Compartilhar Inscreva-se

Business Intelligence: como fazer um relatório para clínicas

Business Intelligence: como fazer um relatório para clínicas

Criar um relatório, com dados atualizados sobre a área de atuação e o próprio negócio, é uma tarefa extremamente importante para toda empresa que deseja crescer. Na área da saúde não é diferente. Colocando isso em prática, é possível tomar decisões com mais precisão e segurança, focando no futuro. Mas, afinal, como fazer um relatório para clínicas médicas?

Neste blog post, vamos te explicar tudo sobre Business Intelligence, a criação de relatórios e como incluir isso na gestão da sua clínica pode fazer toda a diferença. Continue a leitura e confira!

A importância de fazer um relatório

Um dos medos de todo gestor é tomar decisões sem saber quais impactos elas causarão no futuro. Para evitar essa insegurança, surge a necessidade da criação de relatórios, permitindo registrar todos os dados relevantes sobre a empresa e seu atual momento. Só assim será possível tomar decisões assertivas. 

Os dados coletados para a criação de um relatório devem ir de acordo com os objetivos da empresa. No caso de clínicas médicas, alguns dados relevantes podem ser o número de pacientes atendidos em determinado período, quantos deles retornaram, qual o ticket médio de um paciente, quantos desses pacientes vieram por indicação, qual a faixa etária da maioria deles. Enfim, são muitos os indicadores que podem ser coletados e incluídos no relatório. 

O fato é que através desses dados que o gestor identifica os pontos fortes e fracos dos processos da empresa e tem a possibilidade de realizar mudanças sem medo de errar.

Felizmente, hoje é possível contar com auxílio do Business Intelligence (BI), um processo orientado pela tecnologia que coleta, armazena e analisa todos os dados relevantes para a empresa, criando relatórios completos e fáceis de compreender. 

evite fraude na clínica

O que é Business Intelligence e como utilizá-lo para criar relatórios para a clínica

O Business Intelligence (BI) é um processo que consiste na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados essenciais para a tomada de decisão da empresa. É com auxílio do BI que relatórios são criados e, consequentemente, estratégias de ação são construídas.  

Mas é importante entender que o BI não é uma ferramenta, ele é um processo que está integrado a soluções tecnológicas, como softwares médicos. Na prática, ele funciona da seguinte forma:

A primeira etapa do BI é a coleta de dados, em que se determina os tipos de informações úteis para a empresa e quais os objetivos pretendidos. Por exemplo, se a meta de uma clínica médica é reduzir o número de no-show, o BI coletará dados sobre todos os processos relacionados ao atendimento do paciente. 

Após isso, realiza-se a análise dos dados coletados e a criação de um relatório. Aqui, se estabelece de que forma esses dados serão organizados para melhorar a visualização, comparação e interpretação dos mesmos. Podem ser utilizadas planilhas, gráficos, tabelas ou outras formas que melhor se adequem à empresa. 

Com a criação desse relatório, contendo todos os dados necessários, o próximo passo é o gestor e a equipe analisarem quais estratégias tomar para melhorar a realidade da empresa. Por exemplo, na clínica médica foi identificado, com o uso do BI, que a maioria dos pacientes que faltam às consultas são jovens de 18 a 25 anos. Ainda, foi levantado que o principal fator que influencia esses pacientes a faltarem às consultas é a dificuldade financeira, ocasionando no corte dos gastos com saúde.

Com esses dados levantados, a equipe precisará definir quais as melhores estratégias para serem utilizadas como solução para esse problema. 

Posteriormente, é importante que esses dados se mantenham sempre atualizados, como forma de monitorar se as ações definidas estão dando resultados positivos ou se estão surgindo mudanças no mercado e no comportamento do público. Dessa forma, é fundamental incluir rotineiramente novas fontes de dados na etapa de coleta. 

software médico

Qual a importância de relatórios para a gestão de uma clínica médica?

Agora que você já sabe como o Business Intelligence funciona, precisa saber qual a importância de relatórios para a gestão da sua clínica médica. 

Bom, a resposta é simples: é por meio de um relatório que todos os dados coletados ficam visíveis e o gestor da clínica pode identificar os pontos fortes e fracos de todos os setores da empresa. Com isso, fica muito mais fácil realizar mudanças e alcançar bons resultados no futuro. 

Criação de relatórios com o Clínica nas Nuvens

Como dito anteriormente, para que o Business Intelligence seja aplicado na empresa, é necessário contar com um sistema que ofereça essa funcionalidade, pois o BI é um processo integrado a uma solução tecnológica, como é o caso do software médico. 

Com o Clínica nas Nuvens, software de gestão médica, pode-se utilizar o BI e acompanhar dezenas de indicadores em tempo real, tendo mais controle sobre os resultados gerados e as ações que podem ser tomadas. 

Por exemplo, é possível coletar indicadores financeiros (cruzamento de contas a pagar e receber, inadimplência, entre outros) e fazer um relatório completo com foco no crescimento do negócio. 

Mas também é possível coletar outros indicadores, dependendo do objetivo que a empresa deseja alcançar. Hoje, o Business Intelligence do Clínica nas Nuvens acompanha, relaciona e cria os seguintes indicadores: 

  • Indicadores de atendimento (taxa no-show, prontuário por profissional, mês, ano, semana e diagnósticos CID).
  • Indicadores de custos.
  • Indicadores de vendas (valor e quantidade, ticket médio, vendedores e prospectores).
  • Tempo médio de permanência, quantidade de orçamentos ofertados X cancelados X aprovados X finalizado X pendentes de aprovação).
  • Acompanhamento da performance médica.
  • Indicadores de faturamento (faturamento X profissional, ticket médio, entre outros).
  • Indicadores financeiros (cruzamento de contas a pagar e receber, inadimplência, entre outros).
  • Indicadores de glosas.

Independentemente de quais resultados você deseje alcançar para sua clínica, com o Business Intelligence do Clínica nas Nuvens você consegue!

Caso ainda não conheça o software, solicite uma demonstração gratuita e comprove na prática como ele pode ajudar sua empresa na tomada de decisões. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.