Compartilhar Inscreva-se

Medicina Integrativa: Ofereça o melhor atendimento ao seu paciente

Medicina Integrativa: Ofereça o melhor atendimento ao seu paciente

Você sabe o que é Medicina integrativa? Trata-se de um método que cuida de toda a saúde do paciente, sem visar o tratamento de uma única doença. Por meio dessa abordagem, é possível proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos pacientes. 

Essa vertente tem respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Oferecer esse tipo de atendimento integrado e personalizado é uma forma de melhorar a experiência do paciente na clínica. Por isso, não deixe de ler este artigo para entender mais sobre o assunto!

Medicina integrativa: o que é?

A Medicina integrativa engloba todos os fatores que influenciam a saúde de um paciente. Portanto, considera não apenas aspectos físicos e biológicos, mas mentais, emocionais e ambientais.

Essa abordagem mais abrangente e personalizada para cada indivíduo tem como propósito identificar causas de doenças e encontrar os melhores tratamentos para possibilitar a cura. A partir desse método integrado e humanizado, é possível melhorar a forma como o corpo do paciente interage com o psicológico e as emoções. 

Assim, há maior qualidade de vida de forma ampla, em vez de direcionar a atenção simplesmente à doença. Portanto, diferente da Medicina tradicional, a Medicina integrativa não trata apenas da doença, mas de todo o paciente, considerando a individualidade.

agenda médica online

Como a medicina integrativa funciona?

Para colocar a Medicina integrativa em prática, um time de profissionais acompanha a saúde do paciente de perto. Essa equipe é composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros.

Todos trabalham juntos para encontrar as melhores estratégias e tratamentos para cada situação, além do próprio paciente, que também é integrante do time que busca a própria melhora.

Nessa prática, o paciente é colocado como personagem principal do próprio tratamento. Logo, deixa de receber tratamentos passivamente para atuar como mantenedor da saúde.

Durante o tratamento, métodos tradicionais, como cirurgias e remédios, juntam-se a outras alternativas, como meditação, homeopatia, acupuntura, massoterapia, yoga e terapia.

Além disso, há a prescrição de uma alimentação balanceada. Afinal, o cuidado com o corpo pode ser um grande aliado para a cura ou a melhora na qualidade de vida.

Porém, é importante deixar claro que as terapias alternativas propostas por esse método visam complementar a Medicina tradicional, não a substituindo. Por essa razão, são muito vantajosas para os pacientes. 

Sistema para clínica

Medicina integrativa: quais são os benefícios?

A procura por tratamentos personalizados e integrados está cada vez mais comum porque proporciona diversos benefícios aos pacientes, como:

  • melhora na relação entre médico e paciente;
  • prevenção de doenças;
  • aumento da qualidade de vida do paciente;
  • enfoque integrativo no cuidado do paciente;
  • utilização de métodos menos invasivos.

Contudo, a principal vantagem da Medicina funcional ou integrativa é utilizar uma proposta complementar para tratar doenças. Isso possibilita redução de medicamentos ao usar diferentes métodos terapêuticos, atuando diretamente no local do problema.

Consequentemente, o paciente tem uma recuperação mais rápida e melhora a qualidade de vida. Além disso, quando as práticas alternativas estão de acordo com as crenças do paciente, geram bem-estar, alívio e esperança.

Ao optar por esse método, com um centro de Medicina integrativa, você melhora a experiência do paciente e aumenta as chances de realizar tratamentos bem-sucedidos.

Esses fatores são essenciais para aumentar o nível de satisfação do cliente em relação à sua clínica médica, o que aumenta as chances de fidelização e ingresso de novos pacientes.

Afinal, pacientes satisfeitos tendem a indicar serviços. Segundo estudo realizado pela Referral Candy, 89% das pessoas satisfeitas com um serviço estão dispostas a indicá-lo para amigos e familiares.

Como implementar a Medicina integrativa na sua clínica ou no seu consultório?

Agora que já sabe o que é Medicina integrativa e como ela pode ser benéfica para os pacientes e as clínicas, é hora de descobrir como implementá-la. Para isso, separamos algumas dicas.

1. Tenha um corpo clínico completo

Como já foi comentado anteriormente, os tratamentos integrados só funcionam quando diversas áreas trabalham juntas e alinhadas, em prol da saúde do paciente.

Por essa razão, é preciso contar com um corpo clínico completo em sua clínica, que inclui médico integrativo, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo.

2. Faça parcerias com outros profissionais

Caso não seja possível oferecer Medicina integrativa com especialidades em sua clínica, vale a pena estabelecer parcerias com profissionais confiáveis e que complementam o tratamento.

Lembre-se: é imprescindível que todos os profissionais trabalhem em conjunto e de forma alinhada para trazer melhorias para a saúde do paciente.

Software para clínicas

3. Conte com a ajuda de um software médico

Para acompanhar cada paciente de perto e oferecer um atendimento totalmente personalizado, é fundamental armazenar todo o histórico de cada indivíduo em um software para clínicas.

Para facilitar, você pode utilizar o Clínica nas Nuvens, software para clínicas que oferece o prontuário eletrônico, no qual você anota tratamentos, exames, atestados, procedimentos, etc.

Nesse sistema para clínicas, além de ter espaço infinito para guardar informações importantes do paciente, toda documentação é armazenada online, o que evita perdas de dados. É totalmente seguro e prático!

Esteja na frente da concorrência

Como visto, a Medicina integrativa leva em consideração toda a pessoa, incluindo aspectos do estilo de vida. Esse método enfatiza a relação terapêutica entre médico e paciente, promovendo maior qualidade de vida.

Oferecer essa solução em sua clínica, com médicos integrativos, pode ser uma grande vantagem competitiva no mercado, já que proporciona um leque de benefícios aos pacientes em um único lugar, além de melhorar a experiência.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.