Como contar com uma ótima equipe médica na sua clínica

Como contar com uma ótima equipe médica na sua clínica

Ter uma equipe médica composta de bons profissionais é essencial para uma clínica estabelecer um bom relacionamento com os pacientes, fidelizando o público e atraindo sempre novos clientes. 

Porém, como construir uma equipe médica de sucesso? Quais ações tomar para encontrar bons profissionais? Como mantê-los sempre contentes no ambiente de trabalho, entregando cada vez mais qualidade nos serviços prestados? Continue acompanhando este conteúdo e entenda mais sobre o assunto. 

A importância de uma boa equipe médica

Por isso, é essencial que, na hora de contratar profissionais, o gestor da clínica identifique perfis que se encaixem com os valores da empresa, principalmente para construir uma relação com os pacientes. 

Também há outro ponto que vale ser mencionado em relação à formação de uma boa equipe de médicos: a especialização dos profissionais. É importante que a clínica esteja atenta às demandas do público, evitando a falta de profissionais especialistas em determinadas áreas essenciais. 

Vamos supor, por exemplo, que uma clínica odontológica ofereça ortodontia, clareamento, implantes, próteses, entre outros serviços focados na saúde dos dentes. Porém, em determinado momento, alguns pacientes comentam sobre o interesse de realizar um procedimento de bichectomia.

Hoje, muitas clínicas odontológicas realizam esse serviço, porém, em muitos casos, o profissional não é o mesmo que o cirurgião-dentista responsável pelos demais procedimentos. 

sistema para clínica odontológica

Dessa forma, quando a clínica não possui uma equipe formada por profissionais de diferentes especialidades, pode se tornar limitada, impossibilitando a expansão para clientes de outros perfis. 

Tendo isso em vista, para a clínica, vale a pena formar uma equipe pluralizada, que, além de atender com qualidade e manter a ética da profissão, possa atuar em diferentes especialidades, aumentando, consequentemente, o número de pacientes. 

Para ajudar no processo de construir a equipe da clínica médica, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas na prática. Continue a leitura do conteúdo e confira.

Dicas para montar uma boa equipe médica 

Para formar uma boa equipe médica, é importante atentar-se a algumas questões, como as necessidades da clínica, o perfil do profissional ideal, os serviços oferecidos, entre outras questões. A seguir, veja as principais dicas. 

1. Defina os objetivos e as necessidades da empresa

Antes de montar uma equipe de profissionais da saúde, é importante definir exatamente quais são os objetivos e as necessidades da empresa, levantando as principais questões que fazem parte da rotina atual e futura da instituição. 

Quais são as especialidades que a clínica oferece ao público? A intenção é aumentar os serviços e oferecer novos? Além de médicos, é preciso contratar auxiliares e técnicos de enfermagem

Se o objetivo da empresa é oferecer novos serviços, por exemplo, é importante contratar profissionais que tenham experiência no ramo da saúde em questão e possam iniciar a implementação dessa especialidade na clínica. Enfim, os próximos passos dependem do que for levantado nessa primeira etapa. 

2. Observe as experiências dos candidatos de acordo com os objetivos da empresa

Vamos supor que o objetivo de uma clínica de estética seja se tornar referência em harmonização facial no estado em que atua. Para isso, é importante contar com profissionais renomados na equipe. Eles devem já ter realizado um grande número de procedimentos, ganhando importante tempo de experiência. 

Também é essencial que demonstrem total conhecimento sobre a área de atuação e o procedimento, atendendo aos objetivos da empresa e dos pacientes. Para isso, é importante observar se possuem formação e cursos na área, comprovando a qualidade do trabalho.

3. Aposte na pluralidade de especialistas

Como comentado anteriormente, uma equipe pluralizada atrai mais pacientes, com interesse em diferentes serviços. Além disso, quando a clínica foca em uma equipe médica multidisciplinar, a qualidade do atendimento ao paciente aumenta ainda mais.

Isso acontece, pois o paciente pode contar com uma única clínica para realizar um tratamento completo. Imagine, por exemplo, que uma pessoa precise de um tratamento ortopédico por conta de uma fratura. Após finalizar o tratamento com o médico ortopedista, ela é encaminhada para um fisioterapeuta. 

Em casos assim, quando a clínica possui uma equipe multidisciplinar, o paciente não precisa procurar por mais de uma instituição. Ele pode prosseguir com o tratamento no mesmo local, com mesma equipe, garantindo mais conforto e uma recuperação mais rápida. 

agenda médica online

4. Fique atento ao feedback dos pacientes

Durante o processo de montar a equipe médica ideal para a clínica, é importante acompanhar o feedback dos pacientes, observando se os atendimentos realizados foram de qualidade ou deixaram a desejar. 

Lembre-se que o sucesso da empresa depende da satisfação dos clientes. Na área da saúde, isso possui um peso ainda maior, pois trata-se do bem-estar de pessoas. Por isso, em um questionário enviado por e-mail ou em conversa com a secretária, busque constantemente pela opinião de quem passa pela clínica.

 equipe médica

Equipe valorizada mantêm-se motivada 

Por fim, de nada adianta uma equipe médica de qualidade, com profissionais especializados, se a clínica não oferece suporte para eles se sentirem valorizados e felizes no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, é fundamental oferecer ferramentas que mantenham a equipe organizada e ajudem a otimizar o dia a dia de trabalho, facilitando os processos e contribuindo para a realização de um atendimento de qualidade. 

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada, oferecendo funcionalidades que ajudam profissionais da saúde no dia a dia de trabalho. O uso de software para clínicas, por exemplo, já é uma prática adotada por grandes gestores da área, por conta dos benefícios oferecidos. 

Entre eles, está a agilidade na organização da agenda médica, o que evita bagunça na rotina dos médicos. Também há a facilidade de acessar o prontuário dos pacientes, já que um sistema para clínica permite registrar tudo de forma digital, possibilitando que o médico visualize as informações com rapidez, de onde estiver. 

Enfim, as funcionalidades de um software médico são focadas para a melhora da gestão de clínicas e a otimização do trabalho dos profissionais, garantindo uma equipe unida, uma clínica com crescimento constante e pacientes sempre fidelizados. 

Conte com um eficiente software para clínicas

Na hora de adquirir um software para clínicas, é essencial contar com quem entende do assunto. O Clínica nas Nuvens é um sistema desenvolvido para melhorar a gestão de clínicas utilizado por mais de 14 mil profissionais da saúde. O próximo pode ser você!

Para saber mais como o Clínica nas Nuvens pode ajudar na gestão e na otimização do trabalho de profissionais em uma clínica médica, acesse o conteúdo Gestão de clínica: dicas para ter mais lucratividade

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se