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Confira dicas práticas sobre como definir o preço da consulta

Confira dicas práticas sobre como definir o preço da consulta

Depois de longos anos investindo nos estudos e no trabalho, chega a hora aguardada por muitos médicos: montar a própria clínica ou consultório. Nesse momento, alguns desafios estão presentes, sendo que um deles é lidar com o setor financeiro.

A grande dúvida que muitos têm é: como definir o preço da consulta? Isso requer a análise de diversos fatores relacionados com o mercado econômico e com o próprio empreendimento.

Pensando nisso, levantamos uma série de dicas que vão auxiliar na definição realista e lucrativa do preço ideal para cobrar em uma consulta. Confira!

Analise a concorrência

Antes de olhar para o próprio negócio, é importante considerar os demais estabelecimentos envolvidos no mercado. Fazer uma análise da concorrência representa, então, o primeiro passo para estimar o valor a ser cobrado.

Para isso, não deixe de considerar os serviços oferecidos pelos demais locais, bem como o preço cobrado por cada um deles. Essa medida é importante para que seu negócio seja competitivo, não estando aquém ou além do que é cobrado por serviços semelhantes.

Valorize seus diferenciais

Depois de olhar para os demais empreendimentos, chega o momento de olhar para a sua clínica e, principalmente, para suas especificidades e seus diferenciais. A princípio, analise os aspectos físicos, como localização e estrutura do local.

Depois disso, considere os processos envolvidos, ou seja, os serviços que serão oferecidos. Veja o seguinte exemplo: imagine que, em sua clínica, sejam realizados diversos procedimentos rotineiros, mas que um deles não é feito por nenhum outro local na cidade. Portanto, você já sabe em quais determinar um valor competitivo e qual valorizar pelo serviço, certo?

Além do âmbito físico e de processos, não se esqueça de reconhecer a capacitação e os diferenciais dos profissionais que comporão a equipe de colaboradores.

Considere os custos mensais

Agora, a visão é estritamente voltada para o aspecto financeiro: chegou a hora de fazer um levantamento dos custos mensais da clínica. Primeiro, considere os custos fixos, como os salários dos funcionários e o aluguel do espaço.

Depois disso, faça uma estimativa dos custos variáveis. Isso inclui os produtos e equipamentos que devem ser comprados periodicamente, bem como as contas mensais, seja de água, seja de energia, seja de telefone, dentre outras.

É importante que essa estimativa seja realista a fim de não supervalorizar ou deixar o preço em uma margem muito inferior ao que realmente é necessário, visto que todos esses fatores impactam a lucratividade.

Defina a meta de lucro

Falando em lucro, esse aspecto também não deve ser esquecido. Após considerar os fatores mencionados, é preciso saber quais são suas expectativas, refletidas no quanto você quer lucrar com o empreendimento.

A resposta para isso é pessoal e também exige bom senso, com o mesmo intuito visto previamente de manter seu negócio dentro dos padrões de realidade encontrados no mercado.

Assim como sua expectativa é importante, a análise do público-alvo se mostra fundamental. A partir daí, é possível definir o preço mais competitivo e justo diante de tantos fatores envolvidos.

Definir o preço da consulta realmente exige uma análise econômica e de mercado, crucial para colocar sua clínica em um patamar ideal de competição com os demais empreendimentos. Você se perdeu no meio de tantos números? Não deixe de investir em um software médico, visto que ele concentra informações importantes sobre estoque, consultas e demais custos, viabilizando uma melhor gestão financeira para seu negócio.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.