Saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica

Saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica

Com o avanço da tecnologia, tornou-se mais fácil realizar todos os tipos de tarefas no dia a dia, inclusive a gestão de um negócio. No caso de empresas da área da saúde, é quase impossível imaginar uma gestão bem feita sem o auxílio de um sistema para clínica

Porém, é preciso analisar muito bem antes de escolher um sistema para clínica que cuida da gestão, pois é necessário que ele cumpra com o que promete, oferecendo funcionalidades eficientes e fáceis de utilizar. A escolha errada de um sistema pode prejudicar a reputação da empresa e, consequentemente, a imagem do médico à frente do negócio. 

Para te ajudar a evitar isso, preparamos esse conteúdo, que orientará você a escolher o melhor software médico online para a sua clínica. Boa leitura!

Conheça bem as necessidades da sua clínica

O primeiro passo para escolher um sistema para clínica eficiente é conhecer as necessidades da empresa. Assim, é importante analisar junto de toda a equipe quais os principais pontos que devem ser melhorados. 

Por exemplo, está difícil manter um relacionamento duradouro com os pacientes? Escolha um software médico que ofereça funcionalidades focadas na melhoria dessa comunicação, como o envio de mensagens automatizadas com lembretes sobre as consultas.

Caso as necessidades estejam relacionadas à gestão financeira da empresa, opte por um sistema que ofereça um controle completo, que inclua emissão de notas, boletos, faturamento de guias, controle de contas a pagar e receber, controle de repasses médicos, entre outras funcionalidades importantes.

Após definir quais as necessidades da clínica, é hora de pesquisar qual software médico online tem mais sintonia com a realidade da empresa, evitando o risco de precisar trocar o sistema da clínica depois. Nesse momento, tire todas as dúvidas e conheça a fundo as funcionalidades que todas as opções de software para clínica oferecem.

sistema para clínica

Desvende as funcionalidades do sistema para clínica

Desvendar as funcionalidades de um sistema para clínica médica significa pesquisar a fundo tudo que o software tem a oferecer. Para isso, acesse o site e as redes sociais do sistema que você se interessou. Busque por avaliações feitas por outros profissionais, tanto em comentários nas páginas do Facebook e Instagram, como em comentários deixados no Google.

Além disso, converse pessoalmente com outros profissionais que já utilizam determinados softwares médicos e tire dúvidas sobre o uso da ferramenta. Mas vá a fundo, entre em contato com a empresa responsável pela tecnologia e solicite mais informações. Com toda certeza a equipe de vendas irá te atender da melhor forma e te explicar detalhadamente como o sistema funciona. 

Hoje, algumas funcionalidades são essenciais para a gestão da clínica médica e é imprescindível que todo software de qualidade as possua, garantindo melhora na qualidade dos serviços e no desempenho da equipe. 

A seguir, conheça mais sobre essas funcionalidades essenciais e o que elas precisam oferecer para realmente serem eficazes.

Agenda médica online

A agenda médica online é uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais da saúde. Com ela é possível organizar horários e procedimentos de forma muito mais prática, facilitando a vida da secretária da clínica, do médico e também do próprio paciente. 

Com a agenda médica 100% digital, seus pacientes agendam, confirmam, pagam e cancelam suas consultas totalmente online. Em alguns softwares, após o cliente realizar o agendamento, o sistema atualiza a agenda médica automaticamente. 

Além disso, imagine que surgiu um imprevisto e todos os agendamentos dos próximos dez dias precisam ser alterados para o mês seguinte. Com a agenda médica online, é possível filtrar um grupo de pacientes por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações que desejar. Assim, o que antes levava tempo, pode ser resolvido em poucos cliques. 

Em alguns casos, a ferramenta de agenda médica vai além e mais do que organizar horários e procedimentos, também envia, automaticamente, mensagens para os clientes agendados, com lembretes da data e horário da consulta. Quando alguém confirma a presença, o sistema atualiza a agenda sozinho. No caso daqueles que não puderem comparecer, a clínica é avisada com antecedência e é possível encaixar outro paciente, evitando buracos na agenda do médico. 

agenda médica online

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é outra ferramenta essencial para o dia a dia de todo médico. Por isso, na hora de escolher um sistema para clínica médica, é essencial que ele conte com esse recurso.

Diferente do papel, o prontuário eletrônico não sofre com a ação do tempo, mau armazenamento, acidentes ou furtos, pois tudo é arquivado de forma digital. 

Outro benefício do prontuário eletrônico é que todas as informações podem ser facilmente acessadas. Ou seja, deixa de ser necessário perder horas folheando folhas e mais folhas de prontuários de papel. Com uma ferramenta digital, basta alguns cliques para encontrar as informações desejadas. 

Esse recurso é útil para todos os profissionais da saúde, incluindo médicos, esteticistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dermatologistas, oftalmologistas, cirurgiões, cirurgiões plásticos, clínicos gerais, geriatras e dentistas.

Saiba mais sobre os benefícios do prontuário eletrônico acessando o conteúdo Prontuário eletrônico do paciente: por que minha clínica deve utilizá-lo?

Business Intelligence para clínicas

Sem dúvidas, um software médico completo conta com o processo Business Intelligence (BI) para auxiliar na gestão da clínica médica. 

Por meio desse processo orientado pela tecnologia, é possível coletar, armazenar e analisar todos os dados relevantes para a empresa, criando relatórios completos e fáceis de entender. Assim, fica fácil tomar decisões para o futuro da empresa, sem medo de errar.

Caso você ainda não conheça o método BI e não sabe como ele pode ajudar sua clínica a alcançar melhores resultados, acesse o conteúdo Business Intelligence: como fazer um relatório para clínicas e entenda mais sobre o assunto. 

Saiba como o sistema para clínica cuida da segurança dos dados

Após conhecer as funcionalidades que o software médico online oferece e ter a certeza de que ele conta com tudo que você precisa para fazer a gestão da clínica, é extremamente importante garantir que ele também cuidará da segurança dos dados arquivados. 

Para isso, certifique-se quais os tipos de segurança que o sistema possui. Hoje, softwares que contam com suporte na nuvem são preferência para a maioria dos profissionais da saúde. 

De acordo com pesquisa feita pela Accenture em 2020, 97% dos líderes do setor da saúde estão utilizando recursos baseados em nuvem. Entre os benefícios que eles buscam alcançar com essa tecnologia, 60% citaram o aumento da segurança. 

Além da nuvem, é importante que o sistema de gestão médica ofereça outras garantias de segurança, como controle dos níveis de acesso de cada usuário e a realização de backups. Softwares que oferecem, de forma automatizada, rotinas diárias de backup, garantem maior proteção aos dados. Por fim, certifique-se que o software utiliza criptografia e certificado SSL. 

Sistema de gestão para clínicas

Conheça o Clínica nas Nuvens

Agora que você já sabe o que observar na hora de escolher um software médico para sua clínica, que tal conhecer o Clínica nas Nuvens?

Além de oferecer todas as funcionalidades necessárias para uma gestão eficiente de clínicas e consultórios, ele garante segurança total dos dados arquivados. 

A diretora geral da Master Health Cirurgia Plástica, Susete Moreno já utiliza e aprova. “O sistema Clínica nas Nuvens simplificou nossos processos, consolidando, em uma única ferramenta, as atividades do call center, atendimento, agendamento, orçamentos e contratos com os pacientes. Com isso, otimizamos, principalmente, nossas rotinas financeiras.”

Faça como ela e outros mais de 12 mil usuários, confie no Clínica nas Nuvens para fazer sua empresa crescer e manter sua reputação em alta. Confira outros depoimentos de profissionais que utilizam o sistema em suas clínicas.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se