10 recursos para manter o controle financeiro da clínica

10 recursos para manter o controle financeiro da clínica

Para manter o controle financeiro da clínica você precisa focar em uma série de questões que demandam atenção e disciplina. Esta determinação, somada ao auxílio da tecnologia, fará com que sua clínica esteja sempre em evolução e preparada para eventualidades. 

Neste conteúdo, vamos trazer dez recursos de software de gestão que ajudam no controle financeiro da clínica e podem fazer com que seu negócio tenha melhores resultados e aumento de lucratividade.

1. Contas a pagar e receber

Um dos tópicos que precisam ser levados em conta diante do controle financeiro da clínica, é justamente a parte do contas a pagar e receber. É preciso ficar de olho para não cometer erros que possam custar caro.

A saúde financeira da sua clínica tem como base a análise do contas a pagar e receber. Por isso, invista em um software de gestão para fazer a gestão do que entra através das vendas, consultas ou procedimentos e o que sai, através dos pagamentos de funcionários, fornecedores, equipamentos e outras coisas. 

2. Controle de repasses e comissões

O controle financeiro da clínica também se constitui diante da gestão dos repasses e comissões dos profissionais que atuam no seu ambiente de trabalho. Um software de gestão pode ajudar muito nesse sentido. 

Com ele, a parte de controle de repasses e comissões, pode ser controlada de forma organizada. E, ainda, comandando todos os comissionamentos sobre exames e serviços realizados ou procedimentos efetuados. Isso vai colaborar muito para que sua clínica esteja sempre bem ajustada financeiramente.

Sistema de controle financeiro para clínicas

3. Dados do fluxo de caixa em tempo real

O fluxo de caixa envolve o dinheiro que a empresa possui em caixa, o que entra e sai, e como ele é distribuído, investido ou gasto. É um ambiente que requer sabedoria, parcimônia e, claro, inteligência para investir na tecnologia certa, a fim de manter o controle financeiro da clínica. 

Dependendo do cenário no fluxo de caixa, se faz necessário investir mais em determinado projeto e, para isso, é preciso retirar um valor do caixa. Com um software de gestão, você sabe o que a clínica tem a pagar e receber no dia, no mês e no ano, para tomar as decisões certas e não comprometer as finanças.

4. Nota fiscal de produto e serviços

Sua clínica precisa emitir nota fiscal eletrônica para os pacientes, seja na venda de produtos ou serviços. Diante disso, é elementar que você tenha um software de gestão para um melhor controle financeiro da clínica.

O software certo configura os impostos e emite a nota fiscal automaticamente. Além disso, você consegue ter integração com os serviços web das prefeituras, a fim de agilizar os processos e as emissões das notas. Tudo isso integrado ao contas a pagar e receber.

gestão de orçamentos na clínica

5. Renegociações de dívidas

Renegociações de dívidas é sempre uma questão delicada, que precisa ser pensada e feita com os pés no chão. Você precisa analisar e estruturar um caminho para que as contas sejam pagas.

Utilizando um software de gestão de clínicas, você consegue fazer um plano de pagamentos para os pacientes que estão em atraso e, assim, simplificar o parcelamento dos valores que estão pendentes.

Além disso, você também pode inserir os juros e as multas com total facilidade, na sua renegociação dos títulos. As possibilidades de agilizar e otimizar o trabalho da equipe são diferenciais que só um bom software de gestão pode oferecer para sua clínica.

6. Controle de estoque integrado com o financeiro

Controle de estoque é básico para manter o controle financeiro do seu negócio. Utilizando um software de gestão você consegue integrar o controle de estoque com o financeiro, acelerando as demandas e diminuindo o trabalho da equipe. 

Além disso, o sistema é ótimo para planejar compras, organizar pedidos e fazer o acompanhamento da movimentação dos itens. E você também pode personalizar alguns grupos de produtos, tipos de movimento e unidades de medida, além de ter controle dos lotes.

7. DRE

O Demonstrativo de Resultados de Exercício (DRE), que é basicamente um relatório explicitando se a clínica gera lucro ou prejuízo, pode ser feito de forma muito mais dinâmica com o uso de um software médico de gestão.

Fica muito mais fácil mostrar as operações financeiras que foram realizadas em determinado momentos. Além disso, também se torna mais prático controlar o lucro, despesas e investimento da sua clínica.

8. Descontos por usuário

Um outro recurso muito interessante que sua clínica pode ter ao utilizar um software para clínicas, é o desconto por usuário. Com o sistema, você pode padronizar e controlar vários níveis de descontos. 

Além disso, o sistema tem uma ferramenta prática e segura, para criar o percentual de desconto que cada um dos usuários pode conceder aos seus pacientes. 

Software para clínicas

9. Cálculo de juros para parcelamento

Calcular os juros para parcelamento das contas dos pacientes é um processo que, manualmente, pode demorar e ser passível de erros. Agora, com um software de gestão para clínicas, o processo fica mais fácil e seguro.

O sistema para clínicas certo tem ferramentas para gerar os cálculos dos juros dos parcelamentos. Tudo fica muito mais ágil, prático e faz com que a clínica ganhe mais tempo para focar em outras coisas e, consequentemente, tenha mais lucro.

10. Criação de orçamentos integrado ao contas a receber

Os sistemas para clínicas possuem recursos para criação de orçamentos que agilizam muito todo o ambiente de trabalho. É fácil de criar e você pode enviar em pouquíssimo tempo para seus pacientes.

Além disso, você pode oferecer diversas opções de orçamento, pois é prático de criar e enviar. Assim, seus pacientes podem escolher quais os melhores procedimentos e qual a melhor forma de pagar.

E ainda, você pode ficar acompanhando se o orçamento foi aprovado ou não, e, em seguida, pode conectá-lo com a parte de agendamento. Por fim, é possível integrar o orçamento de forma automática com a parte do contas a receber. 

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se