Como um software de gestão pode reduzir custos na clínica 

Como um software de gestão pode reduzir custos na clínica 

Quando se fala em redução de custos, muitas empresas já pensam em demissões ou cortes em áreas como publicidade. Mas é possível ter uma boa diminuição de gastos com estratégias mais inteligentes, no que diz respeito ao investimento em tecnologia e mudanças comportamentais.

Neste conteúdo, vamos trazer alguns benefícios da utilização de um bom software para gestão de clínicas e como este sistema pode colaborar com a redução de custos no seu negócio. Acompanhe o texto e fique por dentro!

Agilidade no agendamento

O agendamento de pacientes evoluiu muito ao longo dos anos e, hoje em dia, é uma área que colabora no corte de custos, principalmente quando a clínica utiliza um software para gestão. Porém, as vantagens em contar com um sistema que tem, entre seus recursos, a agenda médica online, vão além da diminuição de gastos.

É possível afirmar, inclusive, que a receita da clínica pode subir até 20% utilizando o agendamento online, através, é claro, de um bom software para gestão, como é o caso do Clínica nas Nuvens. 

Tudo fica mais simples e prático, pois é possível enviar lembretes automáticos para os pacientes, por WhatsApp, e-mail ou SMS, confirmando a data da consulta, por exemplo. Além disso, você pode agendar pacotes de procedimentos em poucos cliques, deixando todo o processo muito mais rápido e dinâmico. 

E esses são apenas alguns recursos que a agenda médica online tem e que, certamente, vão gerar, não apenas redução de custos na clínica, mas aumento da lucratividade, com fidelização de pacientes e maior movimento de pessoas no dia a dia do empreendimento.  

sistema de gestão clínica

Vantagens do prontuário eletrônico

Outra ferramenta muito importante e que colabora para a redução de custos na clínica é o prontuário eletrônico. Utilizando esse recurso, os médicos têm acesso às informações do paciente de forma muito mais prática e segura.

Utilizando um software para clínicas, com o recurso do prontuário eletrônico, todo o histórico do paciente, suas consultas, exames, procedimentos, remédios que tomou ou que ainda toma. Ou seja, a condição clínica do paciente, fica armazenada em um arquivo digital, que pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar.

Dessa forma, ao invés de ficar guardando protocolos físicos, arquivos de papel, ocupando espaço na clínica e tomando tempo da equipe para procurar informações antigas de determinados pacientes, com o prontuário eletrônico, em poucos cliques o médico tem acesso a todas as informações que precisa.

Além disso, por se tratar de um documento que fica salvo na nuvem, o compartilhamento com outros profissionais também é muito simples e rápido, basta que o médico tenha acesso, com login e senha, para que em segundos tenha em mãos o histórico do paciente. 

Maior controle nas finanças da clínica

As finanças, em qualquer empreendimento, devem ser geridas com muita disciplina e metodologia. Nesse sentido, o controle financeiro, como mais um recurso do software de gestão, é outro atributo muito interessante e que tem potencial para gerar redução de custos na sua clínica médica.

De fato, a economia da clínica, ao contar com a funcionalidade de controle financeiro, no caso de você utilizar o Clínica nas Nuvens, pode ser de até 35%, pois você tem inúmeros benefícios e praticidades para aumentar produtividade e reduzir custos que, quando coordenadas, melhoram o rendimento do seu negócio.

Além das funções de entrada e saída, conte com as soluções de sangria, abertura, reforço e fechamento. E ainda, você pode controlar as comissões de procedimentos, exames ou outros serviços, com integração total ao “contas a pagar e a receber”.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Diminuição de erros nas rotinas

Para que sua clínica tenha redução de custos operacionais e consiga crescer mais diante de um mercado tão competitivo, é preciso que os erros rotineiros sejam minimizados ao máximo. 

Nesse ponto, a tecnologia é fundamental, pois ela ajuda muito na diminuição dos erros humanos, que acontecem por descuido, cansaço, distração, etc. Com as automações, por exemplo, que um software de gestão dispõe, inúmeras tarefas que antes demoravam para serem executadas, foram facilitadas.

A simplicidade de poder acessar arquivos rapidamente, salvar, alterar, compartilhar, sem maiores dificuldades, além de contar com vários modelos prontos e também personalizáveis para anamnese, laudos, exames e outros, faz muita diferença quando se trata de assertividade, subtração de erros e contenção de gastos. 

Equipe e pacientes mais satisfeitos

No final das contas, a redução de gastos é resultado de uma série de ações que têm como finalidade melhorar o ambiente de trabalho na clínica. Dentre esses processos todos, um caminho relevante e com ótimos resultados, como foi tratado neste conteúdo, é a implementação de um software para gestão de clínicas. 

A otimização do tempo dos profissionais na clínica melhora substancialmente; a satisfação dos pacientes também muda, por serem atendidos com mais agilidade e qualidade; os médicos conseguem prestar seu serviço com mais tranquilidade e munidos de recursos mais atualizados; e a clínica, de um modo geral, lucra mais. 

Software para clínicas

O software de gestão que vai transformar a clínica

Agora que você tem uma boa noção de como cortar custos de uma empresa utilizando a tecnologia, vale a pena experimentar essa mesma tecnologia, para que não haja dúvidas do potencial mencionado.

Por isso, conheça mais sobre o Clínica nas Nuvens e entenda como o melhor software para gestão de clínicas do mercado pode revolucionar sua rotina de trabalho.  

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se