Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Reagendamento de consulta: por que e como fazer?

Reagendamento de consulta: por que e como fazer?

Você já pensou sobre a importância do reagendamento de consultas para fidelizar o paciente? A realidade é que, hoje em dia, é preciso manter a sua base de clientes mesmo em meio à concorrência crescente, uma vez que o número de novos profissionais na área cresce de maneira constante.

Por essa razão, é fundamental oferecer aos seus clientes um diferencial para se manter relevante no mercado e fazer com que eles voltem a frequentar o seu estabelecimento, sendo que o sistema de reagendamento de consultas é uma funcionalidade atraente.

Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer mais sobre, continue a leitura deste post e confira!

O que é o reagendamento de consultas e qual a sua importância para a fidelização de pacientes?

Depois de tomar ciência acerca de um problema de saúde, o paciente procura uma clínica médica, um hospital ou um consultório para ser atendido por um profissional a fim de sanar o seu problema.

Contudo, depois de optar por um estabelecimento e marcar uma consulta, os imprevistos ainda podem ocorrer na vida do paciente, como não conseguir sair mais cedo do trabalho para comparecer na hora agendada ou enfrentar um problema mecânico no seu veículo.

Nesse momento, a tendência é de que o paciente procure reagendar a sua consulta e tratá-lo bem é fundamental para que ele se sinta acolhido pela clínica médica e tenha vontade de remarcar o seu agendamento.

Além disso, o reagendamento de consultas também diminui as chances de o paciente que desmarcou uma consulta procurar por outro estabelecimento médico para se tratar, pois ele já tem uma nova data estabelecida.

Como fazer o reagendamento de consultas?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do reagendamento, deve estar se perguntando como realizá-lo de forma eficaz, não é mesmo?! A seguir, vamos apresentar algumas dicas!

Disponibilize o atendimento online

O atendimento online conta com uma série de vantagens, pois os agendamentos, as confirmações, as remarcações e os cancelamentos de consultas passam a ser feitos por meio de um sistema de agendamento online de consultas.

Esse tipo de atendimento é capaz de aumentar o fluxo de pessoas em sua clínica, agilizar o atendimento e permitir o agendamento instantâneo, pois as consultas são marcadas e remarcadas instantaneamente e atualizadas em tempo real.

Envie lembretes para o reagendamento

O envio de lembretes é uma boa forma de demonstrar que você realmente se importa com os seus pacientes e ainda é uma medida que auxilia na redução da taxa de absenteísmo da clínica.

Ao paciente que desmarcou uma consulta, por exemplo, é interessante enviar lembretes por SMS ou e-mail para que ele se lembre de fazer o reagendamento. Além disso, esse processo pode ser otimizado, pois, atualmente, existem sistemas que realizam essas atividades automaticamente.

Invista em bons recepcionistas

De maneira geral, os recepcionistas são os primeiros que têm contato com o paciente, seja por meio do atendimento telefônico, seja pessoalmente e, portanto, são responsáveis pela primeira impressão acerca do estabelecimento.

Por isso, é muito importante que esses profissionais saibam como atender aos pacientes de maneira simpática e se coloquem à disposição nos casos em que houver a necessidade de remarcar a consulta.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Hoje em dia, boa parte das pessoas conta com uma vida agitada e repleta de compromissos e oferecer flexibilidade no reagendamento de consultas pode ser um grande diferencial para a sua clínica. Para ajudar a organizar as clínicas e os consultórios, uma solução especializada para esse tipo de estabelecimento, como o Clínica nas Nuvens, é uma excelente alternativa!

Se você tem interesse em melhorar a gestão de sua clínica médica, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.