Compartilhar Inscreva-se

Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda.

Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda.

As atividades de uma clínica médica requerem precisão e velocidade, pois existem diversos processos que devem ser realizados, os quais não permitem equívocos. Assim, utilizar uma agenda médica online pode reduzir a carga de trabalho dos funcionários e otimizar o tempo de cada um deles. Mas será que vale a pena investir nessa ferramenta?

Para conhecer um pouco mais sobre a agenda médica online e suas vantagens, confira este post. Boa leitura!

O que é uma agenda médica online?

É uma ferramenta tecnológica que, conectada à internet, visa auxiliar tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes. Normalmente, essa ferramenta está integrada a um software médico, permitindo realizar diversas ações em conjunto, como alteração de agendamentos em massa, controle de múltiplas agendas, consultas de prontuário eletrônico e histórico, emissão de recibos, manejo da contabilidade do centro médico, entre outras funcionalidades.

Além disso, por conta da agenda médica estar conectada à web, é possível disponibilizar ao paciente ainda mais autonomia sobre suas consultas. Ou seja, pode-se integrar a agenda médica ao site da clínica, por exemplo, e permitir que o paciente acesse e realize algumas atividades, como a marcação da própria consulta, selecionando a área de atendimento, o profissional, dia e horário que deseja ser atendido. Falaremos especificamente sobre esse benefício mais à frente.

Quais as vantagens que esse sistema apresenta?

Utilizar uma agenda médica online pode trazer diversos benefícios para todos os profissionais de uma clínica médica e também para os pacientes. Separamos alguns aqui para você entender e ficar ainda mais por dentro do assunto. Confira!

Integração do site da clínica com a agenda online

Como citado acima, esse é um excelente benefício que a agenda médica online oferece. Isso porque, marcar consultas é sempre uma atividade que demanda bastante tempo por parte da secretária, pois ela precisa atender o telefone e verificar manualmente os horários disponíveis. Além disso, somente um paciente por vez pode marcar a consulta, o que pode frustrá-lo ao ligar e perceber que o número ligado está ocupado.

Com isso, o uso de ferramentas online permite ao paciente marcar as consultas sem nenhum auxilio, o que além de trazer uma flexibilização para que ele possa agendar consultas em qualquer dia ou horário — mesmo nos fins de semana —, permite que a secretária tenha um alívio em seu trabalho, podendo focar de fato em outros afazeres, que exigem mais concentração e dedicação, por exemplo, o atendimento presencial aos pacientes que chegam à clínica.

Por fim, vale lembrar que essa plataforma online também tem uma funcionalidade que relembra a consulta marcada por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp, a fim de evitar com que o paciente falte no compromisso marcado com a clínica.

Assim, basta enviar para ele um lembrete da consulta, com um link para confirmação, tudo de forma automatizada. Após confirmado o dia e horário, a agenda se atualiza automaticamente e no caso do paciente não poder comparecer, a secretária é avisada com antecedência e pode incluir outro paciente no lugar.

Segurança dos dados

Uma das principais preocupações com os consultórios é a integridade dos dados de seus funcionários e pacientes. Com uma agenda digital online, todos esses dados ficam protegidos em armazenamento remoto, o que evita a perda ou o comprometimento deles.

Além disso, todo o tráfego é criptografado, isto é, caso ele seja interceptado, estará ilegível para o indivíduo que os obteve de maneira ilegítima.

Outro ponto que vale ser destacado é que uma agenda médica online possui permissões e bloqueios de acesso. Ou seja, mesmo que todos os colaboradores tenham acesso ao software médico (local onde normalmente a agenda médica online se encontra), apenas quem de fato atua na organização da agenda ganha permissão de acesso a essa ferramenta. agenda médica online

Possibilidade de acesso remoto

Como o sistema fica hospedado online, é possível acessá-lo de qualquer computador conectado à internet, o que facilita tanto o trabalho dos médicos — que podem acessar esses dados a qualquer hora e em qualquer lugar — quanto as ações dos pacientes, que podem rever consultas e entrar em contato com a clínica facilmente.

Essa possibilidade é ainda mais explorada em algumas situações, como a causada pelo coronavírus, na qual a principal recomendação, principalmente no início da infecção, foi o distanciamento social. Com o sistema de agenda médica online, o paciente pode tirar suas dúvidas por meio da plataforma online e saber se precisa se deslocar até o centro médico ou se é mais seguro ficar em casa.

A agenda eletrônica online é uma ferramenta que se tornou imprescindível no cotidiano de um centro médico. As funcionalidades a ela agregadas ajudam em todos os processos envolvidos na clínica, além de manter todas as informações em segurança, evitando a perda de dados e deixando-os disponíveis a qualquer momento e em qualquer local.

Gostou deste post? Entendeu a importância e as vantagens do uso de uma agenda médica online? Agora que você conhece bem essa ferramenta, que tal entrar em contato conosco para testar na prática?

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.