Compartilhar Inscreva-se

Especialidades médicas que clínicas populares podem oferecer aos pacientes 

Especialidades médicas que clínicas populares podem oferecer aos pacientes 

Oferecer uma gama de especialidades médicas é algo essencial para clínicas que desejam aumentar o número de pacientes. Principalmente, no caso de clínicas populares, que podem ser constituídas por franquias em diferentes regiões e oferecer convênios aos pacientes. 

Porém, quais são as especialidades que possuem grande procura do público e podem ser oferecidas pelas clínicas médicas? A seguir, apresentamos algumas delas. Continue a leitura e confira. 

Urologia

A Urologia está entre as especialidades mais procuradas pelos homens, justamente por tratar doenças que englobam o sistema urinário e reprodutor masculino. Como consequência, o número da procura por esse tipo de atendimento tende a ser alto. 

Tendo isso em vista, é importante que a clínica popular ofereça essa especialidade ao público, visando a alta demanda e, consequentemente, o lucro que pode ser obtido com os tratamentos oferecidos nessa área médica.

Entre os principais distúrbios tratados pelos profissionais urologistas, estão: doenças de próstata, de bexiga, cálculo renal e infecções sexualmente transmissíveis. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Endocrinologia 

A Endocrinologia é a especialidade médica que cuida das glândulas do corpo humano, identificando possíveis doenças e realizando os tratamentos indicados. Assim, problemas como diabetes, obesidade e osteoporose são acompanhados por essa área. 

Por estar relacionada a esses problemas, que afetam muitos brasileiros, a demanda por essa especialidade tende a ser alta. Para ter uma ideia, em 2020, o Brasil possuía 5.888 urologistas, colocando essa área médica entre as 20 com maior número de profissionais, de acordo com a Demografia Médica no Brasil

Isso mostra que o ramo vem crescendo e novos profissionais surgem cada vez mais, justamente por conta do número de pessoas buscando tratamento com esse foco. 

Software pediatria

Pediatria 

Outra das principais especialidades médicas que devem fazer parte da rotina de clínicas populares é a Pediatria, principalmente em casos em que o local também trabalha com convênios de saúde.

Muitos pais incluem os filhos menores de idade nos planos. Dessa forma, além de atender aos adultos, a clínica atende às crianças por meio do tratamento pediátrico. Isso aumenta o número de pacientes e, consequentemente, o lucro. 

Além disso, o pediatra atende a pacientes com até 18 anos. Ou seja, identifica problemas que possam surgir na infância e devem ser tratados ao longo da vida. A importância na saúde é enorme, por isso também é essencial que toda clínica médica ofereça consultas com esse profissional aos pacientes. 

A Pediatria é a 2ª área médica com mais profissionais atuantes. Em 2020, eram mais de 43 mil pediatras no país, segundo levantamento da Demografia Médica no Brasil. 

Otorrinolaringologia

A Otorrinolaringologia também pode ser elencada como uma das especialidades médicas mais procuradas pelo público de clínicas populares. Isso porque é uma área com atuação ampla, já que o otorrinolaringologista lida com o tratamento de doenças nos ouvidos, no nariz, na garganta, na laringe e no pescoço. 

O profissional atua com pacientes de várias idades. Pode tratar desde problemas mais simples, como infecções, até enfermidades mais graves, como tumores cerebrais. 

Assim como a Endocrinologia, a Otorrinolaringologia está entre as 20 especialidades médicas com mais profissionais atuantes, segundo dados de 2020 da Demografia Médica no Brasil, que apontam mais de 7 mil médicos.

Infectologia

A Infectologia atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças infecciosas que podem atingir pessoas de qualquer idade. Essas infecções podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus.

As doenças infecciosas estão presentes em muitos problemas de saúde, tratados por outros especialistas. A endocardite é uma infecção que afeta o coração, por exemplo. Nesse caso, o cardiologista conta com auxílio do infectologista no tratamento.

Isso acontece em muitos outros casos, como na osteomielites (infecção causada nos ossos), em que o ortopedista e o infectologista trabalham juntos para tratar o problema do paciente. 

Nos momentos de crise sanitária, como a enfrentada nos últimos anos, causada pelo vírus SARS-CoV-2, o infectologista é um dos profissionais com maior atuação. Por conta disso, contar com esse especialista é essencial para clínicas populares que possuem grande demanda de atendimento. 

Software para clínicas

Como gerir todas as especialidades em uma clínica popular?

Como você viu até aqui, oferecer uma gama de especialidades médicas aos pacientes é algo essencial, pois não limita a clínica a atender um único perfil de público, podendo gerar um maior fluxo de pessoas e, consequentemente, uma maior renda para a empresa. 

Além das especialidades apresentadas no texto, há outras que podem ser oferecidas, como Odontologia, Hematologia, Psicologia, Nutrição e Dermatologia. Enfim, são muitas opções. Então, vale a pena estudar o público-alvo para atender às demandas. 

Em meio ao grande número de profissionais e especialidades oferecidas, pode surgir a dificuldade de fazer a gestão de todas as agendas, prontuários médicos e financeiro do negócio. Felizmente, para ajudar nisso, existem ferramentas tecnológicas e modernas, como o Clínica nas Nuvens. 

Conheça o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que cuida de toda a parte burocrática, permitindo que os profissionais foquem exclusivamente na saúde dos pacientes, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade. 

Quer saber mais sobre como esse software médico pode ajudar na gestão de clínicas populares? Então, acesse outro de nossos conteúdos: software médico online: como otimizar a gestão da clínica popular.

guia gestão financeira para médicos
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.