Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Medicina Integrativa: Ofereça o melhor atendimento ao seu paciente

Medicina Integrativa: Ofereça o melhor atendimento ao seu paciente

Você sabe o que é medicina integrativa? Trata-se de um método que cuida da saúde do paciente como um todo e não apenas visa o tratamento de uma única doença. 

Por meio dessa abordagem, é possível proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos seus pacientes. Além disso, a vertente tem respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Oferecer esse tipo de atendimento integrado e personalizado é uma forma de melhorar a experiência do paciente em sua clínica. Por isso, não deixe de ler este artigo para entender mais sobre o assunto!

Conheça as soluções digitais da Clínica nas Nuvens para clínicas e consultórios médicos!

Medicina integrativa: o que é?

A medicina integrativa é aquela que engloba todos os fatores que influenciam na saúde de um paciente. Portanto, considera não apenas aspectos físicos e biológicos, mas também mentais, emocionais e ambientais.

Essa abordagem mais abrangente e personalizada para cada indivíduo tem como propósito identificar causas de doenças e encontrar os melhores tratamentos para possibilitar a cura. 

A partir desse método integrado e humanizado, é possível melhorar a forma como o corpo físico do paciente interage com seu bem-estar psicológico e emocional. 

Assim, gera maior qualidade de vida de maneira geral, não apenas direcionando toda atenção à doença em si.

Portanto, diferente da medicina tradicional, não trata apenas da doença, mas do paciente como um todo, considerando suas individualidades.

Como funciona a medicina integrativa?

Para que seja possível colocar em prática a medicina integrativa, um time de profissionais acompanha de perto a saúde do paciente. 

Esse time é composto por médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. Todos trabalham juntos para encontrar as melhores estratégias e tratamentos para cada situação e todos conhecimentos são considerados no atendimento.

Nessa prática, o paciente também é colocado como personagem principal do seu próprio tratamento. Logo, deixa de receber tratamentos passivamente para atuar como mantenedor da sua saúde.

Durante o tratamento, métodos tradicionais, como cirurgias e remédios, se juntam a outras alternativas de tratamentos, como meditação, homeopatia, acupuntura, massoterapia, yoga, terapia, entre outros.

Além disso, também inclui a prescrição de uma alimentação balanceada. Afinal, mesmo quando ela não é a causa da doença do paciente, pode ser uma grande aliada para a cura e melhora na qualidade de vida.

Porém, é importante deixar claro que as terapias alternativas propostas por esse método visam complementar a medicina tradicional, não substituí-la. Por essa razão, é tão vantajosa para os pacientes. 

Conheça as soluções digitais da Clínica nas Nuvens para clínicas e consultórios médicos!

benefícios da medicina integrativa

Medicina integrativa: quais os benefícios?

A procura por tratamentos personalizados e integrados está se tornando cada vez mais comum, isso porque proporciona diversos benefícios aos pacientes, como:

  • melhora na relação entre médico e paciente;
  • prevenção de doenças;
  • aumento da qualidade de vida para os pacientes;
  • tem enfoque integrativo no cuidado do paciente;
  • utiliza métodos menos invasivos.

Contudo, as principais vantagens é utilizar uma proposta complementar para tratar doenças diagnosticadas que possibilita a redução de medicamentos ao usar diferentes métodos terapêuticos que atuam diretamente no local do problema.

Consequentemente, o paciente terá uma recuperação mais rápida e melhora na qualidade de vida.

Além disso, quando as práticas alternativas estão de acordo com as crenças do paciente, elas geram bem-estar, alívio e esperança.

Já ao optar por esse método em sua clínica ou consultório você conseguirá melhorar a experiência do paciente, além de aumentar as chances de realizar tratamentos bem-sucedidos.

Esses fatores são essenciais para aumentar o nível de satisfação do cliente em relação a sua clínica médica, o que gera mais oportunidades de fidelização.

Além do mais, pacientes satisfeitos tendem a indicar seus serviços. Segundo estudo realizado pela Referral Candy, 89% dos clientes satisfeitos estão dispostos a realizar indicações para amigos e familiares.

Como implementar a medicina integrativa na sua clínica ou consultório?

Agora que já sabe o que é medicina integrativa e como ela pode ser benéfica para os pacientes e também para clínicas, é hora de descobrir como implementá-la. Para isso, separamos algumas dicas:

1. Tenha um corpo clínico completo

Como vimos, os tratamentos integrados só funcionam quando diversas áreas trabalham juntas e alinhadas em prol da saúde do paciente.

Por essa razão, é preciso contar com um corpo clínico completo em sua clínica, que inclui, por exemplo, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Assim, o paciente poderá centralizar todas as suas consultas em um só lugar, o que facilita a vida do cliente, além de promover a fidelização. 

2. Faça parcerias com outros profissionais

Contudo, se não for possível oferecer todas essas especialidades em sua clínica, vale a pena estabelecer parcerias com profissionais confiáveis que complementem o tratamento.

Essa ação ajuda a estabelecer uma rede de confiança entre colegas de profissão e pacientes.

Mas, lembre-se que é imprescindível que todos os profissionais estejam trabalhando em conjunto e de forma alinhada para trazer melhorias para a saúde do paciente.

3. Conte com a ajuda de um software médico

Para que seja possível acompanhar de perto cada paciente e oferecer um atendimento totalmente personalizado, é fundamental ter armazenado todo histórico do paciente.

Para facilitar, você pode utilizar um softwares médico que oferece prontuário eletrônico, onde você irá anotar as características do paciente, tratamento, exames, atestados e procedimentos.

Nesse sistema, além de ter espaço infinito para guardar informações importantes do paciente, toda documentação é armazenada online, o que evita perdas de dados. Totalmente seguro e prático!

Além disso, você terá todo o histórico do seu paciente sempre à mão, em um único lugar e poderá acessá-lo a qualquer momento, de onde estiver.

como implementar medicina integrativa

Conclusão

A medicina integrativa é uma medicina orientada para a cura que leva em consideração a pessoa como um todo, incluindo todos os aspectos do estilo de vida. Esse método enfatiza a relação terapêutica entre o médico e o paciente e promove maior qualidade de vida aos pacientes.

Oferecer essa solução em sua clínica médica ou consultório gera uma grande vantagem competitiva no mercado, já que proporciona todos os atendimentos que o paciente precisa em um único lugar, além de melhorar a experiência do cliente em seu consultório.

Conheça as soluções digitais da Clínica nas Nuvens para clínicas e consultórios médicos!

banner-planos

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.