Não é de agora que as tecnologias estão auxiliando profissionais da saúde. Acompanhamos a evolução das agendas eletrônicas, pagers e dos diferentes tipos de programas instalados em computadores, os quais atendiam a algumas das demandas de um consultório ou clínica.
No entanto, nenhum deles conseguiu atingir tanto grau de sofisticação quanto os softwares odontológicos, que fazem absolutamente tudo para a rotina de consultórios e clínicas odontológicas. Afinal foram desenvolvidos especialmente para esse contexto.
Veja agora então 10 formas de agilizar a rotina do seu consultório com um software odontológico e entenda sobre o que estamos falando!
1. Controle da agenda automatizado
Controlar a agenda de um consultório odontológico é uma tarefa rotineira, por isso precisa ser otimizada. Utilizar caneta e papel em agendas traz prejuízos para a produtividade e a própria organização da clínica em si.
Portanto, a possibilidade de acessar a agenda no software, inserindo clientes, tirando quando necessário e liberando o horário automaticamente traz muito mais eficiência ao trabalho. O software odontológico oferece uma visão geral da agenda ou, até mesmo, de multiagendas — em locais com mais de um dentista.
2. Confirmação de consultas por SMS
Outra tarefa importante que pode otimizar o dia a dia de dentistas é a função de confirmar consultas por SMS. Essa simples função do software pode ser suficiente para poder encaixar algum outro paciente que tenha urgência no atendimento e, assim, não perder público.
3. Gerenciamento de finanças
Não só a agenda está disponível em uma plataforma odontológica online, mas também todo o fluxo de caixa da clínica ou consultório.
Ao lançar faturamento e despesas, é possível centralizar esse controle e gerenciar as finanças ali mesmo, de maneira filtrada, entendendo de verdade como está a sua rentabilidade.
4. Criação de relatórios
Além de lançar as finanças no software, o profissional pode se livrar de programas como o Excel e gerar, de forma automática, relatórios atualizados daquilo que ele quer conhecer, nos formatos PDF, XLSX, DOCX e CSV.
5. Emissão de boletos e recibos para clientes
Seja apenas um boleto, seja um carnê inteiro de pagamento para algum tratamento que o cliente vá fazer, uma plataforma completa oferece essa função que estrutura de fato um setor de finanças.
6. Controle de contas
Tudo isso que falamos até agora pode ser feito pelo mesmo software, incluindo também o controle de contas a pagar e receber, tarefa que requer grande atenção e organização, mas que acaba ficando simples com a utilização de uma plataforma.
7. Planejamento de ações de fidelização
O relacionamento com clientes também é um foco de atenção de qualquer clínica. Enviar e-mails em datas comemorativas, conteúdos relevantes e informações personalizadas são maneiras de fidelizar os clientes.
8. Centralização de informações
O cadastro de pacientes é uma fonte valiosa de informações e precisa estar sempre atualizado e facilmente acessado. A melhor maneira de agilizar esse processo é centralizando todo o tipo de dado em um único instrumento.
9. Histórico de exames e procedimentos
Prontuários, anamnese, histórico de tratamentos, exames e procedimentos também estão incluídos nesse cadastro, sendo essenciais para a qualidade do atendimento.
10. Gerenciamento do tempo
Finalmente, esse fator tão importante para qualquer rotina profissional: o tempo. Ter tempo para tudo o que precisa ser feito é um desafio diário em consultórios.
Portanto, levar segundos ou poucos minutos para executar tarefas importantes é uma vantagem que permite que cada ação seja produtiva, possibilitando de fato uma gestão do tempo na rotina de dentistas.
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