Compartilhar Inscreva-se

O que é um odontograma e qual sua importância

O que é um odontograma e qual sua importância

Um dos grandes aliados de todo cirurgião-dentista é o odontograma. Essa ferramenta é essencial para registrar todos os detalhes sobre a saúde bucal do paciente, identificando os procedimentos já realizados e os que ainda precisam ser feitos. Mas, como preencher um odontograma da maneira correta?

Essa é uma dúvida que incomoda muitos dentistas, principalmente aqueles que estão entrando agora no mundo profissional, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. 

Para ajudar a entender mais sobre como é realizado e qual a importância do odontograma, desenvolvemos este conteúdo exclusivo. Continue lendo e confira! 

O que é odontograma?

O odontograma nada mais é do que um tipo de ficha odontológica com representação da arcada dentária do paciente. Ele é utilizado para identificar todos os procedimentos realizados e os próximos passos que precisam ser dados para atender as necessidades e resolver os problemas apresentados pelo paciente. 

Dessa forma, o documento apresenta todos os dentes da boca, identificando, por exemplo, implantes, desgastes, dentes com excesso de restauração, lesões de cáries, extrações, entre outras ações realizadas na dentição. 

O odontograma é um documento utilizado individualmente para cada paciente. No caso de crianças, ele apresenta as dentições primárias e infantis, algo extremamente importante no atendimento a esse público. 

O documento pode ser preenchido de forma manual ou digital. Hoje, existem ferramentas que oferecem toda a facilidade para o dentista realizar o preenchimento desse documento, verificando a individualidade de cada paciente com total atenção. Mais a frente, falaremos sobre essa tecnologia, então continue acompanhando o conteúdo. 

software odontológico

A importância do odontograma na odontologia

Utilizar o odontograma é a única maneira de acompanhar com exatidão e segurança todo o tratamento do paciente, visualizando de forma completa tudo que estiver sendo realizado. 

Além de oferecer benefícios ao profissional, também garante mais segurança ao paciente, pois deixa claro para ele como o procedimento está se desenvolvendo. 

Mas vai além. O odontograma oferece outras importantes vantagens, como:

  • Disponibilizar dados que podem ser acessados por outros profissionais. Assim, caso o paciente mude de dentista, o tratamento não será comprometido, pois o novo profissional saberá exatamente como continuar.
  • Proteger o dentista em possíveis ações judiciais. Ou seja, caso o paciente aponte alguma má conduta ou prejuízo relacionado ao tratamento, o dentista pode utilizar o documento para comprovar sua versão e explicar a conduta utilizada. 

Mas é importante lembrar de sempre atualizar o odontograma. Esquecer de identificar qualquer novo procedimento realizado pode comprometer o tratamento em algum momento. 

Tipos de odontograma

Há dois tipos de odontograma, o geométrico e o anatômico. No modelo geométrico, os dentes, como o próprio nome diz, são representados por formas geométricas, por exemplo em quadrados ou círculos. 

Já no odontograma anatômico, a representação da arcada dentária é feita de forma mais original. Ou seja, os dentes se apresentam exatamente como são, oferecendo uma visualização mais detalhada e completa ao dentista. 

Como preencher um odontograma

A pergunta que muitos profissionais ainda têm dúvida é exatamente essa: como preencher um odontograma?

Bom, para fazer isso são utilizadas cores ou informações em cada um dos dentes da arcada dentária. Assim, áreas que não precisam de tratamento são indicadas com uma cor específica, o mesmo acontece com os dentes que precisam ser tratados. 

Essa metodologia é aplicada em todos os demais dentes, identificando de forma diferenciada cada um deles conforme suas especificações, que podem ser dentes inclusos, dentes com desgaste, dentes com restauração provisória, extrusão dental, inclinação dental, envolvimento de furca, entre outras características presentes na arcada dentária. 

Além disso, no preenchimento do documento também deve-se incluir informações sobre os materiais utilizados, por exemplo, os itens usados em uma restauração. 

Por fim, para fazer o preenchimento do odontograma, há duas possibilidades: a forma manual ou a maneira mais simples, que é utilizar a tecnologia como aliada, por meio de um software para clínicas odontológicas

Um odontograma com preenchimento manual exige a impressão de folhas a cada novo procedimento realizado. Além disso, o risco de perder esse tipo de documento fica muito maior.

Assim, optar por um odontograma digital é a melhor opção. Entre as vantagens de um modelo digital está a possibilidade de atualizar as informações rapidamente, definindo o plano de tratamento do paciente com mais praticidade. 

Por exemplo, se o paciente passou por uma extração, basta acessar o odontograma dele e incluir essa informação em alguns poucos minutos. 

Outro ponto importante, é que quando o odontograma é utilizado por meio de um software odontológico, é possível ter acesso a muitas outras facilidades, como a integração com o orçamento do consultório odontológico e a agenda médica. 

Na prática, essa integração funciona da seguinte forma: após realizar o procedimento no paciente, o odontograma é atualizado e, de forma automática, o orçamento já é definido no sistema e a agenda médica também se atualiza. É rápido e muito mais prático. 

A seguir, saiba mais sobre as vantagens de utilizar um software para consultórios ou clínicas odontológicas. 

sistema para dentistas

Software para clínicas odontológicas

Como você viu, utilizar o odontograma por meio de um software para clínica odontológica oferece muito mais facilidade e eficiência na hora de tratar os pacientes. 

Mas há outras funcionalidades que um software para clínicas odontológicas oferece e que valem a pena serem pontuados aqui. Entre elas estão:

  • Prontuário eletrônico, que armazena todas as informações do paciente de forma segura e fácil de acessar.
  • Agenda médica online, uma assistente em tempo integral, que otimiza os processos e melhora a relação com os pacientes.
  • Controle financeiro, que garante mais economia de tempo e dinheiro para a gestão de clínicas e consultórios odontológicos. 

Além dessas, há outras inúmeras funcionalidades exclusivas para a área da odontologia, clique aqui e conheça todas elas. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.