Tecnologias para clínicas: fique por dentro das tendências e saiba o que esperar

Tecnologias para clínicas: fique por dentro das tendências e saiba o que esperar

A tecnologia tem avançado e se popularizado em todas as esferas do cotidiano. Depois de alcançar o entretenimento, a educação e os negócios, também chegou à saúde. Como resultado, há várias tendências de tecnologias para clínicas.

Conhecer o potencial desse elemento é muito importante para escolher as ferramentas corretas. Com o apoio de bons recursos, é possível obter um desempenho ampliado e um atendimento otimizado. A seguir, veja quais são as principais tendências tecnológicas para clínicas e saiba o que esperar!

Telemedicina

Atendimento remoto

Envolvidas em rotinas cada vez mais atribuladas, muita gente deixa de visitar o médico pela falta de tempo para se deslocar. Para lidar com esse cenário, uma das possibilidades é recorrer ao atendimento remoto.

Também chamado de telemedicina ou telessaúde, trata-se de uma assistência primária de saúde. O profissional pode dar orientações pontuais, tirar dúvidas e fazer recomendações. Esse é um modo de manter o contato com o paciente de um jeito eficaz, o que melhora a satisfação.

É, ainda, um meio de oferecer laudos confiáveis e de realizar o pré-atendimento, o que garante máxima eficiência na hora da consulta física. Formas de recorrer a essa possibilidade incluem o uso de plataformas especiais, equipamentos que oferecem dados à distância e até recursos de vídeo.

Aplicativos e softwares de gestão

Uma clínica precisa passar por vários processos antes e depois da consulta. É necessário cuidar do agendamento, assim como dos dados dos pacientes, das finanças e de outras etapas. Fazer tudo isso à mão é cada vez menos comum, já que uma das tecnologias para clínicas que vem se destacando é o uso de sistemas de gestão.

Os aplicativos ou softwares de gestão reúnem vários módulos e permitem executar diversas tarefas, do atendimento à automação das obrigações financeiras. Assim, é possível gerar relatórios, fazer análises de informações, calcular comissões e até criar campanhas de marketing com facilidade.

Uso do prontuário eletrônico

Saber qual é o histórico médico e de atendimento de um paciente é muito importante para oferecer o melhor tratamento. Com isso, uma das tendências de tecnologias para clínicas é a adoção do prontuário eletrônico.

Nesse recurso, são adicionadas todas as informações relevantes do indivíduo, o que traz centralização e rapidez em conhecer certos aspectos de saúde. Com a adoção de um bom sistema de gestão, por exemplo, fica ainda mais fácil reunir e manter esses dados.

Mobilidade de acesso à informação

Outra grande tendência consiste no uso crescente da navegação na nuvem ou cloud computing. Como os dados são enviados para um ambiente compartilhado, podem ser acessados quando necessário pelas pessoas autorizadas.

Para as clínicas, significa que o médico pode verificar o prontuário eletrônico de qualquer lugar — do próprio computador, do celular ou de outro dispositivo. Isso traz versatilidade e mobilidade, o que garante máxima conveniência na hora de dar conta de todas as etapas.

Coworking

Apesar de não envolver a tecnologia diretamente, o coworking faz parte da chamada economia colaborativa. Com ele, médicos de diferentes especialidades podem alugar um espaço conforme as suas necessidades.

Com um modelo pay-per-use, o profissional só paga pelo tempo que realmente utilizar. Também é um jeito de obter uma estrutura completa a baixo custo, além de garantir total flexibilidade na agenda.

As tecnologias para clínicas aparecem em várias tendências que visam melhorar a atuação desses ambientes. Com a seleção dos recursos adequados, é possível conquistar ótimos impactos na performance.

Além dessas novidades, há muito mais para acompanhar e fazer a sua clínica chegar ao sucesso. Não quer perder nada? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro!

Software para gestão de clínicas

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se