Medicina Integrativa: entenda o que é e como oferecer

Medicina Integrativa: entenda o que é e como oferecer

Você sabe o que é Medicina Integrativa? Trata-se de um método que cuida da saúde do paciente como um todo, sem visar o tratamento de uma única doença. Por meio dessa abordagem, é possível proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas. 

A Medicina Integrativa é reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e tem o respaldo da OMS(Organização Mundial da Saúde). Sendo assim, esse atendimento integrado e personalizado é uma forma de melhorar a experiência do paciente na clínica. Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre o assunto!

Medicina integrativa: o que é?

A Medicina integrativa engloba todos os fatores que influenciam a saúde de um paciente. Portanto, considera não apenas aspectos físicos e biológicos, mas mentais, emocionais e ambientais.

Essa abordagem mais abrangente e personalizada para cada indivíduo tem como propósito identificar causas de doenças e encontrar os melhores tratamentos para possibilitar a cura. A partir desse método integrado e humanizado, é possível melhorar a forma como o corpo do paciente interage com o psicológico e as emoções. 

Assim, há maior qualidade de vida de forma ampla, em vez de direcionar a atenção simplesmente à doença. Portanto, diferente da Medicina Tradicional, a Medicina Integrativa não trata apenas da doença, mas do paciente como um todo, considerando sua individualidade.

Como a medicina integrativa funciona?

Para colocar a Medicina Integrativa em prática, é interessante que um time de profissionais acompanhe a saúde do paciente de perto. Essa equipe pode ser composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc.

Todos devem trabalhar juntos para encontrar as melhores estratégias e tratamentos para cada situação, além do próprio paciente, que também é integrante do time que busca sua melhora.

Nessa prática, o paciente é colocado como personagem principal do próprio tratamento. Logo, deixa de receber tratamentos passivamente para atuar como mantenedor da saúde.

Durante o tratamento, métodos tradicionais, como cirurgias e remédios, juntam-se a outras alternativas, como meditação, homeopatia, acupuntura, massoterapia, yoga e terapia.

Além disso, há sempre a indicação ou prescrição de uma alimentação balanceada. Afinal, o cuidado com a alimentação pode ser um grande aliado para a cura ou a melhora na qualidade de vida.

Porém, é importante deixar claro que as terapias propostas na Medicina Integrativa visam complementar a Medicina Tradicional, e não substituir. Por essa razão, ambas têm sua importância na vida dos pacientes.

sistema para gestão de franquias

Quais são os tipos de Medicinas Integrativas? 

Existem vários tipos de Medicina Integrativa que englobam áreas distintas do corpo, mas todos acabam convergindo para um objetivo em comum, proporcionar equilíbrio entre o psicológico e o físico. Conheça melhor alguns:

Acupuntura

Originária da medicina tradicional chinesa, a acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular e equilibrar o fluxo de energia vital, conhecido como “Qi”. Acredita-se que essa prática ajuda a restaurar a saúde, aliviar dores, promover a cura e equilibrar o corpo e a mente.

Aromaterapia

A aromaterapia utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico e emocional. 

Os óleos essenciais são inalados ou aplicados topicamente, e suas propriedades aromáticas podem ter efeitos calmantes, estimulantes ou relaxantes, dependendo do óleo utilizado. Essa terapia é frequentemente combinada com massagem ou outras técnicas de relaxamento.

Ayurveda

Originário da Índia, o Ayurveda é um sistema que busca equilibrar a mente, o corpo e o espírito. Baseado nos princípios dos doshas (Vata, Pitta e Kapha), o Ayurveda utiliza uma abordagem personalizada para cada indivíduo, incluindo mudanças na alimentação, estilo de vida, ervas medicinais, massagem e técnicas de meditação.

Biodança

A biodança é uma prática que combina movimento, expressão corporal e interação social. Ela promove a consciência corporal, a expressão emocional e a conexão com os outros. Através de exercícios e danças, a biodança busca estimular o desenvolvimento pessoal, a criatividade, a autoestima e o bem-estar.

Constelação Familiar

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica que busca identificar e resolver conflitos e padrões disfuncionais nas relações familiares. Através de representações visuais ou teatrais, o terapeuta auxilia o indivíduo a compreender as dinâmicas ocultas da família e encontrar soluções para os problemas.

Cromoterapia

A cromoterapia utiliza as cores como forma de estimular a cura e o equilíbrio. Acredita-se que cada cor possui propriedades terapêuticas específicas, e a exposição a determinadas cores pode influenciar o estado de ânimo, as emoções e até mesmo o funcionamento do corpo. A terapia pode ser realizada através da exposição à luz colorida ou da utilização de objetos coloridos.

Homeopatia

A homeopatia é um sistema de medicina que se baseia no princípio da “lei dos semelhantes”. 

De acordo com essa lei, uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável pode ser utilizada para tratar sintomas semelhantes em uma pessoa doente. Os remédios homeopáticos são altamente diluídos e acredita-se que estimulam a capacidade de autocura do organismo.

Meditação

A meditação é uma prática que envolve o foco da mente em um objeto, pensamento ou na própria física. Ela busca a mente, reduz o estresse, melhora a clareza mental e promove a conexão interior. Existem várias técnicas de meditação, incluindo meditação mindfulness, meditação transcendental e meditação guiada.

Musicoterapia

A musicoterapia utiliza a música e seus elementos (ritmo, melodia, harmonia) como forma de estimular respostas emocionais, físicas e positivas. 

Ela pode ser usada para reduzir o estresse, promover o relaxamento, melhorar o humor, aumentar a criatividade e facilitar a expressão emocional. A terapia pode envolver escuta ativa, improvisação musical, canto, tocar instrumentos ou composição musical.

Reiki

O reiki é uma prática de cura energética que se baseia na canalização de energia universal para promover o equilíbrio e a cura. O terapeuta utiliza as mãos para transmitir energia para o paciente, auxiliando no desbloqueio de energia estagnada e promovendo a harmonização dos sistemas energéticos do corpo.

Yoga

O yoga é uma prática antiga originária da Índia que envolve uma combinação de posturas físicas (asanas), técnicas de exercícios (pranayama), meditação e filosofia de vida. O yoga busca harmonizar o corpo, a mente e o espírito, promovendo flexibilidade, força, equilíbrio, concentração, relaxamento e conexão interior.

Para quem é a medicina integrativa? 

A Medicina Integrativa é voltada para todas as pessoas que desejam cuidados de saúde mais abrangentes, holísticos e individualizados. Ela é adequada para aqueles que buscam complementar a medicina convencional com outras terapias e práticas, a fim de promover a saúde e o bem-estar de forma global. 

A Medicina Integrativa pode ser útil para indivíduos que recebem tratamentos complementares para condições médicas específicas, além de ser satisfatório como uma abordagem preventiva para manter a saúde em geral. 

É importante ressaltar que a Medicina Integrativa deve ser praticada por profissionais sérios e que a integração de terapias complementares deve ser acompanhada por um médico ou profissional de saúde.

Quais as vantagens da medicina integrativa?

A procura por tratamentos personalizados e integrados está cada vez mais comum, pois proporciona diversos benefícios aos pacientes. Veja algumas vantagens que a Medicina Integrativa traz:  

Relação médico-paciente

A medicina integrativa enfatiza uma abordagem centrada no paciente, estabelecendo uma relação mais próxima e colaborativa entre médico e paciente. 

Os profissionais de medicina integrativa dedicam tempo para ouvir e entender as preocupações do paciente, considerando não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais, espirituais e psicológicos. Isso promove uma relação de confiança, respeito e parceria, levando a uma melhor compreensão do da saúde da pessoa.

Prevenção

A medicina integrativa valoriza a prevenção como uma estratégia fundamental para a manutenção da saúde. 

Ao enfatizar mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, atividade física regular, gerenciamento do estresse e sono adequado, a medicina integrativa ajuda os indivíduos a adotar medidas proativas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorar sua qualidade de vida a longo prazo.

Qualidade de vida

Uma abordagem abrangente da medicina integrativa leva em consideração os aspectos físicos, psicológicos e emocionais da saúde. Isso permite o manejo integrado dos sintomas, alívio do estresse, melhora do sono, aumento da energia e promoção do bem-estar geral. 

A medicina integrativa busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não apenas tratando doenças, mas também promovendo uma vida saudável e equilibrada.

Recorrência de clientes

A medicina integrativa tende a ter uma taxa maior de recorrência de clientes, uma vez que os pacientes experimentam os benefícios abrangentes e holísticos desse tipo de abordagem. 

Os pacientes que recebem cuidados integrativos e se sentem compreendidos e apoiados em todas as dimensões de sua saúde, têm mais propensão a retornar e continuar o tratamento, pois percebem os resultados positivos obtidos.

marketing médico

Menos procedimentos invasivos

A medicina integrativa busca explorar terapias complementares e alternativas menos invasivas, como mudanças na dieta, suplementação nutricional, exercícios físicos, terapias mente-corpo e técnicas de relaxamento. 

Essas abordagens podem reduzir a dependência de medicamentos agressivos e procedimentos invasivos, minimizando os efeitos colaterais potenciais e promovendo uma abordagem mais natural e segura para a saúde.

Expansão da clínica

A adoção da medicina integrativa pode levar à expansão da clínica, uma vez que essa abordagem atrai um público mais amplo. 

A demanda por cuidados integrativos está em crescimento, à medida que mais pessoas buscam abordagens personalizadas e abrangentes para a saúde. Ao oferecer serviços de medicina integrativa, os clínicos têm a oportunidade de atrair novos pacientes e expandir sua base de clientes.

Complemento para o tratamento

Contudo, a principal vantagem da Medicina funcional ou integrativa é utilizar uma proposta complementar para tratar doenças. Isso possibilita redução de medicamentos ao usar diferentes métodos terapêuticos, atuando diretamente no local do problema.

Consequentemente, o paciente pode ter uma recuperação mais rápida e melhora a qualidade de vida. Além disso, quando as práticas integrativas estão de acordo com as crenças do paciente, geram bem-estar, alívio e esperança.

Ao optar por esses métodos, com um centro de Medicina Integrativa, você melhora a experiência do paciente e aumenta as chances de realizar tratamentos bem-sucedidos.

Esses fatores são essenciais para o crescimento do nível de satisfação da pessoa em relação à sua clínica médica, o que aumenta a chance de fidelização e ingresso de novos pacientes.

Afinal, pacientes satisfeitos tendem a indicar os serviços. Segundo estudo realizado pela Referral Candy, 89% das pessoas satisfeitas com um serviço estão dispostas a indicá-lo para amigos e familiares.

Medicina integrativa ou medicina alternativa: quais as diferenças?

A Medicina Integrativa busca combinar terapias e práticas médicas convencionais com terapias complementares, a fim de tratar o paciente como um todo e promover o bem-estar global. Ela reconhece a importância da conexão entre corpo, mente e espírito, e busca utilizar métodos individualizados para cuidar dos pacientes.

Por outro lado, a medicina alternativa refere-se a terapias e práticas que são utilizadas em substituição ou em contraposição à medicina convencional. Essas terapias, geralmente, não são apoiadas por evidências científicas sólidas ou não têm reconhecimento formal pela comunidade médica como sendo eficazes para o tratamento de condições médicas.

Enquanto a Medicina Integrativa busca integrar o melhor da medicina convencional e das terapias complementares, a medicina alternativa tende a se concentrar exclusivamente em terapias fora do âmbito da medicina convencional.

Como implementar a Medicina Integrativa na sua clínica ou no seu consultório?

Agora que você já sabe o que é Medicina Integrativa e como ela pode ser benéfica para os pacientes e as clínicas, é hora de descobrir como implementá-la. Para isso, separamos algumas dicas:

1. Tenha um corpo clínico completo

Como já foi comentado anteriormente, os tratamentos integrados só funcionam quando diversas áreas trabalham juntas e alinhadas, em prol da saúde do paciente.

Por essa razão, é preciso contar com um corpo clínico completo em sua clínica, que inclui médico integrativo, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo.

2. Faça parcerias com outros profissionais

Caso não seja possível oferecer Medicina Integrativa com especialidades em sua clínica, vale a pena estabelecer parcerias com profissionais confiáveis e que possam complementar o tratamento.

Lembre-se: é imprescindível que todos os profissionais trabalhem em conjunto e de forma alinhada para trazer melhorias para a saúde do paciente.

3. Conte com a ajuda de um software médico

Para acompanhar cada paciente de perto e oferecer um atendimento totalmente personalizado, é fundamental armazenar todo o histórico de cada indivíduo em um software para clínicas.

Para facilitar, você pode utilizar o Clínica nas Nuvens, software para clínicas que oferece o prontuário eletrônico, no qual você anota tratamentos, exames, atestados, procedimentos, etc.

Nesse sistema para clínicas, além de ter espaço infinito para guardar informações importantes do paciente, toda documentação é armazenada online, o que evita perdas de dados. É totalmente seguro e prático!

sistema médico

Esteja na frente da concorrência

Como visto, a Medicina integrativa leva em consideração o todo, incluindo aspectos da história e estilo de vida da pessoa. Esse método enfatiza a relação terapêutica entre médico e paciente, promovendo maior qualidade de vida para as pessoas.

Oferecer essa solução em sua clínica, com médicos integrativos, pode ser uma grande vantagem competitiva no mercado, já que proporciona um leque de benefícios aos pacientes em um único lugar, além de melhorar a experiência.

Aproveite e tenha também na sua clínica o mais estável software para clínicas do mercado. Com o Clínica nas Nuvens, você trará muito mais agilidade para seu ambiente de trabalho, otimizando a rotina da equipe, automatizando processos, integrando setores, além de muitas outras funcionalidades. Solicite já uma demonstração gratuita!

sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se