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O que é e como um software médico funciona?

O que é e como um software médico funciona?

Lidar com a rotina agitada de um consultório ou uma clínica não é tarefa fácil. São muitos pacientes para atender, prontuários para organizar, financeiro da empresa para controlar, entre outras coisas. Justamente para tornar tudo isso mais simplificado, surge a necessidade de utilizar um software médico

Com essa ferramenta, todos os processos se tornam mais otimizados, e os setores podem ser integrados em um único lugar, facilitando muito o trabalho de gestores e colaboradores. Se você deseja saber mais sobre essa tecnologia, continue acompanhando este conteúdo. Boa leitura! 

O que é um software médico? 

Um software médico é uma ferramenta que auxilia nas atividades diárias de ambientes da área da saúde. Com ele, toda a gestão se torna automatizada, evitando falhas humanas ou desperdício de tempo dos colaboradores em tarefas burocráticas.

Ao utilizar um software para consultório médico, é possível reduzir o trabalho da secretária em tarefas complexas, por exemplo. Isso possibilita que ela atue com mais qualidade no atendimento aos pacientes, proporcionando melhor recepção e atenção a eles. 

Além disso, com um sistema para clínica médica, é possível melhorar o controle financeiro, sabendo exatamente quanto entrou e saiu do caixa da empresa diariamente. Também é possível aumentar a fidelização dos pacientes, com um atendimento mais humanizado. 

A seguir, conheça os principais benefícios que um software para clínicas médicas pode proporcionar, tanto ao gestor e aos colaboradores, quanto aos atuais e futuros pacientes. 

Quais são os principais benefícios de um software médico? 

Os benefícios que um sistema para consultório médico oferece são muitos. Entre eles, está a possibilidade de integrar todos os setores da empresa em um só lugar. Ou seja, em um único acesso, o gestor pode administrar o financeiro e acompanhar os agendamentos realizados na agenda. 

Dessa forma, não é necessário contar com uma ferramenta para cada setor do negócio, já que tudo fica centralizado no mesmo local. Essa é uma forma de tornar a rotina mais prática e economizar dinheiro ao adquirir um único sistema.

Outro benefício que um software médico oferece é reduzir o no-show de pacientes, pois conta com uma agenda médica eletrônica que envia lembretes automatizados, lembrando os clientes sobre os horários marcados. Assim, é possível garantir que eles não faltem por esquecimento.

Essa é uma forma eficaz de evitar buracos na agenda, pois mesmo que, após receber o lembrete, o paciente informe que não poderá comparecer, ainda há tempo de encaixar outra pessoa. Enfim, há muitos benefícios que um sistema para clínica pode oferecer, todos focados no bem-estar da empresa e dos profissionais.

guia gestão financeira para médicos

Conheça os principais recursos de um software médico

É importante reforçar que, antes de definir qual é o melhor software para consultório médico, deve-se observar quais recursos ele oferece e se cada uma das funcionalidades atende às necessidades da empresa. 

Se a principal dificuldade enfrentada pela clínica ou pelo consultório é lidar com o alto número de pacientes diários, por exemplo, é importante que o software médico ofereça soluções, como painel de chamadas, agenda médica e lista de espera. 

Por outro lado, se a dificuldade está em analisar o faturamento de cada mês, então é imprescindível que o sistema disponibilize soluções para melhorar o controle de caixa e forneça relatórios capazes de identificar gargalos financeiros. 

A seguir, confira alguns dos principais recursos que um software médico deve oferecer para garantir uma gestão eficaz de todos os setores da empresa e auxiliar o dia a dia não só dos profissionais, como dos pacientes também. 

1. Controle financeiro

Um software médico de qualidade deve oferecer um controle financeiro completo, permitindo emissão de notas e boletos, além do faturamento de guias no padrão TISS, controle de contas a pagar e receber, entre outros recursos. 

Com todas essas funcionalidades presentes, é possível organizar a gestão financeira da empresa com muito mais facilidade. Imagine que uma clínica trabalha com comissões, por exemplo, e a cada recebimento, precisa realizar a divisão de valores entre a empresa e o profissional responsável pelo atendimento.

Nesse caso, entre as funções de controle financeiro, é importante que o sistema disponibilize o split de pagamento. Dessa forma, fica fácil dividir o valor entre as partes, evitando bitributação. Ou seja, o sistema emite duas notas fiscais ou recibos para o paciente, mas faz apenas uma cobrança. 

Além disso, quando o software para clínica médica possui funcionalidades focadas no controle financeiro, é possível saber o que a clínica tem a receber e a pagar no dia, na semana, no mês e no ano com mais precisão, proporcionando total controle financeiro.

2. Prontuário eletrônico

Com um prontuário eletrônico, é possível dar adeus a todos os documentos e pastas acumuladas em gavetas e pilhas sobre as mesas de trabalho, pois todo o histórico do paciente fica armazenado na nuvem, de forma segura e prática.

Essa é uma funcionalidade que permite ao médico acessar os dados dos pacientes de qualquer lugar. Assim, quando for necessário ir até ao cliente, por exemplo, basta levar um notebook com acesso à internet para obter todos os dados, sem depender de pastas e vários papéis impressos. 

Além disso, para auxiliar na anamnese, o prontuário eletrônico oferece uma sequência de perguntas padrões para a entrevista com o paciente, personalizadas de acordo com as necessidades da clínica. Após isso, tudo fica automaticamente salvo no prontuário do paciente. 

Outro benefício que essa funcionalidade possui é oferecer um espaço exclusivo para o armazenamento de imagens, como fotos de antes e depois, radiografias panorâmicas, ultrassonografias, entre outros documentos. Assim, tudo fica centralizado em um único lugar, com fácil acesso dos profissionais da clínica. 

Agenda médica online

3. Agenda médica online

Ficou para trás a época em que o médico utilizava agenda de papel e caneta para marcar os horários dos pacientes. Hoje, essa atividade se tornou automatizada, com o auxílio de uma agenda médica online. É essencial que um programa para consultório médico possua essa funcionalidade. 

Dessa forma, o profissional responsável pela organização da agenda consegue visualizar e gerenciar toda a rotina da clínica ou do consultório com mais facilidade, identificando os horários disponíveis de cada um dos profissionais que atuam na empresa. 

Caso precise alterar um grande número de agendamentos em um mesmo dia, basta apenas filtrar um grupo de pacientes por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações desejadas. Ou seja, não é preciso olhar cada agendamento, apenas fazer alguns cliques. 

Mais que organizar horários, a agenda médica online permite enviar mensagens automatizadas aos pacientes via SMS, WhatsApp ou e-mail, relembrando sobre os horários marcados. Dessa forma, os pacientes não correm o risco de esquecer a consulta agendada. 

Telemedicina

4. Telemedicina

A telemedicina é um método de atendimento praticado por médicos que ganha cada vez mais força na área da saúde nos últimos anos, por conta da pandemia de COVID-19. 

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos via telemedicina. 

Portanto, é essencial que um sistema para clínica médica ofereça essa funcionalidade. Com ela, é possível atender de qualquer lugar, fazer prescrições médicas e integrar a cobrança da consulta ao cartão de crédito. É muito mais prático e rápido, uma maneira de facilitar a vida do cliente.

Para saber mais sobre os benefícios da telemedicina e entender como aplicá-la no atendimento aos pacientes, acesso o conteúdo telemedicina: o que é, como funciona, quais são os benefícios e mais!

5. Segurança dos dados

De nada vale possuir inúmeras ferramentas, se o software médico não oferece segurança, pois, só assim, é possível garantir o sigilo das informações dos pacientes e evitar que pessoas não autorizadas acessem o sistema. 

O sistema para clínica deve possuir permissões e bloqueios refinados. Ou seja, deve possibilitar o controle dos níveis de login de cada usuário da clínica ou do consultório. Assim, cada colaborador tem acesso apenas às funcionalidades autorizadas pelo gestor. 

Além disso, o sistema deve registrar todas as informações alteradas ou excluídas, com data e hora da operação. Dessa maneira, evita-se fraudes e facilita a correção de possíveis inconsistências.  

Por fim, é imprescindível que o sistema para clínica médica realize diariamente backups automatizados, contando com criptografia e certificado digital para garantir ainda mais segurança aos dados arquivados.

 

Evite glosas

Como um software médico funciona

Um software médico pode ser tanto um sistema desktop, quanto um sistema em nuvem. A segunda opção garante mais segurança e modernidade nos processos, pois tudo fica arquivado na nuvem, sem ocupar espaço de armazenamento no computador. 

Dessa forma, basta apenas uma conexão com a internet para fazer login no software e ter acesso aos dados arquivados. Ou seja, não é necessário fazer nenhum tipo de instalação, apenas entrar no site do sistema e preencher os campos de acesso. 

Após a contratação de um sistema para clínica, já é possível começar a utilizar. Para usuários iniciantes, a empresa fornecedora do software presta um atendimento completo para explicar como todas as funcionalidades contratadas funcionam, facilitando os primeiros passos. 

Feito isso, o gestor já pode orientar a equipe e dar início à melhora da gestão da empresa, utilizando funcionalidades modernas e totalmente automatizadas, garantindo maior satisfação dos pacientes.

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Quer saber mais sobre como escolher o software ideal para sua empresa? Acesse o conteúdo “saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica” e tire suas dúvidas.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.