gestão pode facilitar as consultas da clínica

Um sistema de gestão pode facilitar as consultas da clínica, uma vez que permite o gerenciamento integrado das informações e processos relacionados à saúde dos pacientes. Com o sistema, é possível realizar o agendamento de consultas e exames, controlar o fluxo de caixa, gerar relatórios e estatísticas, além de monitorar a produtividade dos profissionais de saúde e a especificação dos pacientes.

Além disso, o sistema pode ser integrado a outras tecnologias, como prontuários eletrônicos e chatbots, tornando a gestão da clínica ainda mais eficiente e integrada. Veja algumas vantagens que você encontra no sistema para gestão do Clínica nas Nuvens e aproveite para entender como funciona a anamnese digital do Clínica nas Nuvens:

  • Agendamento de consultas e exames;
  • Controle de fluxo de caixa e finanças da clínica;
  • armazenamento de prontuários eletrônicos dos pacientes;
  • Monitoramento da produtividade dos profissionais de saúde;
  • Geração de relatórios e estatísticas para análise gerencial;
  • Integração com outras tecnologias, como chatbots e sistemas de telemedicina;
  • E muito mais.

Como um software para clínicas pode modernizar o atendimento na área da saúde e em clínicas médicas

Um software para clínicas pode ser muito útil no atendimento em clínicas médicas e na área da saúde como um todo, através da automação de processos, da centralização das informações e da integração entre as áreas da clínica. Com a tecnologia, é possível agilizar o atendimento ao paciente, reduzir erros e retrabalhos, além de melhorar a comunicação entre os profissionais e os pacientes.

O software permite ainda o armazenamento seguro das informações, o que facilita o acesso e o compartilhamento dos dados entre as áreas da clínica, aumentando a eficiência dos processos e melhorando a qualidade do atendimento. Aproveite e amplie seu conhecimento acessando este conteúdo sobre como é o sistema de atendimento ao paciente do Clínica nas Nuvens.

Como funciona a gestão financeira em um programa para clínica com tecnologia na nuvem

A gestão financeira funciona através do gerenciamento integrado das finanças da clínica, permitindo o controle das receitas e despesas, além da emissão de notas fiscais e boletos bancários. Com a tecnologia na nuvem, é possível ter informações financeiras da clínica de qualquer lugar e a qualquer momento.

Além disso, é possível permitir a integração com outras tecnologias, como sistemas de faturação e pagamentos eletrônicos. A gestão financeira eficiente garante a saúde financeira da clínica e aumenta a eficácia dos processos administrativos. Saiba mais sobre isso acessando o texto: controle financeiro do software Clínica nas Nuvens.

Como funciona o faturamento em um software de gestão para clínicas e consultórios

O faturamento em um software de gestão para clínicas é um processo automatizado que permite a emissão de notas fiscais, recibos e boletos bancários para a cobrança dos serviços prestados aos pacientes.

O sistema realiza o controle integrado das informações financeiras da clínica, permitindo a geração de relatórios e estatísticas para a análise gerencial. Com a tecnologia, é possível ainda a integração com sistemas de pagamento eletrônico, tornando o processo de pagamento mais ágil e seguro.

Além disso, o rendimento eficiente é importante para garantir a saúde financeira da clínica e aumentar a eficiência dos processos administrativos. Amplie seu conhecimento sobre essa parte visualizando o material que criamos sobre faturamento TISS do Clínica nas Nuvens.

Em relação a cobrança da clínica, como funciona o sistema de gestão?

O sistema de gestão para clínicas permite uma administração eficiente da cobrança, automatizando processos e integrando informações. O sistema realiza o controle das cobranças e pagamentos, permitindo a emissão de notas fiscais e recibos, além do acompanhamento do status das cobranças.

Com a tecnologia, é possível ainda a integração com sistemas de pagamento eletrônico, tornando o processo de pagamento mais ágil e seguro. Alguns benefícios incluem a redução de erros e retrabalhos, a melhoria da eficiência e a redução de custos administrativos, além de aumentar a satisfação do paciente com o atendimento da clínica. Conheça o sistema de cobrança do Clínica nas Nuvens

Como funciona a tecnologia de Marketing Médico em um sistema de gestão de clínica

O marketing médico é uma estratégia para promover a clínica, seus serviços e profissionais, atraindo e fidelizando pacientes. O sistema permite a criação de campanhas de marketing personalizadas, com a segmentação do público-alvo e o monitoramento dos resultados em tempo real.

Com esta tecnologia, é possível ainda o envio de newsletters e o acompanhamentos de consultas, além de disponibilizar informações sobre a clínica e sobre seus profissionais em um website integrado ao sistema.

O marketing médico é importante para aumentar a visibilidade da clínica, fortalecer a marca e atrair mais pacientes, o que resulta em uma maior demanda pelos serviços prestados e no aumento da receita da clínica. Aproveite e saiba mais sobre a ferramenta de Marketing Médico do Clínica nas Nuvens.

Em quais tipos de consultórios posso ter o Clínica nas Nuvens?

O Clínica nas Nuvens é um software completo para gestão de qualquer tipo de clínica ou consultório, sem restrição. Hoje, já são mais de 12 mil usuários utilizando o sistema, entre eles estão:

  • médicos;
  • esteticistas;
  • psicólogos;
  • fisioterapeutas;
  • fonoaudiólogos;
  • dermatologistas;
  • oftalmologistas;
  • cirurgiões plásticos;
  • dentistas;
  • entre outros profissionais.

Além disso, o Clínica nas Nuvens é ideal para clínicas e consultórios de todos os tamanhos, desde ambientes com um menor número de colaboradores e pacientes, até grandes grupos, que contam com alto fluxo de atendimentos e uma grande equipe de profissionais.

Não se preocupe quanto ao tamanho do seu empreendimento, com quantos profissionais vai ter que lidar, se o número de paciente é significativo ou não, o Clínica nas Nuvens se encaixa perfeitamente na sua rotina.

Ele foi projetado para solucionar problemas que afligem toda e qualquer clínica ou consultório, locais onde a necessidade de ter controle, cuidado e otimização do tempo são requisitos fundamentais para as melhores práticas.

O Clínica nas Nuvens é o software que você precisa para resolver questões ligadas a finanças, armazenamento de documentos na nuvem, agilidade no envio de mensagens (que podem ser enviadas para um grande número de pessoas de uma só vez), entre muitos outros recursos.

Software médico

Quantos profissionais podem ter acesso ao sistema?

Não há limite para o número de usuários do Clínica nas Nuvens. O sistema para clínicas permite que vários usuários estejam logados simultaneamente, independente de permissões, ou usuários distintos. Isso quer dizer que, um mesmo usuário pode ter mais de um acesso ao mesmo tempo em máquinas distintas.

Além disso, o Clínica nas Nuvens conta com um forte sistema de segurança em relação às permissões de usuários dentro da empresa. Cada permissão contém suas características únicas e o usuário pode apenas acessar as funcionalidades.

Assim, ao criar ou editar um usuário, podem ser escolhidas as permissões que este terá no sistema. Podem ser selecionadas quantas permissões forem necessárias ao perfil. Um usuário terá que, obrigatoriamente, ter pelo menos uma permissão, caso contrário não poderá sequer acessar o sistema.

Como cada permissão tem suas funções únicas, para um funcionário poder realizar mais de um tipo de tarefa, ele terá que ter duas permissões dentro da clínica. Por exemplo, se existir um usuário gerente já cadastrado e esta pessoa também é um profissional da saúde, para poder realizar prontuários médicos, o usuário deverá ter as permissões de Gerente e Profissional.

Se o sistema para clínica apresentar problemas, como faço para solucioná-los?

O Clínica nas Nuvens conta com uma equipe de suporte altamente qualificada e preparada para resolver qualquer problema identificado, além de oferecer um atendimento rápido e eficiente. Com o software também é possível ter acesso ao suporte online através do endereço: Clínica nas Nuvens.

De uma coisa tenha certeza: você não vai ficar na mão! Estamos pronto para tirar suas dúvidas, solucionar suas dores, resolver seu problemas, na hora que você precisar. Conte sempre com nossa equipe e tenha a certeza de que você está trabalhando com um dos melhores softwares de gestão de clínicas e consultórios do mercado.

Preciso me preocupar com backup e a segurança dos dados?

Salvar todos os dados de forma manual pode demandar um tempo precioso, mas com o Clínica nas Nuvens você não precisa se preocupar com isso. O backup dos arquivos e informações é feito automaticamente para você, todos os dias.

Além disso, sempre que quiser, é possível exportar os dados na ferramenta de exportação, em um formato legível e que pode ser aberto em qualquer planilha eletrônica.

Esta não será mais uma preocupação para você. A gente sabe a importância que os dados contidos em arquivos, sobre exames, fotos de operações, dados sigilosos sobre os pacientes e outras informações sobre funcionários, prescrições, laudos, etc., tudo isso precisa estar bem guardado e, acima de tudo, num lugar seguro.

Aliás, a questão da segurança dos dados é algo que o Clínica nas Nuvens trata como prioridade. A segurança das informações segue a mesmo padrão das criptografias utilizadas em bancos. Então, você pode ficar tranquilo quanto a isso.

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se