Mídia paga: seus concorrentes estão roubando seus pacientes

Mídia paga: seus concorrentes estão roubando seus pacientes

Você posta todos os dias seus conteúdos, faz um esforço tremendo para ser visto no Facebook e Instagram e tem algumas curtidas, mas nenhum novo paciente. É provável que seus concorrentes estão roubando seus pacientes com mídia paga.

Fazer marketing digital para a área médica vai muito além de somente criar conteúdo para as redes sociais, são diversas estratégias que se tornam uma poderosa ferramenta para atrair novos pacientes e fidelizar os que já estão na sua base.

Mas você sabe o que é mídia paga? Continue lendo e descubra o que é mídia paga e como usar a melhor estratégia na sua clínica ou consultório para conquistar mais pacientes.  

O que é mídia paga?

Mídia paga é todo tipo de anúncio que você faz na internet, no Facebook, Instagram, Google, entre outras plataformas, que é pago. Você tira o dinheirinho do bolso e investe nesses anúncios para que eles se espalhem como um avião pulverizando uma plantação. 

O exemplo do avião é interessante, porém não é de todo correto. Uma das vantagens da mídia paga é justamente o fato de que você pode escolher exatamente quem quer atingir. 

É como se o avião pudesse escolher as espigas de milho que serão atingidas pelo pesticida e acertar exatamente nelas, sendo que as outras, mesmo que bem próximas das escolhidas, não serão atingidas. 

Os anúncios podem conter gatilhos que ajudam a solucionar suas dúvidas ou resolver um problema que esteja lhes afligindo. Desta forma, sua clínica é a solução para os pacientes que são impactados nas mídias investidas.

Você, que estará fazendo seu marketing médico, buscando trazer mais pacientes para sua clínica, poderá definir especificidades do público-alvo como idade, localidade, interesses, comportamento e outras definições.

Esta visualização ou definição do público-alvo é feita através de pesquisas, análises, formulários e, claro, um pouco de entendimento do negócio, pois também é preciso ter feeling quando se empreende, sentir para quem você vende o que você vende.

Agora você já sabe o que é mídia paga, ou seja, o investimento que você vai colocar no Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads para atingir seu público-alvo através de ações de marketing digital.

Continue a leitura e conheça como funciona cada canal de mídia paga e qual é o melhor investimento para sua clínica ou consultório.

Como funciona o investimento em mídia paga?

Antes de começar a investir em uma plataforma de marketing digital como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads ou em qualquer outra mídia paga, é necessário compreender qual público e etapa da jornada de compra do seu paciente você quer atingir.

Depois de compreender estes dois pontos, você conseguirá escolher a mídia paga que melhor se encaixa na sua estratégia de marketing médico, seja ela reforçar a clínica na sua região ou atrair mais pacientes para o consultório.  

Em mídias como Facebook Ads e Instagram Ads, é possível acompanhar toda a jornada que o paciente faz até chegar a agendar um horário na sua clínica. Serve tanto para reforço de marca, captação de novos pacientes e fidelização de pacientes atuais.

Quando o assunto é marketing digital em investimento no Google Ads, a proposta é captar a atenção das pessoas no momento que estão buscando uma clínica para consulta ou procedimentos, ou seja, já está no momento da compra.

Agora vamos ver como funcionam os anúncios para o Google, o Facebook e o Instagram. Acompanhe!

sistema para clínicas

Google Ads para clínicas e consultórios?

O Google, você sabe, é o maior buscador do mundo. As pessoas vão lá e procuram todo tipo de coisa milhões de vezes por dia. É preciso que a sua marca esteja lá, com o conteúdo certo, o site adequado e os recursos em dia, para atender quem vier bater na sua porta.

Porém, você também pode arregaçar as mangas e ir atrás do seu público, não é mesmo? Então, aqui entra o Google ADS, os anúncios que o Google disponibiliza para quem quiser “caçar” pacientes, contatos, público-alvo.

Existem dois tipos:

Rede de Display: aqui você compra espaços em outros sites para que seus anúncios (banners) sejam vistos pelo seu público.

Você pode segmentar e definir quanto quer pagar. Por exemplo: uma pessoa pesquisou sobre cirurgia bariátrica e você trabalha com isso. Quando a pessoa entrar em um site de seu interesse, ela pode se deparar com o seu anúncio sobre cirurgia bariátrica da sua clínica. 

Rede de Pesquisa: aqui você cria os anúncios que vão aparecer na página de pesquisa do Google. Aqueles que têm a palavra “anúncio” em destaque. Esses anúncios são feitos baseados em palavras-chave e ficam dispostos geralmente nas três posições iniciais do Google.

Por exemplo: a pessoas pesquisou sobre doença cardíaca e logo de cara encontrou um anúncio da sua clínica sobre como tratar doenças cardíacas. Isso indica que você criou um bom anúncio para a rede de pesquisas do Google, usando as palavras-chave adequadamente.

– Anúncio no YouTube: você já deve ter visto algum anúncio no YouTube, antes de começar o vídeo que você quer assistir. Existem diversas formas de anunciar no YouTube, tanto no espaço antes de começar os vídeos como na lateral do vídeo.

Este tipo de mídia paga geralmente serve para melhorar a lembrança da sua clínica na mente do paciente, ou seja, é um ótimo reforço de marca.

Vale a pena investir nos anúncios do Google, mas é preciso saber investir, por isso, conte com uma ajuda profissional e faça sua clínica subir de nível no mundo dos negócios.

Investimento no Facebook Ads para clínicas, funciona?

Outra rede social que faz muito sucesso quando se trata de marketing médico é o Facebook, já que quase metade dos brasileiros que estão na internet usam essa rede social. 

Para sua clínica, vale muito a pena trabalhar com anúncios pagos. Bilhões de pessoas estão conectadas diariamente na rede, por isso, deixar de anunciar no Facebook é perder boas oportunidades de negócios. Porém, é preciso saber fazer.

Existem vários tipos de anúncios no Facebook, como carrossel, vídeo, coleção, ofertas e outros. Cada um deles tem sua própria peculiaridade e atende a uma demanda específica. 

A recomendação é que você contrate as pessoas certas para te ajudar a dar um up na sua clínica, quando o assunto é anúncios pagos pelo Facebook.

Claro que, algumas dicas sempre são bem-vindas. No caso dos anúncios de Facebook Ads, é sempre importante escrever textos persuasivos, que convençam, que atraiam as pessoas para sua página, seu site, landing page ou WhatsApp.

Trabalhe bem a questão estética do anúncio, que ele esteja alinhado com a identidade de marca da sua clínica e converse com os outros anúncios do ponto de vista visual. 

Por fim, seu público é o que realmente importa. No Facebook, assim como nas outras redes sociais, você também pode definir onde quer que o anúncio seja distribuído (questão geográfica), para que tipo de pessoa, idade, sexo, idioma, interesses, entre outros.

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Instagram Ads é a melhor rede social para clínicas investirem?

O Instagram ainda é uma rede social de extrema importância para conquistar pacientes para sua clínica. Basta saber trabalhar os posts e anúncios, aumentar os seguidores e o engajamento.

A mídia paga do Instagram não difere muito do conteúdo orgânico. A questão é que virá uma barra na parte superior com o texto “patrocinado” e a possibilidade da pessoa clicar na imagem e interagir, sendo direcionada para um site, por exemplo, em que irá ver os produtos ou serviços que a empresa tem disponíveis. Além de aumentar potencialmente o alcance do público.

No caso de clínicas médicas, você direciona o anúncio para seu site ou para o direto para WhatsApp da recepcionista. Esse atendimento humanizado e ágil com o possível paciente, pode fazer toda a diferença.

As estratégias são variadas, mas a questão mais relevante é que, sim, o Instagram é uma rede que traz ótimos resultados para clínicas médicas. 

É sempre válido você criar seu perfil seguindo uma orientação estética de acordo com sua área de atuação. Além disso, crie anúncios que “saltem aos olhos” do seu público. 

O Instagram Ads também permite segmentação de público e, quando as pessoas chegarem até seu perfil, elas deverão se deparar com uma página bem estruturada, com uma bio contendo todas as informações do seu negócio, o logotipo bem feito e um link que leve para o seu site ou para uma ferramenta como Linktree, que permite inserção de vários links. 

Organize também seus destaques, para que os melhores stories fiquem acessíveis por mais de 24h. Mantenha seu feed em sintonia, com uma identidade visual e conceitual de acordo com a proposta da marca, explore o Reels com lives e invista em anúncios que atraiam seu público.

O Instagram pode ser seu carro chefe nas redes sociais para conquistar novos pacientes. Basta saber trabalhar com profissionalismos, conhecimento e dedicação.

Conclusão

É preciso se atentar também para o planejamento, não adianta você sair que nem louco gastando todo o seu dinheiro em mídia paga e achando que vai engajar meio mundo e lucrar rios de dinheiro. O universo dos algoritmos é complexo e você precisa, caso não saiba mexer nisso, de ajuda profissional

O que estamos trazendo aqui para você é um demonstrativo de que, sim, as mídias pagas são muito interessantes para conquistar pacientes através da internet, porém, é preciso conhecer este terreno e saber tomar as decisões certas.

Ao começar a investir em mídia paga para sua clínica, é necessário analisar as métricas de marketing digital constantemente, do contrário, você estará desperdiçando seu tempo e seu dinheiro.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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