Marketing Médico: Como Fazer e Quais as Limitações Legais?

Marketing Médico: Como Fazer e Quais as Limitações Legais?

O marketing médico pode fazer a sua clínica se manter bem no mercado e, além disso, crescer surpreendentemente. Bacana, não é mesmo? 

Nós também achamos o assunto muito relevante e, por isso, resolvemos trazer todas as dicas para você divulgar seus serviços. Mas, claro, tudo dentro das limitações legais. 

Quer entender tudo isso melhor? 

Então, continue a leitura! 

Mais pessoas podem conhecer o seu atendimento médico. Conte com a ajuda da Clínica nas Nuvens para isso!

O Que é Marketing Médico?

o que é o marketing médico

O marketing médico é desenvolver e ofertar valor em espaços de cuidado com a vida humana. 

De acordo com Philip Kotler, norte-americano especialista no assunto, a palavra marketing significa:

“a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo”. 

Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre a importância de fazer uma boa publicização do nosso produto valioso.

Qual a Importância do Marketing Médico?

Depois de entender o significado da teoria, precisamos falar sobre a importância disso tudo. 

O marketing para médicos e outros profissionais da área da saúde é fundamental, uma vez que permite entender melhor as necessidades dos pacientes. 

Com isso, também há mais caminhos para personalizar e aperfeiçoar o atendimento. 

O bom tratamento, por sua vez, aumenta a sensação de satisfação e gratidão dos pacientes, que podem voltar à clínica sempre que precisarem. 

Mais do que isso, essas pessoas também se tornam meios de comunicação para dizer o quanto o seu consultório ou clínica é excelente. 

Percebe como é um efeito cascata?

Como Fazer Marketing Médico?

como fazer marketing médico

Agora que você já sabe o que é marketing médico e qual a importância disso, confira como colocar as estratégias em ação: 

Defina Seu Público-Alvo

O público-alvo é o perfil majoritário de pessoas que procuram os seus serviços. 

Para saber quem exatamente são esses seres, é possível fazer pesquisas com quem é atendido em sua clínica. Pergunte a idade, profissão, problemas e expectativas dos pacientes.  

Se você já tiver um site, também dá para captar algumas informações, como gênero e faixa etária mais comum, por meio do Google Analytics (ferramenta de marketing digital). 

Tenha Uma Identidade Visual

Sabe aquele velho ditado de que: “uma imagem vale mais do que mil palavras?” Em muitos contextos do dia a dia, isso se aplica bastante. 

Existem marcas que conseguem escolher uma cor ou criar um logotipo muito marcante. Vale testar isso para a sua clínica! 

As pessoas realmente costumam ver as imagens, cores e imediatamente associar a determinadas empresas. 

Nesse processo, também é bacana explorar o conceito de psicologia das cores. Claro, dê prioridade para tons que transmitam a ideia de saúde, acolhimento e bem-estar. 

Avalie a concorrência

Ter vantagem competitiva é muito importante para qualquer empresa. Para um profissional de saúde isso também não poderia ser diferente.

Monitorar os passos da concorrência permite ao médico encontrar oportunidades e tendências da área.

Além disso, é possível encontrar possíveis melhorias internas a partir da visualização do marketing concorrente. 

A análise de SWOT inclui os pontos externos de uma empresa, e não por acaso. 

Identificar influências como Oportunidades e Ameaças no ambiente externo pode melhorar significativamente o posicionamento da empresa no mercado.

Uma boa avaliação da concorrência também pode auxiliar a definir o preço da consulta e possíveis promoções. 

Resumidamente, a análise de concorrência faz toda a diferença no marketing médico e nas decisões estratégicas.

Construa Um Site

É impossível negar que a tecnologia invadiu e trouxe benefícios às nossas vidas. Para o marketing médico, ela pode ajudar demais. 

Afinal, por meio de um site bem desenvolvido, dá para divulgar os serviços de uma maneira mais abrangente e completa. 

Aproveite para colocar informações sobre a história da clínica, experiência dos profissionais, serviços disponíveis, valores, etc. 

Faça Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a criação de informativos (textos, imagens, vídeos, infográficos, e-books) com dados e dicas importantes para o seu público-alvo. 

Os mais variados assuntos podem ser abordados, já a divulgação é viável em blog, redes sociais ou no próprio site da empresa. 

Aposte em uma estratégia de Marketing Digital

Com um bom marketing de conteúdo, é possível iniciar uma estratégia de Inbound Marketing para médicos. 

Não é novidade que todos estão conectados muitas horas do dia. Em 2018, o brasileiro passava cerca de 9h14min por dia.

Por isso as estratégias de marketing digital aumentam os resultados de todos os tipos de empresa, incluindo as clínicas médicas.

Desta maneira, é possível atingir um novo público ao desenvolver uma de jornada de funil e um processo completo de marketing digital.

Esse processo de jornada consiste em atrair, converter, vender e até mesmo fidelizar os pacientes. 

Tudo isso com o auxílio do meio digital, envio de e-mails, coleta de dados e outros meios que ajudem com ações que impactem o paciente positivamente.

O resultado é que ao adquirir seus serviços, os clientes já conhecerão muito mais a clínica, já que terão um primeiro contato de forma digital.

Além disso, será possível oferecer oportunidades como descontos e promoções de forma específica aos clientes, atendendo suas expectativas no momento adequado.

Invista em Links Patrocinados

Você já ouviu falar em links patrocinados? Eles são anúncios que aparecem em páginas de resultado do Google ou nas redes sociais (no feed de notícias ou, ainda, em stories). 

Dá para você fazer esse investimento (por meio de agências ou profissionais autônomos da área) e, então, ter os seus serviços divulgados. 

Conheça as ferramentas de marketing para clínicas e consultórios da Clínica nas Nuvens e fortaleça a sua comunicação com o paciente!

Sistema para clínica

Invista em Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é um processo completamente voltado para a relação com os pacientes, promovendo uma experiência satisfatória.

Investir nessa estratégia significa ir além da atração, no momento de gerenciar clientes. Isso porque com uma boa estratégia de relacionamento, a clínica passa a reter muito mais os pacientes que já possui.

Além disso, o chamado “marketing boca a boca” é muito favorecido, pois pode melhorar a popularidade da empresa e atrair novos pacientes. 

Implemente o E-mail Marketing

O e-mail marketing compõe a estratégia de Marketing Digital. Esse meio de comunicação com o cliente pode ser a chave para anunciar novidades, melhorar o relacionamento e o marketing médico.

Essa estratégia também é fundamental para a construção de um Inbound Marketing para médicos, já que promove maior interação e conversão de leads.

Sendo assim, é fundamental construir e otimizar esse canal de contato com os pacientes. Trata-se de uma forma simples de criar vínculos e melhorar a troca de informações do serviço.

4 dicas infalíveis para melhorar o marketing da sua clínica

Para construir um bom relacionamento com o cliente, separamos também algumas dicas para o marketing de uma clínica. Acompanhe:

1. Utilizar o marketing em mídias sociais

Agenda médica online

Interagir com o paciente pelas redes sociais é uma forma simples e de baixo custo para promover sua clínica. 

Adotar postagens que conversem com seu público, sem entonar ou direcioná-lo a venda é uma ótima forma de se aproximar. 

Para desenvolver uma presença nas redes sociais é importante programar as postagens a partir de um calendário, e definir temas relevantes. 

Não se esqueça de sempre interagir com sua audiência, respondendo comentários e mensagens. 

2. Conheça bem as necessidades dos pacientes da sua clínica

Entender como está a opinião dos pacientes sobre sua clínica é fundamental para melhorar o serviço.

Por isso, para conhecer as necessidades do cliente, busque questioná-lo ao longo da consulta. 

As pesquisas de satisfação também são uma forma excelente de entender as reclamações e elogios, para otimizar o serviço oferecido.

As mídias sociais também são excelentes para esse papel, já que a partir delas, os clientes podem dar feedbacks. 

3. Inscreva os médicos da clínica em eventos

A participação dos profissionais em eventos trata-se de uma oportunidade excelente de demonstrar conhecimentos. 

Assim, os profissionais fortalecem sua autoridade nas respectivas áreas e ganham popularidade para a organização. 

Desta forma, promover participações onde possíveis pacientes se encontram aumenta a confiança na clínica em questão.

4. Não se esqueça de oferecer uma experiência de qualidade

Sem uma experiência agradável, todo o marketing médico desenvolvido pode ir água abaixo. Vale considerar alguns pontos simples que melhoram a experiência com a empresa:

  • Ambiente organizado e limpo;
  • Atendimento rápido e no horário agendado;
  • Wi-fi na sala de espera;
  • Oferecer alguma bebida enquanto o paciente aguarda a consulta, como café ou água.

Tudo isso contribui para uma experiência positiva para a fidelização do cliente, tornando as demais ações efetivas.

Como fazer marketing médico dentro das regras do Conselho?

marketing médico

As ações de marketing, assim como toda e qualquer outra atividade médica, é regulamentada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

É importante que você esteja atento às diretrizes para não sofrer processos profissionais. 

Então, veja o que NÃO FAZER dentro no marketing médico: 

Não Se Intitule “O Melhor”

O CFM não permite que a classe médica use o termo “o melhor”, independentemente de qual seja o assunto abordado. 

Não Dê Garantia de Resultados

Também não é permitido garantir, para o paciente e seus familiares, que esse ou aquele tratamento trará resultados. 

A divulgação de imagens de “antes e depois” com algum procedimento médico é proibida pelo CFM.

Não Faça Uso da Imagem de Celebridades

Outra proibição é sobre o uso da imagem de pessoas famosas — sem conhecimento sobre a área — para comprovar tratamentos ou, simplesmente, recomendar a sua clínica médica. 

Não dê “Possíveis Diagnósticos”

Qualquer diagnóstico só pode ser dado após consulta com o paciente e investigação dos sintomas, por meio de exames clínicos. 

Sendo assim, não afirme nada sem ter comprovações e certezas. 

Cuidado Com a Autopromoção

O Conselho Federal de Medicina ainda reforça que o exercício da profissão não deve se basear no bem próprio. Ou seja, não faça divulgações para se autopromover. 

As ações devem ser voltadas para o atendimento, acolhimento e tratamento dos pacientes

Conte com o Clínica nas Nuvens para fortalecer seu relacionamento com o paciente por meio do envio de SMS, emails, WhatsApp e mais!

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Fuja do sensacionalismo

Utilizar de informações errôneas, sensacionalistas ou qualquer outro método contraditório, pode comprometer a seriedade de uma clínica.

Além disso, o CFM ressalta ser um dos pontos para atentar-se ao desenvolver o marketing da instituição. 

Sendo assim, busque passar seriedade e evite apelar para aspectos comprometedores que não promovem ética e seriedade.

O que é permitido de acordo com o CFM?

O marketing médico pode ser feito normalmente por redes sociais, com o intuito de passar informações. 

Além disso, artigos e entrevistas com fins educativos são permitidos aos profissionais.

O artigo 5º do Manual de Publicidade Médica também permite anúncios em instituições de saúde, desde que constem as informações:

  • Nome do diretor técnico médico;
  • Sua inscrição no Conselho Regional.

Marketing médico: indicadores para acompanhar

Tendo desenvolvido uma estratégia de marketing médico conforme as normas, é o momento de acompanhar resultados para medir o desempenho do marketing.

Para isso, monitorar os indicadores que listamos é fundamental:

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Para receber um novo paciente será necessário promover um investimento em marketing que o atraia. 

Assim, o CAC mede o valor investido e calcula o investimento necessário para adquirir cada cliente, de forma unitária. O cálculo é feito da seguinte forma:

Investimento em marketing + Investimento em vendas / clientes adquiridos.

É fundamental que o CAC seja menor que o valor do serviço oferecido para que a clínica não tenha prejuízos. Por isso, esse monitoramento deve ser constante.

Retorno sobre investimento (ROI)

Esse indicador é muito importante para a avaliação do nível de retorno que a clínica terá com o investimento em marketing médico.

A partir dessa métrica é possível avaliar os canais utilizados e entender se estão promovendo benefícios ou não. O cálculo é feito da seguinte maneira:

Receita – Custo / Custo

O resultado representa o número de vezes que a receita foi multiplicada a partir do investimento. 

Pesquisa de satisfação do paciente

Além das métricas financeiras, as pesquisas de satisfação são muito importantes e precisam ser acompanhadas.

Desta maneira, é possível entender se as medidas adotadas para a experiência do paciente foram efetivas, e se o serviço está adequado.

Caso o índice apresente oscilações, pode ser um momento propício para avaliar o que interferiu de forma significativa na experiência do usuário. 

satisfação marketing médico

Conclusão

Nós não temos dúvidas de que, a partir das cinco dicas que mostramos aqui, você poderá começar e fortalecer o seu marketing médico! 

Vale lembrar, ainda, que todas as decisões e práticas precisam ser focadas na melhor experiência dos pacientes. 

Tudo pronto para começar, então? 

Se você quiser saber mais informações e dicas sobre gestão de atendimento à saúde, continue aqui no blog Clínica nas Nuvens

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