Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Entenda a importância de relatórios no sucesso da sua clínica

Entenda a importância de relatórios no sucesso da sua clínica

Contar somente com a sorte não é uma atitude inteligente se você quer ver o sucesso da sua clínica médica. É preciso planejar cada passo, estudar investimentos e entender o que realmente está dando retorno.

No entanto, esse controle exige tempo e dedicação por parte de médicos e administradores. Um tempo que, muitas vezes, esses profissionais não têm em função da agenda lotada, do excesso de compromissos, dos plantões extremamente “puxados”.

Apesar de ser um tanto trabalhoso, é exatamente essa análise de iniciativas e ações que permite ao gestor planejar os próximos passos ou, ainda, mudar o caminho, caso as estratégias que vinham sendo realizadas não estejam dando resultado.

Nunca fiz relatórios do meu consultório!

Acredite: você provavelmente não é o primeiro e não será o último a afirmar isso, É normal encontrar médicos que nunca viram suas clínicas e consultórios de uma maneira mais administrativa.

Isso geralmente acontecia porque a área da saúde – sempre encarada como item essencial para as pessoas – não precisava gerenciar seu fluxo e organizar seus processos como uma empresa. As pessoas buscavam os profissionais quando precisavam e o “negócio” girava em torno da necessidade.

Mas, de alguns anos para cá, com a evolução da medicina, o grande números de profissionais que iniciam carreira e a mudança de postura dos próprios pacientes, os centros médicos mudaram seu modo de atender e de se organizar.

Por que devo acompanhar os relatórios?

Se há algum tempo, os médicos não sentiam a necessidade de saber quantos pacientes foram atendidos em um determinado período, quantos retornaram, qual o ticket médio de um paciente, agora, os papéis se inverteram e o conhecimento dessas estatísticas faz toda diferença.

É através desses dados que o gestor identifica os pontos fortes e fracos dos processos internos e tem a possibilidade de mudar para melhor, buscando ainda mais engajamento.

A tecnologia como aliada nesse processo

Agora, imagine manter esse controle, literalmente na ponta do lápis e, ainda, criando gráficos manualmente… No mínimo, levaria o dobro de tempo, além da falta de precisão das informações e o excesso de tempo entre uma análise e outra.

Felizmente, a tecnologia está aí para dar uma mãozinha nesse – e em muitos outros processos. Com softwares médicos que disponibilizam funções como agenda médica online, é possível acompanhar em tempo real os dados de análise.

Ver seu consultório ganhando espaço, conquistando pacientes e aumentando seus lucros é o sonho de muitos médicos e profissionais da saúde. Para isso, é importante saber onde você está para entender como chegará ao seu objetivo.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.