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7 sinais de que a sua clínica precisa de treinamento da equipe

7 sinais de que a sua clínica precisa de treinamento da equipe

Para conquistar a excelência no atendimento e no desempenho dos serviços oferecidos pela sua clínica, nada melhor do que investir no treinamento de equipe. Essa disposição pode gerar mais reconhecimento pela atividade desempenhada e satisfação para quem busca o seu estabelecimento.

Porém, às vezes, o gestor não percebe a necessidade de treinar seu time. Por isso, preparamos um material para abrir os olhos de quem administra uma clínica ou consultório. Saiba agora quais são os sinais que demonstram a necessidade de implementar um treinamento na sua equipe.

Perceba os indícios e, caso você os identifique na clínica, saiba que sempre há tempo para fazer mudanças e conquistar melhores resultados. Acompanhe!

1. Os funcionários estão desmotivados

Falta de motivação influencia diretamente na qualidade de todo o trabalho desenvolvido pela equipe. Isso complica pontos cruciais, como a comunicação e a atenção adequada com as tarefas. Uma equipe desmotivada produz menos, falta mais ao trabalho, gera mais atritos internos, e isso se alastra a tal ponto que acaba chegando no cliente, fazendo com que a imagem da empresa seja prejudicada.

Não bastasse esse problema de imagem desgastada, a desmotivação gera muito prejuízo financeiro. Como já mencionado, a baixa produtividade proporciona redução na lucratividade do seu negócio, com serviços mal feitos, demora para atender o público, produtos entregues fora do prazo estipulado e outras questões difíceis de contornar.

Tendo isso em vista, é compromisso do líder identificar se existe esse tipo de dificuldade na clínica e então proporcionar meios para elevar a autoestima dos colaboradores, tomando atitudes que aumentem o bem-estar, para transformar o ambiente em um lugar de boas energias e de um trabalho sério, mas prazeroso.

Quando as pessoas sentem que podem crescer na empresa, que são parte crucial do desenvolvimento dela, que estão sendo bem remuneradas, que seu direitos estão preservados, que a empresa lhes entrega bons benefícios e um ambiente saudável para trabalhar, a chance de sucesso sobe inúmeros degraus.

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2. Falta de integração e colaboração entre a equipe

Não existe time de futebol vitorioso sem a colaboração solidária e entrega total por parte de cada jogador. Uma equipe vencedora é aquela em que cada atleta trabalha em função do grupo e não de si próprio.

Isso serve perfeitamente para o mundo empresarial. Obviamente, se encaixa perfeitamente no seu ambiente de trabalho, na sua clínica, consultório médico ou odontológico.

A falta de integração pode ser um grande problema. Trabalhar em equipe é um desafio para muita gente e é essencial que exista boa colaboração entre os funcionários, de modo que suas competências e tarefas sejam exercidas com qualidade.

Os conflitos, internos ou externos, podem surgir a qualquer momento. No entanto, eles não podem comprometer o funcionamento da clínica. Um treinamento de equipe pode funcionar como a solução para lidar com esse tipo de questão.

3. Verifique a falta de produtividade

Como já mencionado, a falta de produtividade pode estar ligada a desmotivação. Porém, nem sempre esse é o principal motivo. Existem vários fatores que podem estar causando baixa atividade nos setores da empresa, como problemas pessoais, questões que fogem do ambiente empresarial e atingem outras camadas na complexidade que é a relação humana.

De um jeito ou de outro, é preciso investigar. Os relatórios podem ajudar nessa etapa, acompanhando o desempenho dos funcionários e identificando as fragilidades que podem estar comprometendo a produtividade.

Quando o problema se situa em apenas um colaborador, vale uma conversa e o entendimento do que se passa com o profissional. Porém, quando a performance geral se apresenta com baixa produtividade, é possível melhorar isso por meio de um treinamento de reciclagem, por exemplo.

4. Atente-se para o aumento de reclamações dos clientes

As reclamações dos clientes são verdadeiros termômetros para medir os serviços, o atendimento, o ambiente e os demais pontos que compreendem uma clínica médica. Por isso, é importante identificar quais ações não estão funcionando bem, para contornar as reclamações e melhorar a imagem da empresa.

Neste cenário de reclamações, também é válido, como busca por melhorias no aspecto profissional, implantar um treinamento de equipe. O treinamento de equipe fornece informações aos colaboradores, extrai deles seus anseios e dificuldades, compreende onde estão os gargalos e procura encontrar onde e porque o cliente tem reclamado.

Uma atitude assim pode provocar uma mudança positiva na sua postura profissional e na execução das tarefas.

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5. Descumprimentos de prazos e aumento no número de erros

Quando os prazos sofrem constantes descumprimentos e o número de erros aumenta, é sinal de que há algum problema com os seus colaboradores. Vale a análise de onde se encontra a maior dificuldade, para tomar a decisão mais justa e de acordo com as diretrizes que a empresa prega.

É essencial prestar atenção a esses pontos e, se for necessário, fornecer um treinamento para a equipe, com o objetivo de relembrar os processos ou como uma forma de reciclar a aprendizagem.

Os treinamentos geram resultados positivos de longo prazo, pois ajustam, alinham, acertam, corrigem rotas e trazem um novo frescor para o ambiente de trabalho.

6. A chegada de novos funcionários

Quando novos funcionários chegam à sua empresa, eles precisam receber um treinamento, para que se integrem a equipe e possam se adequar aos processos do negócio e a cultura do local.

É claro que a experiência trará boas noções a partir da prática, mas para que os dias e as semanas não sejam tão “travados” e os resultados saiam prejudicados, é fundamental investir em um bom treinamento de equipe.

Vale a pena envolver os funcionários mais antigos, que podem precisar se adaptar às possíveis novas formas de trabalho — seja pelas atualizações tecnológicas de momento, seja para lidar melhor com os novatos. Assim, todos estarão bem alinhados.

7. Mudanças de tecnologia e alterações nos processos da empresa

Diante da nossa vivência, com as constantes mudanças e inovações da era digital, uma clínica precisa se reciclar para acompanhar o ritmo frenético da tecnologia. Isso pode resultar em uma mudança na cultura da corporação e também nos processos tecnológicos e internos da empresa.

Todas essas mudanças requerem treinamento de equipe. Afinal, somente com esse tipo de orientação os colaboradores e gestores poderão usufruir dos benefícios na sua forma mais eficaz.

E então, algum desses eventos está acontecendo na sua clínica? Se a resposta foi “sim”, é hora de resolver a questão para que todos os colaboradores estejam bem treinados e alinhados com a proposta de negócio, gerando lucro e sucesso para sua clínica.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.