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Como atrair o perfil de pacientes que sua clínica deseja?

Como atrair o perfil de pacientes que sua clínica deseja?

Já falamos em outros conteúdos aqui do blog que os pacientes utilizam critérios na escolha de seus médicos. Mas assim como eles, profissionais da saúde também devem saber como atrair o perfil de pacientes que a clínica deseja.

Mas para você entender melhor como lidar com isso, confira o conteúdo a seguir e saiba melhor como atrair o perfil de pacientes correto para sua clínica.

Uma breve introdução

Além de você não desperdiçar recursos com um público que possui um perfil incompatível com o da clínica, as pessoas que de fato procuram pelo tipo de serviço prestado, também são beneficiadas.

Vale ressaltar que, quando falamos aqui em perfil de pacientes, levamos em conta as principais características que essas pessoas possuem e que as tornam mais predispostas a buscarem pelas especialidades que a sua clínica oferece.

Por exemplo, se você possui uma clínica de estética focada em botox, não adianta atirar para todos os lados e divulgar seu negócio para todos os tipos de pessoas, pois as que realmente buscam pelos seus serviços já possuem um perfil específico.

Esta introdução é relevante, pois quando falamos do público, e vamos deliberar melhor sobre isso no tópico seguinte, mas quando falamos sobre este público-alvo, estamos buscando focar em quem realmente vai se interessar pelo seu serviço ou produto. Simples assim!

Defina um público-alvo para a sua clínica

O público-alvo é um espectro amplo de perfis que a sua clínica pode beneficiar. Isso envolve diferentes características como gênero, idade, perfil econômico, perfil demográfico (local), dentre outros que sejam relevantes para a sua especialidade.

A partir dos próprios pacientes que você já possui é possível criar esse perfil e compreender melhor o seu público.

Uma maneira fácil de criar esse espectro é por eliminação. Ao entender que tipo de pessoa não se beneficia com o seu trabalho ou não tem chances de buscar por esse serviço, você torna essa busca mais facilitada.

Construa uma persona

O exercício de construir uma persona é um passo mais profundo em relação à segmentação do perfil de pacientes.

Essa estratégia do marketing é essencial para nortear as ações de sua clínica, desde a decoração do local até a linguagem ou o tipo de conteúdo divulgado no site da empresa, em conteúdos de blog ou nas redes sociais.

Dessa forma, a metodologia refere-se a criar um personagem fictício que reúna todas as características ideais do cliente ao qual você pretende oferecer o seu serviço. Nome, idade, sexo, profissão, poder aquisitivo, tudo isso deve fazer parte dessa persona.

Mas vai além disso. Esses dados são os mais simples, há também outras informações que devem ser levantadas. Por exemplo: qual a necessidade do paciente? Por que ele precisa dos serviços que sua clínica oferece? Qual é o medo dele em relação a procurar uma clínica? O que avalia na hora de procurar uma clínica?

Para recolher essas informações, a dica é criar formulários e enviar aos pacientes por e-mail ou WhatsApp ou fazer essas perguntas de maneira presencial, na hora do atendimento. Além dos pacientes, é interessante buscar pelas respostas de outras pessoas que entraram em contato de alguma forma com sua clínica, seja para pedir um orçamento ou saber mais sobre os serviços oferecidos.

Por mais que elas não tenham se tornado pacientes, elas demonstraram algum interesse na sua clínica e talvez no futuro possam se tornar clientes.

Criando as personas corretas para sua clínica (o ideal é criar de duas a quatro), você estará direcionando suas ações para alguém específico, com problemas que sua clínica pode resolver.

marketing para clínicas

Invista em marketing digital

Após desenvolver as personas o segundo passo que deve ser colocado em prática para atrair o perfil de pacientes que sua clínica deseja é investir em marketing digital. Ou seja, criar conteúdos relevantes e promovê-los nos meios digitais.

Por exemplo, vamos supor que entre as personas definidas para uma clínica de estética, está a Antônia, mulher de 56 anos que utiliza o Instagram para pesquisar clínicas de estética na sua cidade. Seu principal objetivo é encontrar uma clínica com boas avaliações e que realize procedimentos de botox, pois seu desejo é rejuvenescer a aparência e seu maior medo é ficar com a pele muito flácida.

Com essa persona definida, é hora de criar um conteúdo focada nela e divulgar, principalmente no Instagram, pois é lá o principal canal onde a persona está. Assim, o conteúdo desenvolvido vai oferecer algo que atraia a Antônia. Por exemplo, fotos de antes e depois da aplicação de botox, junto da avaliação positiva de um paciente já atendido, provando que a clínica é bem avaliada e que realiza procedimentos de qualidade.

Claro que esse é apenas um exemplo. Dependendo da persona e da área de atuação da clínica, é possível criar muitos conteúdos interessantes, tanto para redes sociais, quanto para blog, e-mail, anúncios pagos, entre outras possibilidades.

Para fazer isso, é essencial contar com ajuda de profissionais especializados na área de marketing médico,  assim você não se preocupa com nada, apenas visualiza os resultados serem alcançados.

Quer saber mais sobre a importância do marketing médico? Então acesse o conteúdo: Marketing médico: como fazer e quais as limitações legais? 

Esse texto ajudou a enxergar o seu público de uma maneira mais estratégica para a sua clínica? Inscreva-se na nossa newsletter e aprenda cada vez mais como aplicar estratégias de negócio no seu ambiente profissional!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.