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Dicas para conquistar novos pacientes para clínica

Dicas para conquistar novos pacientes para clínica

Conquistar novos pacientes é o que toda clínica quer, mas, para isso, é preciso inovar e diferenciar-se da concorrência. Além disso, o pensamento de todo gestor deve sempre mirar o futuro, cuidando, é claro, daquilo que, no presente, possa estar sendo mal executado.

A seguir, veja algumas estratégias para atrair novos pacientes para a clínica  e, consequentemente, aumentar o lucro do negócio e alcançar o sucesso desejado. Boa leitura!

Conheça a jornada do paciente

Desde o primeiro contato com a clínica, o paciente deve notar a diferença em relação ao atendimento proporcionado pela concorrência. É a partir desse momento, que ele precisa se sentir bem, com a sensação de ter feito a escolha certa na hora de cuidar da saúde. E essa atenção deve se manter em toda a jornada dele

Dessa forma, mais do que um atendimento simpático e prestativo, é preciso investir em um espaço aconchegante, organizado e limpo, com espaço para se sentar e tomar um café enquanto aguarda ser atendido. Por mais simples que sejam, esses detalhes fazem a diferença na hora de conquistar e atrair pacientes. 

E claro, que esse cuidado deve ser mantido durante o atendimento médico, com um profissional que trate o paciente com respeito, carinho e que gere satisfação do início ao fim da consulta. 

Sistema para clínica

No fim da jornada do paciente na clínica, outro ponto importantíssimo não pode ser deixado de lado: a comunicação pós venda. Ou seja, é importante manter contato com o paciente, mesmo depois de ele ter finalizado seu tratamento. 

Isso se configura, posteriormente, em uma potencial fidelização e gera, como já mencionamos, a possibilidade desse paciente indicar a clínica para outras pessoas, por conta da experiência positiva que vivenciou do início ao fim. É uma ótima maneira de conquistar mais pacientes para a empresa. 

Invista no boca a boca

O âmbito médico, apesar de ser uma prestação de serviço essencial, pois envolve o maior bem do ser humano, que é a saúde, tem muita concorrência. Em todas as cidades há uma grande gama de clínicas que, muitas vezes, oferecem o mesmo serviço e com preços muito parecidos.

Sabendo disso, para conquistar novos pacientes, é imprescindível buscar pontos de diferenciação, bem como realizar investimentos em setores que intensifiquem as experiências positivas do público-alvo. O objetivo é simples: fazer com que o paciente sinta-se único.

Esse sentimento gerado nele, na maioria dos casos, é transmitido a outras pessoas, que vão querer sentir o mesmo quando tiverem de cuidar da saúde. O famoso boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação de uma empresa. E esse método para conseguir pacientes, pode acontecer tanto no offline, quanto nos meios digitais.

Com a evolução das comunicações e o advento das redes sociais, o boca a boca foi ressignificado e tomou uma nova proporção. Muitas vezes, pode ser feito por comentários em publicações no Facebook ou envio de mensagens no Instagram. Independente de como seja feito, o efeito é o mesmo e pode dar muito resultado. 

De modo geral, quem souber aproveitar as situações dentro da própria clínica, agradando o paciente e garantindo que ele leve o nome da instituição para as futuras indicações, terá mais sucesso.

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Tenha uma presença digital forte

E falando em meios digitais, investir em uma presença digital é essencial para conseguir conquistar novos pacientes. Ou seja, mais do que contar com o boca a boca feito pelas mídias sociais, é essencial utilizar esses canais para divulgar os serviços prestados, com o foco de alcançar diretamente a pessoa que precisa deles.

Dessa forma, é preciso, antes de tudo, observar onde o público-alvo está (Instagram,Facebook, TikTok?) e criar conteúdos que conversem com cada um deles. Uma clínica estética focada em rejuvenescimento, por exemplo, tem como principal público pessoas com idade acima dos 30 anos. 

Nesses casos, é possível criar conteúdos com dicas de produtos para pele, orientações de cuidados, procedimentos indicados para determinados problemas, entre outros assuntos. O importante é estar presente nesses canais e saber se comunicar com as pessoas que se encaixam no perfil dos pacientes. 

Além disso, outro ponto importante que não pode ser deixado de lado, é o atendimento que a clínica oferece para seu público nos meios digitais. Por exemplo, não adianta ter um perfil lindo no Instagram, se para responder uma mensagem recebida levam-se três dias ou mais. 

As pessoas buscam por instantaneidade na comunicação com as empresas, sejam elas futuros ou atuais clientes. Por isso, para conquistar novos pacientes, é sempre importante inovar e atender às necessidades do público. 

Com isso, outra dica importante, que vai além das redes sociais, é apostar em um site completo, que mais do que apresentar a clínica, ofereça uma agenda médica integrada. Dessa forma, para marcar uma consulta, basta apenas o paciente acessar o site e fazer todo o processo de forma autônoma. 

Essa é uma forma de se diferenciar da concorrência, ao mesmo tempo que oferece comodidade ao cliente, agilidade nos processos e otimização de tempo da equipe envolvida com a organização diária da agenda. 

Tenha um sistema de gestão para te ajudar a crescer

Por fim, fica aqui uma última dica que, certamente, vai ajudar muito a não apenas manter os pacientes que já estão na clínica, como também fidelizar os pacientes que chegarão em algum momento. 

O Clínica nas Nuvens é um software completo de gestão que integra todos os setores da clínica e realiza todo o trabalho burocrático, permitindo que a equipe possa cuidar melhor de quem realmente importa: os pacientes.

Com esse sistema para clínica, é possível reduzir o estresse no trabalho, diminuir os erros cometidos nos processos internos, melhorar o rendimento dos profissionais, otimizar processos e manter tudo salvo na nuvem, para que os profissionais autorizados possam acessar de qualquer lugar e com total segurança.

Software para gestão de clínicas
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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.