Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda

Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda

As atividades de uma clínica médica requerem precisão e velocidade, pois existem diversos processos que devem ser realizados, os quais não permitem equívocos. Assim, utilizar uma agenda médica online pode reduzir a carga de trabalho dos funcionários e otimizar o tempo de cada um deles.

Mas será que vale a pena investir nessa ferramenta? Para conhecer um pouco mais sobre a agenda médica online e suas vantagens, confira este post. Boa leitura!

agenda médica online

O que é uma agenda médica online?

A agenda médica online é um sistema para clínicas que substitui a antiga agenda de papel, planilhas de excel ou mesmo a agenda de alguns softwares que são instalados no computador, por exemplo. Uma das diferenças é que a agenda online mantém seus dados salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Geralmente, a agenda médica online é parte de um sistema mais completo, como um sistema para gestão de clínicas, que conta com recursos para atender todos os setores da clínica de forma integrada.

Por estar sempre conectada à web, é possível disponibilizar ao paciente ainda mais autonomia sobre suas consultas. É possível disponibilizar a agenda médica ao site da clínica, por exemplo, e permitir que o paciente acesse e realize algumas atividades, como a marcação da própria consulta.

contabilidade do centro médico, entre outras funcionalidades.

Além disso, por conta da agenda médica estar conectada à web, é possível disponibilizar ao paciente ainda mais autonomia sobre suas consultas. Ou seja, pode-se integrar a agenda médica ao site da clínica, por exemplo, e permitir que o paciente acesse e realize algumas atividades, como a marcação da própria consulta, selecionando a área de atendimento, o profissional, dia e horário que deseja ser atendido. Falaremos especificamente sobre esse benefício mais à frente.

Quais as vantagens que esse sistema apresenta?

Utilizar a agenda médica online pode trazer diversos benefícios para todos os profissionais da clínica e também para os pacientes. Separamos alguns para você entender e ficar ainda mais por dentro do assunto. Confira!

Integração do site da clínica com a agenda online

Como citado acima, esse é um excelente benefício que a agenda online oferece. Isso porque, marcar consultas é sempre uma atividade que demanda bastante tempo por parte da secretária, pois ela precisa atender o telefone e verificar manualmente os horários disponíveis. 

Além disso, somente um paciente por vez pode marcar a consulta, o que pode frustrar a pessoa caso ela ligue e o número esteja ocupado. Assim, com o uso de ferramentas online, como um chatbot WhatsApp, o paciente pode marcar as consultas sem nenhum auxílio.

Isso gera maior flexibilização para que ele possa agendar consultas em qualquer dia ou horário, inclusive nos fins de semana. Desta forma, a agenda de médico online registra a consulta automaticamente, podendo enviar notificações para médicos e pacientes, lembrando da data e horário programado.

Isso tudo permite que a secretária tenha um alívio no trabalho, podendo focar de fato em outros afazeres, que exigem mais concentração e dedicação como, por exemplo, cuidar melhor das pessoas que chegam na clínica.

Lembretes e notificações

Vale lembrar também que essa plataforma online tem uma funcionalidade que pode enviar lembretes por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp, a fim de evitar que o paciente falte no compromisso marcado com a clínica.

Assim, basta enviar para uma notificação sobre a consulta e até mesmo um link para a confirmação, tudo de forma automatizada. Após confirmado o dia e horário, a agenda se atualiza automaticamente e, no caso do paciente não poder comparecer, a secretária é avisada com antecedência e pode colocar outro paciente no lugar.

Chatbot para WhatsApp

Segurança dos dados

Uma das principais preocupações com os consultórios é a integridade dos dados de seus colaboradores e pacientes. Com uma agenda online, todos esses dados ficam protegidos e armazenados em um servidor remoto, o que evita a perda ou o comprometimento das informações.

Além disso, todo o tráfego é criptografado, isto é, caso ele seja interceptado, não poderá ser lido por parte de quem obteve os dados de maneira ilegítima.

Outro ponto que vale ser destacado é que uma agenda médica online possui permissões e bloqueios. Ou seja, apenas quem de fato atua na organização terá permissão de acesso à ferramenta.

Relatórios e análises

Muitas agendas médicas online oferecem recursos de geração de relatórios e análises, permitindo que os profissionais de saúde ou gerentes obtenham insights sobre o desempenho da clínica, o volume de consultas, a taxa de ocupação e outros dados relevantes. Essas informações podem ser úteis para melhorar a eficiência operacional e o planejamento estratégico.

Integração com outros setores

Tudo que acontece nas agendas médicas online, são integradas com outras ferramentas de um sistema de gestão para clínicas.

Ou seja, ao agendar uma consulta ou procedimento, o sistema já avisa o financeiro desta entrada, por exemplo. Isso permite que as informações fluam de forma mais integrada e eficiente entre diferentes processos clínicos e toda a jornada do paciente fica linear, sem necessidade de diversos cadastros do mesmo paciente.

Acesso ao histórico de consultas

Com uma agenda médica online, é possível acessar o histórico completo de consultas e agendamentos anteriores de um paciente. Isso auxilia os profissionais de saúde a terem uma visão mais abrangente do paciente, facilitando o acompanhamento de tratamentos e a tomada de decisões clínicas mais controladas.

O acesso ao todo histórico do paciente com a clínica também ajuda a identificar oportunidades de novas vendas, aumentando o rendimento da clínica.

Agenda médica online grátis ou paga?

A diferença entre uma agenda médica online grátis e uma agenda médica online paga, geralmente está relacionada aos recursos oferecidos por cada uma delas. 

Embora ambos possam permitir o agendamento de consultas médicas de forma digital, a versão paga normalmente oferece benefícios adicionais que podem ser aceitos, dependendo das necessidades e do contexto do usuário.

Importante ressaltar que as agendas médicas gratuitas também podem ser úteis e adequadas para algumas situações. Elas podem ser uma opção viável para pequenos doentes ou profissionais de saúde com necessidades simples de agendamento. 

Cabe ao usuário avaliar suas necessidades específicas e comparar as funcionalidades oferecidas pelas diferentes opções de agendamento online médico disponíveis antes de tomar uma decisão.

Conheça a agenda médica online do Clínica nas Nuvens

Agora que você já tem uma boa ideia da importância da agenda médica online para o dia a dia da sua clínica, é hora de investir em um sistema completo para a gestão de clínicas e que tenha, além da agenda online, funcionalidades variadas como prontuário eletrônico, telemedicina, anamnese, controle financeiro, controle de estoque e muitas outras opções. 

Por isso, conheça melhor o Clínica nas Nuvens e peça já uma demonstração gratuita da agenda médica online, para transformar sua rotina de trabalho e trazer mais facilidade aos pacientes e profissionais.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se