Atendimento Humanizado: importância e como fazer

Atendimento Humanizado: importância e como fazer

Oferecer um atendimento humanizado na clínica significa estar atento à forma como o paciente é tratado, desde a entrada em uma unidade de saúde até a saída. O modo como essa trajetória é feita é muito significativo, não importa se ela é simples ou complexa. 

Isso porque é uma maneira de mostrar a eficiência dos profissionais e, consequentemente, o nível de acolhimento e satisfação dos pacientes. Ou seja, é fundamental construir essa teia de relações para todos. A seguir, entenda o que é e como realizar um atendimento humanizado na sua clínica. 

sistema de gestão de clínicas e consultórios

O que é um tratamento humanizado?

atendimento humanizado lobby

O atendimento humanizado na saúde é a capacidade de ouvir e acolher todo e qualquer paciente. Nesse sentido, é possível estabelecer um relacionamento honesto entre o profissional e a pessoa que procura ajuda. Esse contato é construído com respeito, empatia e carinho, focando nas necessidades de quem está doente, indo além de meros aspectos patológicos.

Quando uma pessoa tem determinada doença ou desconforto simples, pode ficar emocionalmente desestabilizada. É comum que o psicológico seja afetado, e os sintomas ganhem ainda mais proporção, pois a relação entre corpo e mente é absoluta.

Assim, os médicos das mais diversas áreas da saúde precisam estar atentos e serem capazes tanto de sentir quanto lidar com todas as preocupações e inseguranças, realizando um atendimento humanizado ao paciente

São necessários atenção verdadeira e esclarecimento das dúvidas, das inquietações e dos incômodos que acometem o paciente, por menores que eles sejam, em relação ao quadro clínico.

Aqui, cabe uma observação extremamente importante: a humanização no atendimento ao cliente não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas de toda a equipe que está trabalhando no momento. A clínica toda possui essa responsabilidade. 

Isso envolve desde a recepção, passando pelo atendimento humanizado na enfermagem e chegando até ao médico. O olhar, a fala e a escuta sensível devem estar presentes em todos os setores.

Clínicas, consultórios e hospitais são locais onde as pessoas buscam auxílio para dores. É fundamental que os profissionais que se propõem a trabalhar no dia a dia desses ambientes sejam receptivos, afáveis e se compadeçam com a adversidade alheia.

Aliás, uma curiosidade é que, em 2003, o governo federal lançou uma cartilha para Política Nacional de Humanização no SUS (Sistema Único de Saúde.) A ideia surgiu justamente da percepção de que muitos atendimentos na rede pública de saúde são feitos de forma desumanizada.

Para reverter o quadro, o governo reuniu práticas que mostram como é possível trabalhar com eficiência, autonomia e sensibilidade. O material também reforça que “existe um SUS que dá certo. Dele, partem as orientações da Política Nacional de Humanização, traduzidas em método, princípios, diretrizes e dispositivos”.

Software para clínicas

Qual a importância do atendimento humanizado na clínica?

Afinal, qual é a importância do atendimento humanizado? Para compreender melhor porque implementar esse cuidado no tratamento ao paciente faz toda a diferença, confira alguns pontos positivos dessa abordagem. 

Mais confiabilidade

Não tenha dúvidas de que uma pessoa psicologicamente equilibrada e que sente confiança no profissional terá melhores resultados com os tratamentos propostos. Acima de tudo, o paciente precisa confiar nos profissionais que lhe atendem. 

Confiança é algo conquistado com atitudes, demonstrando eficiência, trabalhando com pontualidade e retidão, apontando o melhor caminho para o paciente perceber aos poucos que está em boas mãos.

Melhores respostas aos tratamentos propostos 

Um atendimento humanizado também deixa o paciente mais otimista em relação aos processos que fazem parte da solução aplicada. Assim, se ele for encorajado a enfrentar todas as etapas com otimismo, é possível que consiga ter um procedimento médico muito mais seguro e eficiente.

Quando a equipe trata o paciente com carinho e considera as questões individuais (condição familiar, histórico psicológico, razões socioculturais, medos, angústias e limitações), faz com que ele abrace o tratamento oferecido com mais confiança e tranquilidade.  

Os aspectos psicológicos têm muita importância no andamento dos tratamentos clínicos. A confiança, o desejo inabalável pela recuperação, a capacidade de ser resiliente e não se abater com as oscilações naturais que possam ocorrer, com dias bons e outros difíceis, influencia a cura. 

Favorecimento da memória afetiva do paciente na clínica

humanize o atendimento da clínica

Mais um aspecto importante, dentro do atendimento humanizado, é a geração da memória afetiva do pacien

Mais um aspecto importante que engloba a humanização no atendimento e no trabalho clínico é a geração da memória afetiva do paciente. Isso porque, quando os profissionais oferecem acolhimento, atenção e escuta, as pessoas podem se lembrar de relações positivas que vivem com outras.

Esse fator também dá mais força para o enfrentamento dos problemas de saúde, oportunizando que o paciente veja a clínica como um espaço seguro e confortável para estar. 

Como deve ser o atendimento humanizado na clínica ou consultório?

Agora que você já viu o que é o atendimento humanizado e quais são as vantagens, é necessário saber como colocá-lo em prática. Algumas medidas simples garantem que o processo ocorra de forma ideal e gere bons impactos tanto para pacientes quanto para profissionais.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer ou quais mudanças implementar, a seguir, veja algumas dicas para conquistar um atendimento humanizado e exemplos de como ele pode ser aplicado no dia a dia. 

A empatia com o paciente no procedimento

É importante mostrar ao paciente que você se preocupa com ele. Assim, sempre o receba com um sorriso, chame-o pelo nome e pergunte-o como está. Deixar claro que entende que ele está passando por uma situação difícil e toda a equipe está ali para ajudar.

Uma coisa é certa: ninguém gosta de ficar doente. As pessoas vão a uma clínica médica ou a um hospital porque precisam cuidar da saúde, às vezes, com problemas mais complicados. Nesse cenário, é normal que a situação mental fique abalada.

Por isso, toda a equipe da área da saúde tem como um dos objetivos reverter esse quadro e trazer alento aos pacientes que chegam. O médico também precisa mostrar que compreende toda a situação e vai propor tratamentos eficazes para as patologias serem amenizadas e/ou curadas.

A transparência quanto aos procedimentos

atendimento humanizado em clínicas

Diante da necessidade de executar qualquer procedimento, desde um exame até uma cirurgia, é fundamental que o paciente seja sempre informado e tranquilizado em todo o procedimento. 

Ninguém gosta de ficar projetando o que está ocorrendo, o que vai acontecer, como será feito, por quem, quanto vai custar, se há chance de cura ou não. A falta de informação não ajuda, ainda mais quando o assunto é a saúde.

Ao montar um orçamento, por exemplo, é essencial especificar os valores de cada item e a necessidade específica. Em seguida, apresente-os para o paciente e discuta as melhores maneiras de acertar o que será cobrado.

Com explicações completas, o paciente se sentirá mais seguro, e a humanização será garantida no atendimento. Em uma pesquisa de satisfação, ele dará uma nota dez para quem o atendeu com seriedade e retidão.

O contato personalizado e mais direto

Do lado do consultório, é primordial que o contato seja inteiramente personalizado. Logo, chamar o paciente pelo nome, por exemplo, ajuda a aproximar a relação e demonstra que ele tem importância. 

A relação de intimidade profissional entre médico e paciente traz credibilidade para a clínica e deixa o paciente mais confortável, já que ele entende que está sendo tratado por pessoas que compreendem a situação, lhe olham nos olhos e conversam de forma clara. 

Ademais, manter um prontuário eletrônico completo, de modo a analisar as informações previamente e oferecer as melhores indicações, desde o começo, também compreende um contato mais personalizado e uma conexão mais humanizada com o paciente, intermediada pelo auxílio da tecnologia.

Um bom software para clínicas, por exemplo, permite manter todas as informações do paciente, desde dados de contato até prescrições e exames passados. Esses cuidados garantem que o profissional faça o atendimento de forma assertiva.

Ficou interessado em trazer soluções de gestão para a sua clínica? Faça agora uma demonstração do software Clínica nas Nuvens!

Otimize os canais de atendimento

Sem dúvidas, o atendimento humanizado no âmbito da saúde faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de uma clínica médica. Afinal, esse local recebe pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Sendo assim, aproveite que você já conhece tudo sobre a humanização no atendimento à saúde e não poupe esforços para otimizar os canais de atendimento, melhorando ainda mais a vida dos pacientes.

software médico para gestão de clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se