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Atendimento Humanizado: O que é, por que é importante e como fazer

Atendimento Humanizado: O que é, por que é importante e como fazer

O atendimento humanizado está ligado à forma como o paciente é tratado, desde a sua entrada a uma unidade de saúde, até a sua saída. 

O modo como essa trajetória é feita, não importa se ela é simples ou complexa, é muito significativo. 

Isso porque mostra a eficiência dos profissionais e, consequentemente, o nível de acolhimento e satisfação dos pacientes. 

Realmente é fundamental, para todos, construir essa teia de relações. 

Sobre isso, Émile Durkheim — um dos pais da sociologia — já dizia:

“O ser humano é um animal que só se humaniza pela socialização”.

Então, olhando para todo esse cenário, como está a sua clínica hoje? Ela realmente consegue agregar valor para as pessoas? 

Confira tudo sobre o que é o atendimento humanizado na saúde! 

O melhor acolhimento aos pacientes começa com uma gestão de clínica eficiente.  Descubra como conseguir isso! 

O que é um tratamento humanizado?

atendimento humanizado lobby

O atendimento humanizado é a capacidade de ouvir e acolher todo e qualquer paciente. 

Dessa forma, é possível estabelecer um relacionamento honesto entre o profissional de saúde e seu enfermo

Esse contato é construído com respeito, empatia e carinho, focando nas necessidades próprias do doente, que vão além de seus meros aspectos patológicos.

Quando uma pessoa tem determinada doença ou mesmo um desconforto simples, ela pode ficar emocionalmente desestabilizada. 

Assim, o médico deve ser capaz de sentir e lidar com todas as preocupações e inseguranças do paciente. 

É necessário atenção verdadeira e esclarecimento de dúvidas e incômodos, por menores que eles sejam em relação ao quadro clínico.

Aqui cabe uma observação extremamente importante: a humanização do atendimento ao cliente não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas de toda a equipe que está trabalhando no momento. 

Isso envolve desde a recepção até a segurança. O olhar, a fala e a escuta sensíveis devem estar presentes em todos os setores.

Aliás, uma curiosidade é que o governo federal, em 2003, lançou uma cartilha para Política Nacional de Humanização no SUS (Sistema Único de Saúde.) 

A ideia surgiu, justamente, da percepção de que muitos atendimentos, na rede pública de saúde, são feitos de forma desumanizada.

Para reverter o quadro, o governo reuniu práticas que mostram como é possível trabalhar com eficiência, autonomia e sensibilidade. 

O material também reforça que “Existe um SUS que dá certo, e dele partem as

orientações da Política Nacional de Humanização, traduzidas em seu método, princípios, diretrizes e dispositivos.”

telemedicina

Qual a importância do atendimento humanizado?

Veja alguns pontos muito positivos que fazem parte da abordagem acolhedora e preocupada:

Mais confiabilidade

Não tenha dúvidas de que, uma pessoa psicologicamente equilibrada e que sente confiança no profissional, certamente, terá melhores resultados com os tratamentos propostos.

Por isso, é tão essencial explicar ao paciente qual a doença está em questão, quais são as causas e formas de tratamento para ela. 

Melhores respostas aos tratamentos propostos 

Um atendimento humanizado também deixa o paciente mais otimista em relação aos processos que fazem parte da solução aplicada. 

Assim, se ele for encorajado a enfrentar todas as etapas com otimismo, é possível que ele consiga ter um procedimento médico muito mais seguro e eficiente.

Quando a equipe trata o paciente com carinho e considera suas questões individuais (condição familiar, histórico psicológico, razões socioculturais, medos, angústias, limitações), consegue que ele abrace o tratamento oferecido com maior confiança e abertura.  

Isso facilita o desfecho positivo da doença.

Favorecimento da memória afetiva do paciente

humanize o atendimento da clínica

Mais um aspecto importante, dentro do atendimento humanizado, é a geração da memória afetiva do paciente. 

Quando os profissionais oferecem acolhimento, atenção e escuta, as pessoas podem se lembrar de relações positivas, como aquelas cheias de carinho da mãe, do pai, dos irmãos, de demais familiares e amigos. 

Esse fator também dá mais força para o enfrentamento dos problemas de saúde. 

Confira agora como garantir o melhor controle de atendimento para os seus pacientes!

Como deve ser o atendimento humanizado?

Agora que já vimos o que é o atendimento humanizado e quais são as suas vantagens, é necessário saber como colocá-lo em prática. 

Algumas medidas simples garantem que o processo ocorra de forma ideal e gere bons impactos para pacientes e profissionais.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer ou quais mudanças implementar, veja, a seguir, algumas dicas para conquistar uma abordagem humanizada e extremamente eficiente:

A empatia com o paciente no procedimento

É importante mostrar ao paciente que você se preocupa com ele. 

Assim, sempre recebê-lo com um sorriso, chamar pelo nome, perguntar como está, enfim, deixar claro que entende que ele está passando por uma situação difícil e que toda a equipe está aí para ajudar.

Uma coisa é certa, ninguém gosta de ficar doente. As pessoas vão a uma clínica porque não têm escolha mesmo. 

Então, é preciso mostrar que o médico entende isso e que deseja apresentar caminhos e propor tratamentos eficazes para que as patologias possam ser amenizadas e/ou curadas.

A transparência quanto aos procedimentos

atendimento humanizado em clínicas

Diante da necessidade de executar qualquer procedimento, de um exame a uma cirurgia, é fundamental que o paciente seja informado — e tranquilizado, se for o caso. 

Ao deixar tudo claro desde o primeiro instante, é possível tirar dúvidas e dar as orientações necessárias de maneira mais fluida.

Ao montar um orçamento, por exemplo, é essencial especificar os valores de cada item e sua necessidade específica. 

Com explicações completas, o paciente se sentirá mais seguro e a humanização no atendimento será garantida.

O contato personalizado e mais direto

Do lado de dentro do consultório, é primordial que o contato seja inteiramente personalizado. 

Logo, chamar o paciente pelo nome, por exemplo, ajuda a aproximar a relação e demonstra que ele tem importância. 

O mesmo vale para manter um prontuário completo, de modo a analisar as informações previamente e oferecer as melhores indicações, desde o começo.

Novamente, a tecnologia pode ajudar. Um bom software de gestão permite manter todas as informações do paciente, desde dados de contato a prescrições e exames passados. 

Esses cuidados garantem que o profissional consiga fazer o atendimento de forma assertiva.

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Conclusão

Sem dúvidas, o atendimento humanizado nas empresas pode fazer toda a diferença, ainda mais quando se trata de uma clínica médica. 

Afinal, esse local, constantemente, recebe pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Sendo assim, aproveite que agora você já conhece tudo sobre a humanização no atendimento à saúde, e não poupe esforços para melhorar a vida dos pacientes

Saiba que todas as mudanças vão, também, ensinar e somar à carreira de médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais da limpeza, seguranças e outros. 

Quando damos foco à humanidade, todos saem ganhando!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.