Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

O que é um consultório online e seus benefícios

O que é um consultório online e seus benefícios

De início, os recursos digitais eram um diferencial para os hospitais e clínicas odontológicas. Contudo, nos tempos de hoje, junto com a pandemia da Covid-19, o consultório online se tornou essencial na procura e atendimento dos pacientes que precisam cuidar da saúde e de seus dentes; e a tendência é que isso ocorra cada vez mais.

Essa é uma grande transformação, mas que não demanda uma transição completa do consultório físico para o online.

Desse modo, otimizar os pequenos processos e disponibilizar atendimentos de forma online por meio das ferramentas que estão à disposição pode ser crucial para a continuidade e melhora dos atendimentos, possibilitando mais dinamicidade às rotinas das clínicas.

Com esse tipo de atendimento, tratar da saúde se tornou mais cômodo e seguro, aproximando o consultório dos pacientes, tendo maior flexibilidade com os horários de atendimento e podendo trocar mensagens ao longo do dia. 

O consultório online é uma unidade de saúde que utiliza dos avanços tecnológicos para que médicos e pacientes façam agendamento de consultas, acessem prontuários, cadastro de exames, prescrição de medicamentos e até efetuar a própria consulta de fato.

Com isso, também pode ser otimizada a forma de pagamento, por meio de cadastro, além de agendamento de férias dos profissionais, facilitando o controle de agenda e seu respectivo gerenciamento para a clínica.

São vários os benefícios da utilização da plataforma digital, como:

  • Maior capacidade de atendimento;
  • Melhor vínculo entre paciente e clínica;
  • Fidelização do cliente;
  • Otimização do tempo;
  • Mais segurança;
  • Possibilitar laudos médicos digitais;
  • Disponibilizar receituários mesmo na telemedicina.

O que precisa para atender online? 

Para ter uma clínica online, é preciso estudar serviços que atendam as necessidades dos médicos e dentistas. 

Como se trata de uma plataforma com armazenamento de informações relacionadas à saúde, terá de ser compatível com acesso a prontuário, histórico e exames, bem como gerenciamento dos atendimentos e precificação – conforme a ferramenta usada – seja para estabelecer o implante dentário preço médio ou parcerias com convênios.

Além das capacidades de armazenamento, o médico ou dentista precisa definir qual trabalho ele irá exercer com a plataforma, se terá a opção de agendamento e atendimento online e se o setor administrativo da empresa também estará integrado à ferramenta.

Mais ainda, é preciso se atentar ao quanto se deseja otimizar para os serviços de forma digital, se serão todos os trabalhos ou apenas alguns setores/processos.

Depois de definido, é preciso treinar a equipe para trabalhar utilizando a plataforma digital. 

Dentro da própria clínica online também há serviços de treinamentos para que os profissionais da saúde aprendam a utilizar o sistema. 

Para tanto trabalho e recursos disponíveis, a ferramenta escolhida para hospedar tudo isso precisa ser potente, condizente com a realidade da clínica digital

Afinal, prometer um serviço para um cliente que não poderá ser entregue, pode comprometer de forma significativa a imagem da empresa. Assim, também é preciso realizar testes e certificar o suporte dado pelo software e hospedagem.

Após resolvidos esses processos, as plataformas em funcionamento e a equipe de profissionais apta para trabalhar, é a hora da divulgação. 

Nesse contexto, as redes sociais são grandes aliadas. Isso porque, junto a isso, a divulgação da clínica online também pode passar por estratégias de marketing digital com anúncios para atrair novos clientes.

Também existem as técnicas de otimização para que os artigos da clínica estejam bem ranqueados nas pesquisas do Google, conferindo um maior número de visitas de possíveis clientes. 

Você também pode gostar desses conteúdos:

Benefícios de consultórios online na odontologia

Por meio das plataformas digitais, se torna mais fácil pesquisar procedimentos odontológicos, como “clareamento dental preço“, para saber quanto custa, como funciona e para tirar dúvidas. 

Perguntas sobre como funcionam esses procedimentos são comuns, até porque em alguns casos não há apenas uma forma de fazê-los e as pessoas desejam esclarecer dúvidas antes de realizar os tratamentos com mais segurança e de forma acessível.

Ao disponibilizar não só o consultório online, mas ao investir em estratégias e ferramentas para gerenciamento e presença virtual, é possível se aproximar mais dos pacientes e possíveis clientes, otimizando toda a rotina e demonstrando expertise na área.

Com isso, o paciente pode conhecer o tratamento e como mantê-lo, bem como o profissional poderá acompanhar o procedimento a longo prazo e demonstrar quais as opções e possíveis resultados.

Para se ter uma ideia dos impactos, imagine que uma clínica decide proporcionar a telemedicina para sanar dúvidas e acompanhar alguns tratamentos em andamento, como o clareamento dental com moldeira.

Nesse sentido, o paciente pode realizar o agendamento online e já demonstrar o interesse pelo tratamento. 

Após as devidas avaliações, feita no modelo presencial, o profissional pode verificar qual o melhor método de tratamento e avaliar esse interesse demonstrado no contato online, passando as orientações para realizá-lo.

Assim, se o tratamento com moldeira for o mais indicado, ele poderá ser feito em casa pelo paciente, junto aos produtos e orientações recomendadas pelo profissional, realizando os contatos no modelo virtual para acompanhamento correto do tratamento.

Com isso há benefícios para o paciente e o profissional, que podem ter melhor flexibilidade de horários e facilitar o acompanhamento.

Ainda em relação ao profissional, as ferramentas possibilitam gerar, armazenar e organizar prontuários sem precisar de espaço, economizando recursos. 

Os próprios agendamentos de exames e consultas online já economizam tempo para os dentistas, que podem otimizar ainda mais o seu trabalho ao realizar procedimentos como a lente de contato dente

O mesmo vale para os médicos, que também terão de desenvolver tratamentos e procedimentos que, auxiliados pela tecnologia digital, serão altamente otimizados. 

Por meio dos recursos disponibilizados no sistema da plataforma, os dentistas podem classificar os procedimentos disponíveis, regularizar a agenda online e precificar em seu sistema os tratamentos oferecidos, facilitando o controle financeiro e emissão de recibos pela clínica.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens