Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Saiba como a Clínica das Nuvens pode te ajudar a elaborar relatórios financeiros!

Saiba como a Clínica das Nuvens pode te ajudar a elaborar relatórios financeiros!

Uma empresa de sucesso tem como base suas decisões, o histórico e análises de seus resultados anteriores. Sabendo disso, relatórios financeiros são uma das principais informações para uma clínica operacionalizar de maneira estratégica, indo na causa raiz dos seus principais pontos de atenção. 

Hoje, não é possível que qualquer tipo de negócio sobreviva colocando em prática planejamentos sem uma base referencial. Pelo contrário, além de não conseguir desenvolver os resultados, pode colocar em risco o futuro da empresa.

Em tempos de crise, entender o cenário atual é fundamental para conseguir enfrentar os grandes desafios do mercado. E para garantir isso, é muito importante contar com sistemas que ofereçam base para geração desses relatórios.

Mas o que pode ser feito com base nesses relatórios? Se você quer entender mais como utilizá-los para o seu negócio, continue a leitura deste artigo e descubra os principais pontos acerca do tema!

Qual a importância do relatório financeiro para clínicas?

É impossível garantir qual será o futuro de uma clínica. Existem diversas variáveis externas, principalmente do mercado, que podem impactar o desempenho, seja positiva ou negativamente. Os relatórios financeiros são mecanismos utilizados para fazer uma previsão, de acordo com o desempenho atual.

Por esse motivo é fundamental registrar todo o histórico de dados da empresa, pois será a partir dele que construiremos essas previsões. Assim, entenderemos quais são os possíveis recebimentos, despesas, quantidade de investimento necessário, gaps, entre outros indicadores que são importantes para a saúde financeira da clínica.

Como melhorar o setor financeiro da clínica?

Um dos principais problemas das empresas é não acompanhar os relatórios financeiros para saber realmente qual é o desempenho atual do fluxo de caixa. Nesse sentido, deve-se observar se há uma folha de ponto alta, se a receita não compensa os custos fixos e se há grande flutuação nos custos variáveis.

Com esse tipo de dados em mãos, podemos entender quais são os principais problemas que colocam a vivência da clínica em jogo. Além disso, outro fator problemático são aqueles setores financeiros que até criam relatórios, mas não são confiáveis e/ou demandam muito tempo para sua criação, execução e análise.

Melhorar relatórios financeiros

Por que usar um software de controle financeiro?

Os relatórios financeiros são mecanismos utilizados para medir, em tempo real, o desempenho da clínica. Mas não basta apenas realizá-lo por meio de planilhas complexas sem uma boa leitura, pois, corre-se o risco de não absorver todos os dados existentes, o que é primordial para a construção da análise.

Uma maneira indicada para avaliar a quantidade de entradas, qual o percentual de impostos, as previsões de serviços que devem ser realizados futuramente e outros indicadores fundamentais é por meio de um sistema de controle financeiro que permite avaliar todo o negócio — não somente a área financeira, mas todas as outras que, de alguma maneira, atingem o setor.

Um exemplo disso é o software do Clínica das Nuvens, que permite acompanhar, em tempo real, todo desempenho da empresa. Mas não se trata apenas de um sistema financeiro, e sim uma ferramenta de gestão financeira para operacionalizar a clínica toda precisamente e ter o máximo possível de resultados positivos.

Quais são os diferenciais do Clínica nas Nuvens?

Agora, veja os benefícios da utilização do software.

Gestão financeira

O controle financeiro do Clínica das Nuvens é consistente, pois seus dados são lançados e tratados de maneira correta, o que é diferente de quando trabalhamos com planilhas manuais. Por meio dele, entenderemos o fluxo de caixa, controle de contas a pagar, contas a receber, categorizar e subcategorizar despesas e todos os outros relatórios financeiros que servirão para a tomada de decisões futuras.

Além de todo esse suporte gerencial, é possível fazer outras atividades operacionais, como transferência de contas, conciliação bancária, emitir boletos, realizar cobranças via cartão de crédito, emitir nota fiscal e gerenciar os impostos.

Repasse financeiro

Outro grande desafio, esse encontrado em clínicas médicas, é o repasse financeiro para os profissionais da saúde. Com esse software, isso não será mais um problema para o seu negócio.

Esse sistema faz toda a divisão do que deve ser pago, de acordo com os atendimentos realizados dentro daquele período de exercício no mês. Isso é fundamental para garantir agilidade no controle de contas a pagar, de maneira precisa.

Integração financeira

Mesmo que já exista um controle financeiro, fazer isso em diferentes sistemas pode ser um grande risco quando a integração não é bem-feita. O software do Clínica das Nuvens visa justamente resolver esse tipo de situação, garantindo que todos os dados do negócio conversem entre si.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Como o Clínica nas Nuvens auxilia os clientes?

O principal ponto de atenção do Clínica das Nuvens é auxiliar seus clientes a ter um negócio mais estratégico, para que consigam analisar os principais indicadores e tomar as decisões a partir de dados certeiros. Ainda, ajudar na mensuração do nível de saúde da empresa e quais são os impactos no presente e para o futuro que o desempenho atual pode trazer.

Mas para que isso aconteça, é importante que exista uma integração com os demais módulos do sistema, alinhando as agendas médicas, os atendimentos realizados, exames, entre outros. Tudo que puder ser contabilizado como custo e/ou receita, o sistema do Clínica das Nuvens fará a leitura. Isso aparecerá diretamente como resultado operacional financeiro, fazendo com que a ferramenta seja única, dando suporte ao controle do negócio.

Com isso, os clientes do Clínica das Nuvens conseguem economizar mais, pois entendem onde estão gastando mais, por exemplo, com mão de obra para executar processos que não deveriam ter o mesmo tempo de produtividade. Além de também entender melhor os custos, impostos e outras despesas ligadas ao negócio.

Os relatórios financeiros são fundamentais para as empresas conseguirem realizar a gestão da área de maneira mais estratégica, conseguindo prever quais são os possíveis cenários, por exemplo, no recebimento, nas despesas e, até mesmo, em uma crise. O Clínica nas Nuvens oferece um sistema de gestão completo que mapeará e avaliará todos os indicadores de sucesso do negócio, servindo de base para tomada de decisões assertivas.

Quer saber mais sobre o processo de implantação das soluções do Clínica nas Nuvens? Aproveite e entre em contato conosco para explicarmos melhor como será nossa parceria:

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.