Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Consultório Online: O que é, como funciona e por que investir

Consultório Online: O que é, como funciona e por que investir

De início, os recursos digitais eram um diferencial para os hospitais e clínicas odontológicas. Contudo, nos tempos de hoje, junto com a pandemia da Covid-19, o consultório online se tornou essencial na procura e atendimento dos pacientes que precisam cuidar da saúde, e a tendência é que isso ocorra cada vez mais.

Essa é uma grande transformação, mas a boa notícia é que não demanda uma transição completa do consultório físico para o online.

Desse modo, otimizar os pequenos processos e disponibilizar atendimentos de forma online por meio das ferramentas que estão à disposição pode ser crucial para a continuidade e melhora dos atendimentos, já que possibilita mais dinamicidade às rotinas das clínicas.

Neste artigo, você irá descobrir o que é, afinal, um consultório online, os benefícios de oferecer esse tipo de atendimento e como implementá-lo em seu negócio. Acompanhe!

banner

O que é um consultório online?

O consultório online é uma unidade de saúde que utiliza dos avanços tecnológicos para que médicos e pacientes façam agendamento de consultas, acessem prontuários, cadastro de exames, prescrição de medicamentos e até efetuar a própria consulta de fato.

Além disso, grande parte das informações da clínica ficam disponíveis online, para que profissionais da saúde (médicos, dentistas, psicólogos, etc), pacientes e gestores possam acessá-las em qualquer horário do dia e de qualquer lugar.

Com esses recursos tecnológicos, também é possível facilitar o controle de agenda e seu respectivo gerenciamento para a clínica, ter um melhor controle financeiro e até gerenciar múltiplas unidades em uma única plataforma.

Algumas das funcionalidades disponibilizadas por um consultório online são: 

No decorrer do artigo, você irá conhecer mais sobre cada uma dessas funções e como funcionam na prática.

Qual é a finalidade de um consultório online?

finalidade de um consultório online

O consultório online surgiu com o objetivo de facilitar a vida de pacientes e também de profissionais da saúde, sejam eles médicos, psicólogos ou dentistas. 

Afinal, com esse tipo de atendimento, tratar da saúde se tornou mais cômodo e seguro, além de gerar uma proximidade maior entre o consultório e os pacientes e maior flexibilidade com os horários de atendimento.

Outra finalidade dessa modalidade de atendimento é tornar a assistência ao paciente mais qualificada, já que conta com apoio de soluções tecnológicas que ajudam a proporcionar diagnósticos, acompanhamentos e tratamentos mais precisos e eficientes.

Como funciona o consultório online?

O funcionamento de um consultório online é possível por meio da mudança na forma como alguns procedimentos são executados.

Por exemplo, os prontuários físicos deixam de existir para dar lugar aos modelos eletrônicos, que proporcionam mais praticidade para consulta de informações e maior segurança de dados.

Já para que esses processos possam ser executados, é crucial utilizar um software médico que oferece as principais funcionalidades que todo consultório online deve oferecer. São elas:

telemedicina

Teleconsulta

A teleconsulta pode ser feita de qualquer lugar, o que traz mais praticidade e disponibilidade de horário para médicos e pacientes. 

Basta utilizar uma plataforma com salas onlines para realizar consultas por vídeo de forma segura e prática, e o compartilhar o link da sala com o paciente.

Além disso, softwares médicos ainda proporcionam um sistema totalmente integrado ao prontuário eletrônico e aos métodos de cobrança, como cartão de crédito e boleto bancário.

Com uma ferramenta integrada, o profissional ainda pode compartilhar receitas médicas assinadas digitalmente com o paciente por meio de SMS, WhatsApp ou e-mail.

Já por meio de um certificado de dispensação digital, a farmácia consegue conferir a validade das receitas.

Prontuário eletrônico 

Manter as informações dos pacientes em fichas de papel não é nada prático e oferece pouca proteção às informações. 

Já com um prontuário eletrônico, os dados dos pacientes ficam salvos na nuvem, o que gera muito mais praticidade e proporciona um atendimento humanizado.

O médico poderá consultar as informações de qualquer lugar e em qualquer horário do dia, sem precisar estar no consultório em horário comercial.

Esse método também gera total segurança de dados e ajuda a padronizar a maneira como as informações estão dispostas, o que evita confusões e torna os atendimentos mais eficazes. 

Também facilita o compartilhamento dos dados com outros profissionais de saúde, quando necessário. O que tem sido cada vez mais comum com o avanço da medicina integrativa.

banner

Exames

Até mesmo solicitar exames é um processo mais prático por meio de um consultório online. 

Isso porque não há necessidade de preencher uma grande quantidade de dados do paciente, já que as informações estão cadastrados no sistema da clínica médica.

Além disso, os resultados dos exames poderão ser facilmente transformados em laudos médicos digitais, caso seja solicitado pelo paciente. 

Os laudos são essenciais para concessão de benefícios previdenciários, atestados de saúde ocupacional e comprovação de doenças para finalidades diversas, como uso em processos de acidente de trabalho ou situações criminais. 

Prescrição médica digital

É comum ver as pessoas confusas quanto às prescrições de seus medicamentos porque não conseguem entender a letra do médico.

Em alguns casos, essa situação pode se agravar se o paciente tomar o remédio errado ou mesmo o remédio certo na dose errada.

Para evitar erros de interpretação e proporcionar mais segurança ao paciente, as prescrições online são importantíssimas.

Além de gerar receitas de forma agilizada e prática, este modo também permite que os dados sejam armazenados no sistema. Assim, o profissional poderá consultar os tratamentos já realizados por seus pacientes.

Outra vantagem é que as prescrições eletrônicas podem ser facilmente enviadas por e-mail ou WhatsApp para os pacientes, o que além de trazer mais agilidade, também evita desperdício de papel.

Agenda online para marcação de consultas

O trabalho diário de um médico geralmente envolve o atendimento em vários consultórios. Portanto, é necessário unificar todas as consultas em uma única agenda para que seja possível gerenciar o tempo de forma eficiente e ter mais produtividade.

Para isso, é essencial contar com um software de agenda médica. Quando o sistema é automatizado e inteligente, ainda envia confirmações de consultas por SMS, e-mail ou WhatsApp, o que ajuda a reduzir faltas de pacientes.

Além disso, quando alguém confirma a consulta, o sistema consegue atualizar a agenda automaticamente. Já no caso de desistência, fica mais fácil ter tempo hábil para encaixar outros pacientes.

Além de uma melhorar a organização dos profissionais, a marcação de consultas online também é vantajosa para os pacientes, que podem marcar suas consultas.

Nesse caso, o paciente consegue visualizar os horários vagos do profissional e agendar sua consulta de forma rápida e prática, sem necessidade de realizar contato telefônico ou conversar por WhatsApp. 

Redes sociais e site próprio

Além dessas funcionalidades que são disponibilizadas nos melhores softwares de gestão para clínicas médicas, um consultório online ainda deve se atentar a sua presença digital.

As redes sociais são importantes canais de comunicação direta para melhorar o relacionamento com o paciente, além de serem essenciais para estratégias de marketing que visam atrair novos clientes.

Também é indispensável possuir um site próprio. Esse recurso permite que os serviços da clínica sejam facilmente encontrados na internet por possíveis clientes, além de transmitir credibilidade e profissionalismo.

Por que investir em um consultório online

Por que investir em um consultório online?

Agora que já sabe o que é um consultório online e como funciona, é hora de entender quais são os benefícios da utilização de uma plataforma médica digital. Dentre as vantagens, podemos destacar aspectos como:

  • maior capacidade de atendimento;
  • melhor vínculo entre paciente e clínica;
  • fidelização do cliente;
  • otimização do tempo;
  • mais segurança.

Entenda mais sobre cada uma delas:

Maior capacidade de atendimento

O profissional da saúde não precisará se deslocar entre uma clínica e outra para realizar seus atendimentos. Por meio da telemedicina, a consulta pode ser feita de qualquer lugar, o que permite aumentar o número de atendimentos.

Outro fator que ajuda a otimizar a capacidade de atendimento é a agilidade nos processos, como o uso de prontuários eletrônicos e receitas digitais.

As informações ficam armazenadas na nuvem e é possível ter acesso a todo histórico do paciente em poucos cliques, o que traz economia de tempo. A emissão de receitas também é muito rápida quando feita digitalmente.

Além disso, com consultas online, também é possível ampliar os horários de atendimento, já que há uma economia com tempo de deslocamento, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes.

Melhor vínculo entre paciente e clínica

Um sistema digital também promove a proximidade entre a clínica e o paciente. Isso porque possibilita automatizar mensagens, que podem ser enviadas por e-mail ou SMS.

Você pode enviar, por exemplo, como lembretes da próxima consulta ou da hora de fazer check-ups regulares. 

Essas simples ações ajudam a reduzir em até 50% as faltas dos pacientes, além de demonstrar atenção e cuidado!

A comunicação também pode ser feita de outras formas, como o envio de felicitações de aniversário, avisos importantes sobre feriados, viagens e outros eventos em que o profissional estiver ausente, para que ele possa prever e agendar consultas.

Fidelização do cliente

Dentre as vantagens do consultório online, ainda podemos destacar a melhora na experiência do paciente, o que traz mais satisfação que contribui para a fidelização.

Por exemplo, a praticidade de agendar consultas é uma grande vantagem. Já não é necessário telefonar diversas vezes para descobrir qual horário disponível na agenda do médico.

Além disso, os pacientes podem realizar este procedimento a qualquer hora do dia. Esta conveniência o guiará na escolha de sua clínica em vez da clínica de um concorrente.

Por meio desse sistema digital, os pacientes podem consultar seu histórico médico, obter receitas médicas emitidas para eles e visualizar seus exames anexados.

As prescrições digitais também reduzem a chance de os pacientes cometerem erros na medicação ou dosagem devido à falta de compreensão da caligrafia do médico.

E mais: com as informações do paciente rapidamente em mãos, fica mais fácil oferecer um atendimento personalizado e humanizado, o que traz mais confiabilidade em relação à clínica e também contribui para a fidelização.

Gestão de tempo

As ferramentas de gerenciamento de tempo permitem que os pacientes agendem e reagendem suas consultas, o que reduz a chance de tempo livre devido a cancelamentos de última hora.

Além disso, as informações e o histórico do paciente são inseridos em um sistema que pode ser integrado à plataforma de registro de exames. 

Isso permite uma visão ampla do paciente e otimiza o tempo que antes era gasto no preenchimento de formulários manuais.

Se o médico quiser se lembrar de um ponto importante do histórico médico do paciente, ele pode acessar essa informação por meio de uma busca muito rápida. A soma do tempo gasto em cada processo produzirá maior produtividade.

Por meio de um software médico, é possível até mesmo ganhar tempo na hora de acompanhar as finanças da clínica. Em poucos cliques você gera relatórios de repasses de pagamento, fluxo de caixa, conciliação bancária e muito mais.

Mais segurança 

Todas as informações dos pacientes e da clínica são armazenadas com segurança e criptografadas na nuvem. Dessa forma, os médicos podem acessar os dados e o histórico médico do paciente com apenas alguns cliques.

Outra vantagem é que não há necessidade de armazenar fisicamente o prontuário do paciente, o que ocupa muito espaço físico e pode gerar confusão. Afinal, cada profissional tem sua forma de catalogar as informações.

No processo, muitas pessoas usam abreviações que são difíceis de entender. Já prontuários eletrônicos são totalmente fáceis de compreender. 

implementar o consultório online

O que é necessário para implementar o consultório online? 

Para ter uma clínica online, é preciso estudar serviços que atendam as necessidades dos médicos e dentistas. 

Como se trata de uma plataforma com armazenamento de informações relacionadas à saúde, terá de ser compatível com acesso a prontuário, histórico e exames, bem como gerenciamento dos atendimentos e precificação – conforme a ferramenta usada – seja para estabelecer o implante dentário preço médio ou parcerias com convênios.

Além das capacidades de armazenamento, o médico ou dentista precisa definir qual trabalho ele irá exercer com a plataforma, se terá a opção de agendamento e atendimento online e se o setor administrativo da empresa também estará integrado à ferramenta.

Mais ainda, é preciso se atentar ao quanto se deseja otimizar para os serviços de forma digital, se serão todos os trabalhos ou apenas alguns setores/processos.

Depois de definido, é preciso treinar a equipe para trabalhar utilizando a plataforma digital. 

Dentro da própria clínica online também há serviços de treinamentos para que os profissionais da saúde aprendam a utilizar o sistema. 

Para tanto trabalho e recursos disponíveis, a ferramenta escolhida para hospedar tudo isso precisa ser potente, condizente com a realidade da clínica digital. 

Afinal, prometer um serviço para um cliente que não poderá ser entregue, pode comprometer de forma significativa a imagem da empresa. Assim, também é preciso realizar testes e certificar o suporte dado pelo software e hospedagem.

Divulgação dos seus serviços

Após resolvidos esses processos, as plataformas em funcionamento e a equipe de profissionais apta para trabalhar, é a hora da divulgação do seu consultório online. 

Nesse contexto, as estratégias de marketing digital são grandes aliadas. Você pode usar as redes sociais para criar anúncios com intuito de atrair novos pacientes.

Também existem as técnicas de otimização para que os artigos da clínica estejam bem ranqueados nas pesquisas do Google, chamadas de SEO (Search Engine Optimization). Elas conferem um maior número de visitas orgânicas de possíveis clientes. 

Outra alternativa para conseguir resultados mais rápidos é utilizar links patrocinados no Google, chamado de Google Ads. Trata-se de anúncios pagos que aparecem nos resultados do Google.

Como a Clínica nas Nuvens pode te ajudar? 

O software Clínica nas Nuvens é uma solução completa para o seu consultório online, com funcionalidades capazes de simplificar a gestão do seu negócio em 100%. Nosso sistema disponibiliza informações estratégicas e padronização de processos para sua clínica.

Ainda inclui recursos de telemedicina que permitem realizar atendimentos online por vídeo chamada e prescrever receitas aos pacientes com assinatura digital.

Além disso, os dados dos pacientes (e também da clínica!) ficarem salvos na nuvem, com total segurança, e é possível acessá-los de qualquer lugar. 

O sistema Clínica nas Nuvens é online e compatível com todos os dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Portanto, você e todos os profissionais do seu consultório terão o máximo de praticidade no dia a dia!

Com o Clínica nas Nuvens, você pode:

  • gerenciar diversas agendas médicas;
  • realizar prescrição de medicamentos integrado ao bulário;
  • emitir relatórios financeiros, de agendamentos e pacientes para traçar estratégias de crescimento e melhora da qualidade do atendimento;
  • administrar múltiplas clínicas;
  • automatizar fluxo de vendas com integração ao Pipedrive e RD Station;
  • realizar campanhas e promoções;
  • gerenciar as finanças da clínica;
  • e muito mais.

banner

conclusão consultório online

Conclusão 

O uso intensivo da telemedicina no Brasil durante a Covid-19 evidenciou que o consultório online é uma excelente oportunidade para as clínicas médicas transformarem seus negócios.

Além de otimizar os processos internos da clínica e otimizar as atividades médicas, esse modelo de atendimento também melhora a experiência do paciente.

Dentre as vantagens de transformar seu consultório estão a maior fidelização de paciente, otimização de tempo e potencialização da capacidade de atendimento. 

Porém, para que seja possível promover essa mudança, é crucial contar com um bom software de gestão de consultório, como o Clínica nas Nuvens.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.