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6 práticas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia

6 práticas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia

Quem trabalha na área de odontologia sabe o quanto a concorrência é grande. Afinal, o Brasil é um dos países que possui o maior número de dentistas em todo o mundo. É claro que, diante dessa situação, é extremamente importante pensar em técnicas para atrair mais pacientes para sua clínica de odontologia.

Quer dicas de como conseguir isso? Leia este conteúdo!

1. Conheça o seu público-alvo

Não dá pra falarmos em estratégias de captação de pacientes sem entender quem forma o público-alvo da sua clínica. Então, a primeira dica é o básico que todos os profissionais devem fazer: analisar quem são os seus pacientes.

Quanto mais você conseguir segmentar essa análise, mais fácil será direcionar as suas campanhas. Alguns exemplos de dados que podem ser coletados:

  • idade, renda e escolaridade;
  • localização;
  • tratamentos que mais procuram;
  • principais dificuldades/ desafios/ barreiras que impedem o acesso aos tratamentos;
  • dúvidas mais comuns;
  • meios de comunicação que mais usam para se informar;
  • o que esperam de um tratamento odontológico.

Para conseguir essas respostas, você pode ir além e construir personas com base nas características dos pacientes. Ou seja, criar um perfil semifictício dos clientes, de forma a compreender melhor quem são eles e do que precisam. Dessa forma, é possível construir estratégias mais assertivas.

Mas calma, criar uma persona não é simplesmente sair descrevendo alguém que você acha que representa o perfil dos pacientes. Não dá pra se basear em achismos e também não dá pra acreditar na ideia de que você já conhece seus pacientes e não precisa disso. Muitas vezes, nossas percepções podem nos enganar. 

Então, para definir a sua persona, é preciso, coletar dados dos pacientes, realizar perguntas a eles, analisar as respostas e, aí sim, seguir com a definição das personas. 

Para começar, você pode fazer um roteiro de perguntas e enviar às pessoas que entraram em contato com sua clínica de alguma maneira, se tornando pacientes ou não, mas que de alguma forma mostraram interesse. Essas perguntas podem ser enviadas por e-mail, WhatsApp ou até mesmo aplicadas de forma presencial, com auxílio do profissional que faz o atendimento. 

Entre as perguntas que podem ser feitas aos pacientes estão questões relacionadas à demografia: idade e gênero. Questões pessoais e profissionais, como ocupação e rotina. Hábitos de contratação de um serviço, ou seja, o que ele avalia na hora de escolher uma clínica para se consultar, onde ele pesquisa por estabelecimentos da área da saúde.

Também vale perguntar o que levou ele a procurar por um dentista? O que ele espera do tratamento? Quais os pontos que levariam ele a escolher o seu consultório?

E também é importante saber quais canais ele utiliza para acompanhar assuntos de interesse, se ele está presente nas redes sociais e em quais delas. 

Todas essas perguntas são muito importantes para colocar em prática o segundo passo das nossas dicas, que é investir em marketing digital. 

2. Trabalhe o marketing digital

Independente das características do seu público, o marketing digital é muito importante. Afinal, hoje a maioria das pessoas está conectada e busca por meio de sites e redes sociais as informações que precisam sobre empresas, marcas e produtos.

Assim, é essencial que a sua clínica tenha um site bem elaborado e esteja presente nas principais redes sociais (ou seja, naquelas que os seus pacientes mais usam).

Hoje, algumas das mídias sociais mais utilizadas pelos brasileiros são o Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e TikTok. Mas claro que tudo depende do público-alvo da empresa. Em alguns casos, novas plataformas podem ser exploradas.

Em relação ao site, é interessante utilizar o espaço para mostrar e explicar rapidamente os tratamentos que você oferece, a sua experiência, os diferenciais da clínica e outros dados que podem ajudar a tirar as primeiras dúvidas das pessoas que procuram pela sua empresa.

Já as redes sociais, independentemente de quais sejam utilizadas, devem atuar na construção de um relacionamento com os seguidores. Para isso, invista em informações úteis e relevantes. Crie postagens que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas e dúvidas relacionadas a sua especialização, como: dicas de cuidados com os dentes, como prevenir doenças, mitos e verdades, entre outros.

Evite usar esses espaços apenas para fazer propaganda. Use a técnica 80-20, em que 80% de conteúdo é informativo e interessante e 20% de divulgação sobre sua clínica ou consultório. E, claro, sempre responda às interações e dúvidas dos usuários o mais rápido possível, evitando deixá-los esperando.

Muitas vezes, quanto mais tempo leva para responder uma pessoas nas redes sociais ou site, mais chances de ela ir até o concorrente e deixar sua clínica de lado. Lembre-se que hoje os canais digitais são um dos principais meios de comunicação entre empresas e consumidores.

3. Relacione-se bem com seus pacientes

A propaganda boca a boca ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Por isso, o bom relacionamento com os seus pacientes é fundamental.

Comece aplicando uma pesquisa de satisfação para compreender quais são seus pontos fortes e aquilo que precisa ser melhorado. Depois pense em outras ações de relacionamento. Por exemplo:

  • enviar e-mails personalizados em datas especiais.
  • criar o hábito de ligar para os pacientes alguns dias após os tratamentos para saber se eles estão bem ou se têm dúvidas sobre a recuperação.
  • avisar quando está próximo da época de realizar outra consulta.
  •  criar programas de indicações (com descontos para quem trouxer amigos ou familiares até a clínica).
  • conversar com seus pacientes, ouvindo as suas queixas e dilemas, fazendo com que eles se sintam especiais.

4. Faça parcerias

As parcerias são ótimas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia. Assim, analise as oportunidades que existem no seu entorno. Por exemplo, uma empresa localizada no mesmo bairro ou a rede de comércios da região. Você pode oferecer descontos aos funcionários como uma forma de benefício para a empresa.

A mesma ideia pode ser usada em sindicatos, escolas e outros negócios próximos. Assim, você cria uma relação de “ganha-ganha”, em que os dois lados saem beneficiados. Sua clínica consegue mais pacientes, as empresas podem oferecer benefícios aos funcionários e esses, por sua vez, passam a ter acesso a tratamentos odontológicos mais em conta.

software odontológico

5. Melhore o networking

Por último, não se esqueça da importância das indicações de outros profissionais, tanto da odontologia como de outros ramos da saúde. Por isso, trabalhe o seu networking.

Participe de feiras e congressos da sua área, coloque-se à disposição da imprensa local, escreva para uma revista da sua cidade, tenha um blog ativo, participe de fóruns e grupos na internet e trabalhe a sua marca pessoal.

Como você viu, não existe um caminho “fácil” para atrair pacientes para sua clínica de odontologia. É preciso dedicação, entendimento do seu público e estratégias bem elaboradas para que a sua marca fique sempre em evidência e na memória dos seus pacientes.

6. Invista em soluções tecnológicas

Para conquistar os melhores resultados, o ideal é contar com o apoio da tecnologia. Com um bom software odontológico, quase todas as operações se tornam automatizadas ou mais simples. Mas como isso ajuda a trazer mais pacientes para a clínica ou consultório?

Bom, hoje existem soluções que melhoram, e muito, a comunicação entre dentista e pacientes. Por exemplo, com o uso de um software odontológico é possível enviar mensagens automatizadas, lembrando os pacientes das consultas agendadas, evitando, assim, faltas por esquecimento.

E o melhor disso, é que após a confirmação do paciente, o sistema atualiza a agenda médica de forma automática. 

Além disso, um sistema odontológico permite utilizar indicadores de desempenho para identificar possíveis problemas internos que estejam prejudicando a conquista de novos clientes. Dessa forma, é possível construir estratégias eficazes para mudar essa situação e atrair mais pessoas para a clínica.

Conheça o Clínica nas Nuvens e saiba mais sobre algumas das soluções tecnológicas essenciais para a gestão da sua clínica ou consultório odontológico:

Gostou deste conteúdo? Aproveite e leia o nosso post sobre gestão de clínicas e melhore ainda mais os seus resultados!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.