A chegada de um novo ano traz resoluções e metas que inspiram as pessoas. Com as empresas, não é diferente. No caso de clínicas, o planejamento de marketing é um ótimo auxiliador nisso, pois permite elaborar estratégias pensando no que deve ser alcançado no futuro.
As clínicas precisam se reinventar constantemente para permanecerem ativas e lucrativas. Para isso, ações inovadoras são essenciais. Um plano de marketing é uma ótima maneira de estabelecer objetivos e estratégias para colocar tudo isso em prática. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre isso.
Por que clínicas devem apostar em um planejamento de marketing?
Apostar em um planejamento de marketing é um passo importante para entender quais estratégias seguir no decorrer dos dias, dos meses e dos anos para alcançar os objetivos da instituição.
Imagine uma clínica que tenha o interesse de oferecer um novo serviço e, para isso, precisa criar estratégias para atrair um novo público, por exemplo. Por meio de um planejamento de marketing, fica mais fácil colocar as ideias em prática, tendo clareza sobre os objetivos e os reais resultados alcançados.
Dessa forma, o projeto de marketing deve conter um resumo dos objetivos que a clínica almeja alcançar, uma síntese sobre a atual situação de marketing da empresa, as ações executadas, um demonstrativo dos resultados esperados e a maneira que as estratégias serão implementadas.
Além disso, nas etapas do plano de marketing, é importante incluir um estudo mercadológico, com análise da concorrência e tendências do setor. Por fim, durante o desenvolvimento das ações, o plano pode ser complementado com os resultados gerados.
O plano pode conter outras informações além dessas. Quanto mais completo, melhor. Vale ressaltar que o plano de ação de marketing precisa conter um prazo, ou seja, é importante determinar em quanto tempo as estratégias devem ser implementadas e os resultados devem ser alcançados.

Como começar
Agora que você entende um pouco mais sobre o que é um planejamento de marketing, é importante saber como começar a elaboração. De modo geral, um plano de marketing bem-sucedido parte de uma análise de realidade bastante minuciosa.
Portanto, é essencial listar e analisar com cuidado o público-alvo atual e o público-alvo que se deseja alcançar caso um novo serviço seja ofertado, por exemplo.
Além disso, vale detalhar como é a oferta de serviços da clínica, de que forma o atendimento ao paciente é realizado, quais são os pontos fortes e fracos de todos os processos. Enfim, nesse momento, é importante entender o funcionamento da empresa e do mercado, elencando todas as informações necessárias.
Trace objetivos
Após entender em que cenário a clínica se encontra, é importante definir para onde ela deseja ir. Dessa forma, é preciso delimitar os objetivos que se deseja alcançar. Para isso, vale listar os objetivos relacionados a cada setor da clínica, por exemplo: atendimento, serviços, divulgação e consultas.
Nessa etapa, é importante que os objetivos estejam alinhados com a realidade da clínica e sejam possíveis de alcançar no prazo definido no planejamento. Não adianta incluir objetivos que não possuem perspectivas reais de realização.
Claro que nada impede que determinados objetivos sejam conquistados com o passar dos anos. Porém, é importante ir por etapas e traçar objetivos realmente palpáveis, ainda mais se a clínica estiver iniciando a trajetória no mercado.
Planeje o que será feito
Após definir quais são os objetivos a serem alcançados, determine o que será feito para tudo realmente sair do papel: quais estratégias serão implementadas? Uma agência de marketing será contratada para investir em mídia paga? Um setor de marketing será criado na clínica?
Enfim, nessa etapa, é importante planejar o que será feito para chegar aos resultados desejados. Também pode ser incluído um prazo para cada ação começar a gerar resultados. Porém, fique atento: estabeleça prazos que podem ser cumpridos, pois o não cumprimento pode gerar frustração.
Uma dica importante para essa etapa é contar com o envolvimento da equipe. Por exemplo, se a clínica está no início e, no momento, é composta pelo gestor, um médico e a secretária, vale compartilhar o planejamento de marketing entre todos e tomar decisões em conjunto, dividindo tarefas.
Da mesma forma, caso a clínica tenha uma grande equipe, vale a pena somar esforços em busca da concretização das metas estabelecidas, definindo ações por setor ou lideranças, por exemplo.
A equipe financeira pode ajudar na procura de empresas terceirizadas em marketing, com foco no melhor orçamento, por exemplo. Enquanto isso, o atendimento pode conversar com os pacientes e entender quais canais de comunicação eles utilizam. Enfim, trabalho em equipe gera melhores resultados.

Acompanhe os resultados
Após finalizar o planejamento estratégico de marketing da clínica e começar a colocar as ações em prática, chega o momento de acompanhar os resultados gerados por cada estratégia.
No caso de clínicas que apostaram no aumento da venda de determinado serviço, por exemplo, é importante acompanhar quais estratégias geraram os melhores resultados, quanto tempo levou para determinada ação conquistar um novo cliente, entre outros pontos.
Vale lembrar que o plano de marketing não precisa ser engessado. Pelo contrário, ele pode ser adaptado conforme as ações vão gerando resultados ou não. Por isso, é essencial revisá-lo periodicamente, até todos os objetivos serem alcançados no prazo definido.
Aposte em ferramentas de marketing
Para facilitar a implementação de determinadas ações do planejamento de marketing, é importante contar com ferramentas inteligentes, que possam ajudar no alcance dos objetivos.
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