Compartilhar Inscreva-se

Dicas de decoração para recepção do consultório odontológico

Dicas de decoração para recepção do consultório odontológico

Mais do que se preocupar com a gestão, o atendimento, contratação de colaboradores, qualidade dos serviços, entre outras questões técnicas e de administração, também deve ser observada qual a melhor decoração para a recepção do consultório odontológico. 

Isso mesmo. Um consultório odontológico deve se atentar a esse detalhe, pois, por mais simples que parece, ele faz toda a diferença na forma como o paciente enxerga a empresa. 

Lembrando que a recepção é o local de primeiro contato com o cliente. Caso ela não possua a decoração correta, pode passar a impressão errada, fazendo com que o paciente crie um pré-julgamento sobre o restante do ambiente e, até mesmo, dos serviços realizados. 

Para evitar isso, o melhor é, com certeza, garantir a decoração ideal para a recepção. Neste post separamos algumas dicas para te ajudar nisso. Confira!

Por que a decoração da recepção do consultório odontológico é importante?

Quando você chega em um estabelecimento e se depara com uma recepção pouco agradável, a sensação nem sempre é boa, certo? No seu consultório odontológico é a mesma coisa. 

Imagine o paciente chegando para realizar o primeiro contato com o consultório e se deparar com um ambiente de cores desagradáveis, móveis feios e falta de organização. Com certeza, a impressão que ele terá não será das mais positivas. 

Além disso, uma decoração bem planejada pode otimizar o espaço, facilitando o trabalho de quem atua diretamente no atendimento ao paciente, como as secretárias. 

Quando o espaço recebe a atenção necessária, além de bonito e sofisticado, pode proporcionar melhor produtividade aos colaboradores. 

Software odontológico

A seguir saiba mais como caprichar e ter uma boa decoração para a recepção do consultório odontológico.

Como escolher a melhor decoração?

Consultórios odontológicos normalmente contam com uma decoração clean, com cores claras e sofisticadas. Isso porque, cores leves remetem a sentimentos de calma, tranquilidade e conforto.

Claro que essa não é uma regra, você pode optar por cores mais fortes para o estabelecimento, porém é importante não exagerar demais. Leve em conta que muitos pacientes têm receio de consultórios odontológicos, por medo de sentir dor e desconforto, por exemplo. Um sentimento normal para muitas pessoas. 

Assim, cores claras ajudam a reduzir esse sentimento, ao contrário de cores escuras. No caso de utilizar cores mais vibrantes, lembre-se de fazer uma mistura com outros tons claros. Por exemplo, uma parede marrom pode ser equilibrada com paredes brancas e móveis de tons leves. 

Porém, ao mesmo tempo que cores pesadas em excesso podem não funcionar, utilizar apenas a cor branca em todo o ambiente também pode ser desagradável. Por isso, crie um equilíbrio. 

E claro, nunca escolha a cor vermelha como parte da decoração. Na área da saúde, o vermelho remete a sangue e incluí-lo no ambiente acaba não sendo uma boa ideia. 

Além das cores, atente-se aos demais objetos decorativos utilizados no ambiente. Plantas são ótimas opções para torná-lo mais acolhedor. Outra dica, é misturar texturas na decoração.

Por exemplo, incluir madeira ou mármore em detalhes como balcão, painéis ou vasos de flores. Isso proporciona mais elegância. 

Os móveis também devem seguir a estética utilizada no restante do ambiente. Mas, mais do que bonitos e elegantes, optem por móveis confortáveis e funcionais.

De nada adianta ter cadeiras lindas na recepção se elas não oferecem conforto aos pacientes ou aos colaboradores. Ou estantes de alto padrão, mas com pouca utilidade. Sendo assim, preze sempre pela união das três características: conforto, beleza e funcionalidade. 

E falando nisso, não esqueça de acrescentar à decoração objetos úteis para o conforto dos frequentadores do local, como cafeteira, filtro de água, televisão e, em alguns casos, um espaço kids. Tudo isso faz diferença na hora de entregar um atendimento de qualidade. 

odontograma

Organização e limpeza também são importantes

Ambiente lindo, móveis confortáveis e funcionais, mas e a limpeza? Cuidado, não adianta ter uma decoração excelente e não prezar pela limpeza e organização do ambiente. 

Por isso, conte com uma equipe de limpeza para manter o ambiente ainda mais aconchegante aos pacientes e colaboradores. 

O ideal é que seja feita uma limpeza diária, mas dependendo do fluxo de pessoas é necessário limpar o ambiente mais de uma vez ao dia. Além do chão e da troca de lixo, é essencial ficar atento à limpeza do balcão de atendimento. 

Esse espaço sim deve ser higienizado com frequência, por conta do número de pessoas que o tocam diariamente. Além disso, é importante que a secretária evite o acúmulo de materiais sobre o móvel.

Aqui, cabe ressaltar mais uma vez a importância de móveis funcionais, que permitam às secretárias arquivarem todos os documentos e objetos necessários, sem ter a necessidade de deixar tudo acumulado e à vista dos pacientes.

No conteúdo 11 técnicas de organização para recepção de clínicas você pode conferir mais dicas sobre a manutenção desse espaço. 

Conclusão

Como você viu, planejar uma boa decoração para a recepção do consultório odontológico pode fazer toda a diferença. Independente do tamanho da empresa, é importante se atentar a esse detalhe e oferecer uma experiência ainda melhor aos pacientes. 

Para fazer isso, você pode contar com profissionais especialistas na área da decoração que ajudarão a deixar o ambiente ainda mais harmonioso, aconchegante e bonito. Mas lembre-se de também dar o seu toque pessoal.

Tem mais alguma dica de como dar um up na decoração do consultório odontológico? Deixe sua participação nos comentários! 

E para receber mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog e redes sociais. Aproveite para saber também sobre a importância de um software para consultórios e como ele pode ajudar nos principais processos da sua empresa. 

odontograma
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.