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Atendimento Humanizado: importância e como fazer

Atendimento Humanizado: importância e como fazer

Oferecer um atendimento humanizado na clínica está ligado à forma como o paciente é tratado, desde a sua entrada em uma unidade de saúde, até a sua saída. 

Além disso, o modo como essa trajetória é feita, não importa se ela é simples ou complexa, é muito significativo. 

Isso porque mostra a eficiência dos profissionais e, consequentemente, o nível de acolhimento e satisfação dos pacientes. 

Realmente é fundamental, para todos, construir essa teia de relações. 

Sobre isso, Émile Durkheim — um dos pais da sociologia — já dizia:

“O ser humano é um animal que só se humaniza pela socialização”.

Desse modo, olhando para todo esse cenário, como está a sua clínica hoje? Ela realmente consegue agregar valor para as pessoas e gerar bem-estar? 

Confira tudo sobre o que é o atendimento humanizado na saúde! 

Cada vez mais, o melhor acolhimento aos pacientes começa com uma gestão de clínica eficiente.  Descubra como conseguir isso! 

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O que é um tratamento humanizado?

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O atendimento humanizado na clínica é a capacidade de ouvir e acolher todo e qualquer paciente. 

Nesse sentido, é possível estabelecer um relacionamento honesto entre o profissional de saúde e a pessoa que procura sua ajuda

Esse contato é construído com respeito, empatia e carinho, focando nas necessidades de quem está doente, que vão além de seus meros aspectos patológicos.

Quando uma pessoa tem determinada doença ou mesmo um desconforto simples, ela pode ficar emocionalmente desestabilizada. É comum que o psicológico seja afetado e os sintomas ganhem ainda mais propoção, pois a relação entre corpo e mente é absoluta.

Assim, os médicos, das mais diversas áreas da saúde, precisam estar atentos e devem ser capazes de sentir e lidar com todas as preocupações e inseguranças do paciente. 

É necessário atenção verdadeira e esclarecimento das dúvidas, das inquietações e dos incômodos que acometem o paciente, por menores que eles sejam em relação ao quadro clínico.

Aqui cabe uma observação extremamente importante: a humanização do atendimento ao cliente não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas de toda a equipe que está trabalhando no momento. A clínica toda tem esta responsabilidade! 

Isso envolve desde a recepção, passando, obviamente pela equipe de enfermagem, e chegando até a segurança. O olhar, a fala e a escuta sensíveis devem estar presentes em todos os setores.

Clínicas, consultórios e hospitais são locais especiais, onde seres humanos buscam auxílio para suas dores. É fundamental que os profissionais que se propõe trabalhar no dia a dia desses ambientes, sejam receptivos, afáveis e se compadeçam com a adversidade alheia.

Aliás, uma curiosidade é que o governo federal, em 2003, lançou uma cartilha para Política Nacional de Humanização no SUS (Sistema Único de Saúde.) 

A ideia surgiu, justamente, da percepção de que muitos atendimentos, na rede pública de saúde, são feitos de forma desumanizada.

Para reverter o quadro, o governo reuniu práticas que mostram como é possível trabalhar com eficiência, autonomia e sensibilidade. 

O material também reforça que “Existe um SUS que dá certo, e dele partem as

orientações da Política Nacional de Humanização, traduzidas em seu método, princípios, diretrizes e dispositivos.”

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Qual a importância do atendimento humanizado na clínica?

Veja alguns pontos muito positivos que fazem parte da abordagem acolhedora e preocupada:

Mais confiabilidade

Não tenha dúvidas de que, uma pessoa psicologicamente equilibrada e que sente confiança no profissional, certamente, terá melhores resultados com os tratamentos propostos.

O paciente precisa, acima de tudo, confiar nos profissionais que lhe atendem. E confiança é algo que se conquista com atitudes, demonstrando eficiência, trabalhando com pontualidade, com retidão, apontando o melhor caminho para que o paciente percebe, aos poucos, que estã em boas mãos.

Por isso, é tão essencial explicar ao paciente qual a doença está em questão, quais são as causas e formas de tratamento para ela. 

Melhores respostas aos tratamentos propostos 

Um atendimento humanizado também deixa o paciente mais otimista em relação aos processos que fazem parte da solução aplicada. 

Assim, se ele for encorajado a enfrentar todas as etapas com otimismo, é possível que ele consiga ter um procedimento médico muito mais seguro e eficiente.

Quando a equipe trata o paciente com carinho e considera suas questões individuais (condição familiar, histórico psicológico, razões socioculturais, medos, angústias, limitações), consegue fazer com que ele abrace o tratamento oferecido com mais confiança e tranquilidade.  

Isso facilita o desfecho positivo para o tratamento da sua doença.

Os aspectos psicológicos tem muita importância no andamento dos tratamentos clínicos. A confiança, o desejo inabalável pela recuperação, a capacidade de ser resiliente e não se abater nas oscilações naturais que possam ocorrer, com dias bons e outros mais difíceis, tudo isso influencia na cura. É preciso que os médicos sejam também provedores desse desejo imperturbável de querer ficar bom, e trabalhem para incutir isso na mente de seus pacientes.

Favorecimento da memória afetiva do paciente na clínica

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Mais um aspecto importante, dentro do atendimento humanizado, é a geração da memória afetiva do paciente. 

Quando os profissionais oferecem acolhimento, atenção e escuta, as pessoas podem se lembrar de relações positivas, como aquelas cheias de carinho da mãe, do pai, dos irmãos, de demais familiares e amigos. 

Esse fator também dá mais força para o enfrentamento dos problemas de saúde.

 

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Como deve ser o atendimento humanizado na clínica ou consultório?

Agora que já vimos o que é o atendimento humanizado e quais são as suas vantagens, é necessário saber como colocá-lo em prática. 

Algumas medidas simples garantem que o processo ocorra de forma ideal e gere bons impactos para pacientes e profissionais.

Para não ter dúvidas sobre o que fazer ou quais mudanças implementar, veja, a seguir, algumas dicas para conquistar uma abordagem humanizada e extremamente eficiente:

A empatia com o paciente no procedimento

É importante mostrar ao paciente que você se preocupa com ele. 

Assim, sempre recebê-lo com um sorriso, chamar pelo nome, perguntar como está, enfim, deixar claro que entende que ele está passando por uma situação difícil e que toda a equipe está ali para ajudar.

Uma coisa é certa, ninguém gosta de ficar doente. As pessoas vão a uma clínica médica, para um colsultório ou hospital, geralmente, porque não têm escolha mesmo. 

A situação mental fica abalada, pois, além da preocupação com seu estado de saúde, as pessoas sabem que terão de gastar, por vezes, as poucas reservas que conseguiram fazer ao longo da vida. Tendo tudo isso na consciência, fica difícil alimentar otimismos e demonstrar bem-estar. Por isso mesmo, toda a equipe da área da saúde, tem como um dos objetivos, reverter este quadro e trazer alento aos pacientes que chegam.

O médico também precisa mostrar que compreende toda a situação e que vai apresentar caminhos e propor tratamentos eficazes e com o melhor custo-benefício, para que as patologias possam ser amenizadas e/ou curadas.

A transparência quanto aos procedimentos

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Diante da necessidade de executar qualquer procedimento, de um exame até uma cirurgia, é fundamental que o paciente seja informado — e tranquilizado, sempre que possível. 

Ninguém gosta de ficar projetando o que está ocorrendo, o que vai acontecer, como será feito, por quem, quanto vai custar, se há chance de cura, se não há, enfim, ninguém gosta de ficar desinformado, ainda mais quando o assunto é sua própria saúde.

Ao deixar tudo claro desde o primeiro instante, é possível tirar dúvidas e dar as orientações necessárias de maneira mais fluida, e, como consequência, ter maior controle sobre toda a situação, pois o paciente já está cinte de tudo.

Ao montar um orçamento, por exemplo, é essencial especificar os valores de cada item e sua necessidade específica. Em seguida, apresentar para o paciente e discutir as melhores maneiras de acertar o que será cobrado.

Com explicações completas, o paciente se sentirá mais seguro e a humanização no atendimento será garantida. Em uma pesquisa de satisfação, certamente estes pacientes dariam uma nota 10 para quem lhes atendeu com seriedade e retidão.

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O contato personalizado e mais direto

Do lado de dentro do consultório, é primordial que o contato seja inteiramente personalizado. 

Logo, chamar o paciente pelo nome, por exemplo, ajuda a aproximar a relação e demonstra que ele tem importância. Parace algo óbvio, mas não é, pois a relação de intimidade profissional entre médico e paciente traz credibilidade para a clínica, deixa o paciente mais confortável, já qu ele entende que está sendo tratado por pessoas que compreendem sua situação, que lhe conhecem, lhe olham nos olhos e dizem, de forma clara, o que precisa ser dito. Resumindo, o paciente não se sente ignorado e nem que etá sendo “enrolado”.

Ademais, manter um prontuário eletrônico completo, de modo a analisar as informações previamente e oferecer as melhores indicações, desde o começo, também compreende um contato mais personalizado e uma conexão mais humanizada com o paciente, intermediada, é claro, pelo auxílio da tecnologia.

Sim, novamente, a tecnologia pode ajudar. Um bom software de gestão permite manter todas as informações do paciente, desde dados de contato a prescrições e exames passados. 

Esses cuidados garantem que o profissional consiga fazer o atendimento de forma assertiva.

Veja como nosso software de gestão médica ajuda a manter um relacionamento próximo e humanizado com os pacientes de forma escalável:

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Conclusão

Sem dúvidas, o atendimento humanizado no âmbito da saúde, pode fazer toda a diferença, ainda mais quando se trata de uma clínica médica. 

Afinal, esse local, constantemente, recebe pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Sendo assim, aproveite que agora você já conhece tudo sobre a humanização no atendimento à saúde, e não poupe esforços para otimizar os canais de atendimento e melhorar a vida dos pacientes

Saiba que todas as mudanças vão, também, ensinar e somar à carreira de médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais da limpeza, seguranças e outros. 

Quando damos foco à humanidade, todos saem ganhando!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.