5 dicas para melhorar a gestão do seu consultório odontológico

5 dicas para melhorar a gestão do seu consultório odontológico

Você pode ter estudado em uma bela universidade, conquistado notas altas durante a formação e ser um ótimo profissional na área de Odontologia, mas, se não conhecer algumas práticas eficientes de gestão, pode perder tempo, dinheiro e credibilidade no mercado.

Todas as áreas, independente do mercado de atuação, precisam, cada vez mais, evoluir em termos de conhecimento sobre gestão de negócios. O que sempre foi um requisito básico, hoje é caso de vida ou morte para a empresa.

Clínicas médicas, consultórios odontológicos e outras áreas da saúde, não estão isentas destas necessidades de estudos, compreensão e aplicação de técnicas ligadas à administração. Pelo contrário, quem se atualiza e adentra nesses espaços do saber, já se coloca um degrau acima de quem negligencia o poder da boa gestão.

Não adianta, sem deixar de lado, é claro, toda a questão envolve a paixão pela profissão, pela prática, a missão de servir e ajudar as pessoas, enfim, aspectos emocionais que nos impulsionam a fazer o que fazemos, também é preciso entender com certa frieza que, assim como todos os outros negócios, seu consultório odontológico deve ser visto como uma empresa e, portanto, precisa gerar lucros para continuar funcionando.

Diante de um mercado cada dia mais concorrido e pacientes cada vez mais exigentes, é necessário ir além de boas intenções e um grande talento para se destacar. Muitas vezes será preciso analisar questões que saem da sala clínica e adentram em outros ambientes, por exemplo, fazer um investimento para melhorar a administração financeira do consultório.

Por isso, mais do que conhecimento, é fundamental empenho e dedicação para entender do negócio, conhecer os concorrentes, buscar a saúde econômica do consultório e colocar as estratégias em prática. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!

Mantenha o foco no controle financeiro

Esse é o primeiro e um dos mais importantes itens para melhorar a gestão do seu consultório odontológico. Ter controle sobre as receitas, contas a pagar e a receber, além de um eficiente processo de orçamentos, ajuda a evitar imprevistos e desorganização que, consequentemente, geram prejuízos para o seu negócio.

Quando falamos em ter o controle das finanças, estamos falando em administrar racionalmente os “números” que envolvem a manutenção de um consultório.

Conte com um profissional que seja competente nesta área e possa colaborar para manter a saúde das finanças bem equilibrada, e, somando a isso, invista em um software de gestão de clínicas (para simplificar processos, armazenar dados na nuvem, integrar todas as áreas do seu negócio e inúmeros outros benefícios).

Assim, você pode ter mais tempo e tranquilidade para cuidar do que há de mais precioso nesse cenário todo: o seu paciente.

Construa uma imagem vencedora

Investir na construção de uma imagem positiva perante seus clientes, também faz parte de uma boa estratégia de gestão, afinal, eles são a melhor vitrine para seu consultório.

Quando as pessoas são bem atendidas, são ouvidas, quando percebem o capricho do estabelecimento e não precisam passar horas esperando para consultar, dentre várias outras questões que refletem diretamente na impressão que se tem de um ambiente, bom, elas costumam voltar e, mais do que isso, indicar aquele local para outras pessoas, amigos, parentes, conhecidos, etc.

A construção de uma imagem positiva para o seu negócio, diz respeito a muitas práticas possíveis, mas a mais importante é ser profissional. Para ser profissional, seja pontual, respeitoso, cuidadoso, interessado nas dores do paciente e mantenha sempre o contato.

Não é porque o paciente concluiu seu tratamento, que sua clínica pode esquecer dele e se preocupar apenas com os outros, que ainda estão se tratando ou com quem ainda nem chegou e está sendo prospectado.

Mantenha contato, mande mensagem, parabenize em datas comemorativas, indique uma promoção, enfim, busque a fidelização.

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Estabeleça uma presença digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas e usam as plataformas de interação social para se relacionar com suas marcas, produtos ou serviços favoritos. Sendo assim, também é fundamental que você construa uma presença digital forte e eficiente nos canais onde seu público está.

Além de ser uma importante ferramenta de relacionamento com os atuais clientes, essa também é uma forma eficaz de atrair novos interessados em seus serviços.

Aqui entram as redes sociais; newsletters; e-mails promocionais, quando convenientes; um site muito bem estruturado, projetado para ser rápido no carregamento, que gere bons conteúdos para seu público e que seja pensado para ter perfeita usabilidade em dispositivos móveis (celulares e tablets); dentre outras ações e inserções possíveis no ambiente digital.

É importante procurar ajuda nesse sentido, conversar ou contratar profissionais que possam te dar dicas de como você pode se estabelecer e lucrar com o marketing digital.

A presença online, hoje em dia, é fundamental!

Faça seu paciente se sentir especial

De certa forma, em tudo o que já explanamos aqui, o bem-estar do paciente esteve sempre como um alvo a ser atingido.

Toda a experiência do paciente, desde o primeiro contato até o momento em que ele sai da sua clínica, precisa ser algo que gere desejo de retorno, boas lembranças, satisfação.

Os procedimentos no consultório, como a extração de um dente, a colocação de aparelhos, um tratamento de canal, dentre outras questões, já são situações complicadas o bastante para o cliente lidar, não dificulte mais as coisas com um tratamento ruim ou má qualidade do trabalho, por exemplo.

Como forma de fazer um agrado, também vale investir em alguns brindes, como kits de higiene bucal, e, quem sabe, criar descontos para alguns procedimentos. São atitudes que certamente farão a diferença na hora em que seu paciente estiver pensando “preciso voltar ao dentista”.

No final das contas, é sempre bom ter em mente que cada cliente é especial, pois com este pensamento, você pode ter dezenas, centenas, e até, por que não, milhares de clientes especiais querendo os seus cuidados.

Tenha seu software para gestão de clínicas odontológicas

Há tempos a tecnologia já faz parte da rotina de consultórios odontológicos. Ela se destaca por otimizar tempo e processos do dia a dia, facilitando a vida de dentistas, funcionários e pacientes.

A melhor forma de alcançar isso é contar com o auxílio de um bom software, que ofereça funcionalidades para ajudar na produtividade, organização e rentabilidade do seu negócio.

O Clínica nas Nuvens sempre manteve, desde o início, a odontologia norteando a sua construção. Pode ter certeza, este software, totalmente online, foi feito para o seu consultório odontológico. Os recursos, as ferramentas, a facilidade de aprendizado e de uso, vão fazer você se apaixonar por ele rapidamente.

Uma maneira rápida e prática de você compreender todo o potencial do Clínica nas Nuvens, é solicitar uma demonstração gratuita. Faça isso e perceba como é possível cuidar das finanças da sua clínica com muita eficiência e ainda ter um céu aberto de outros recursos para aumentar a sua lucratividade.

Sistema para clínica

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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