Qual a importância e como otimizar a experiência do paciente?

Qual a importância e como otimizar a experiência do paciente?

Investir em recursos para melhorar a experiência do paciente é fundamental para o crescimento de uma clínica. Além disso, promove a fidelização dos pacientes: um dos benefícios mais almejados em qualquer negócio, já que, se o paciente se sente bem na clínica, ele voltará no futuro.

Algumas medidas podem ser adotadas para aprimorar as sensações positivas, desde o atendimento na recepção até o momento pós-consulta. Saiba, a seguir, que ações são essas e como otimizar o funcionamento da clínica e tornar a experiência do paciente melhor!

Reduza o tempo de espera

Para muitos, é difícil administrar os horários para ir a clínicas, a fim de cuidar da saúde. Por isso, ninguém tem tempo para esperar demais por atendimento. Um atraso na consulta pode atrapalhar a programação do dia. Por isso, reduzir o tempo de espera é fundamental para oferecer a melhor experiência ao paciente.

A boa organização minimiza atrasos. Se a clínica preza pela pontualidade, atua com respeito e valoriza o tempo do paciente. E mais: é essencial que telefonemas e e-mails sejam atendidos e respondidos prontamente.

Promova atendimento clínico humanizado

O bom atendimento não deve ser compreendido como um diferencial. Ele é, na verdade, um pré-requisito para o funcionamento adequado de um estabelecimento. Isso porque todo o processo de trabalho depende do êxito nesse quesito, certo?

Prontuário eletrônico

Em clínicas e consultórios, é essencial garantir que o atendimento seja, além de excelente, humanizado. Isso é importante porque as clínicas lidam com indivíduos em momentos de fragilidade ou vulnerabilidade. A postura atenciosa, da chegada à saída do local, é um ponto importante para a melhor experiência do paciente.

Treine a equipe para oferecer atendimento de qualidade

Outro ponto fundamental quando se trata da experiência do paciente é a cooperação da equipe. Os colaboradores estão em contato direto com todos aqueles que frequentam a clínica e, por isso, precisam estar preparados para lidar com diferentes perfis e, por vezes, diferentes reações.

Por essa razão, é necessário um bom treinamento da equipe. Assim, todos os colaboradores estarão dispostos a oferecer o melhor atendimento, bem como respeitar as dificuldades, as dúvidas e, especialmente, o tempo de cada paciente.

Ofereça a possibilidade de agendamento online

Para otimizar o atendimento e o tempo da equipe da recepção, o serviço de agendamento online pode ser interessante. Esse canal reduz o tempo gasto: afinal, pode ser mais fácil marcar consultas pela internet, com praticidade e conforto, e sem enfrentar, por exemplo, linhas congestionadas.

Dê atenção após o atendimento

O conceito de marketing de pós-venda pode ser bem aproveitado na área de saúde. Ele ajuda a construir um bom relacionamento com os pacientes, mesmo após a consulta. A clínica pode enviar e-mail ou entrar em contato por telefone, para acompanhar o tratamento ou lembrar da próxima consulta agendada.

Além desses casos, a clínica pode solicitar a opinião do paciente sobre a experiência que ele teve ao ser atendido na clínica. Essa pesquisa pode ser um ótimo material para reforçar o que tem dado certo e corrigir pequenas falhas.

agenda médica online

Seguir essas sugestões pode ajudar a modificar o funcionamento da clínica. E os resultados positivos advindos desse processo otimizam a experiência do paciente.

Gostou de conhecer essas propostas de atendimento e relacionamento? O que acha de saber um pouco mais sobre outras dicas para a sua empresa? Curta a página de Facebook da Clínica nas Nuvens e fique por dentro.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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