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Por que a confirmação de consulta é um diferencial para sua clínica?

Por que a confirmação de consulta é um diferencial para sua clínica?

Em certos períodos, a falta de pacientes pode até ser um problema comum para a maioria das clínicas. Contudo, isso não significa que não seja necessário tomar medidas para melhorar essa situação. A confirmação de consulta, por exemplo, pode ser uma ótima forma de evitar que esse tipo de comportamento ocorra com frequência.

Afinal, além do grande problema financeiro que a desistência de pacientes traz para a clínica, ainda é preciso lidar com o desperdício de tempo e de produtividade dos funcionários.

Para ajudar você a entender melhor como a confirmação de consulta pode auxiliar a sua clínica, neste texto vamos apresentar algumas dicas sobre esse assunto. Confira!

Como funciona a estratégia de confirmação de consulta?

Para se prevenir contra a desistência de clientes, a confirmação de consulta é uma tática que consiste em uma série de estratégias para antecipar a chegada do paciente. Nesse sentido, por meio do contato prévio é possível saber se ele comparecerá à consulta ou se pretende remarcá-la. É importante saber que, tendo isso como objetivo, a clínica pode utilizar diferentes opções de comunicação, como contato por telefone, por e-mail, por SMS etc.

Por que ela pode ser um diferencial para a clínica?

Utilizar essa estratégia oferece diferentes benefícios para o desempenho da clínica como um todo. Isso acontece porque, ao confirmar a consulta, os funcionários obtêm mais controle sobre a rotina, principalmente em relação à sua disponibilidade. Assim sendo, o tempo de espera até o paciente chegar pode ser aproveitado para adiantar o atendimento de novos pacientes ou, até mesmo, antecipar alguma operação administrativa da clínica. Isso acaba auxiliando também na economia financeira.

Quais são os melhores métodos para a confirmação de consulta?

Existem algumas estratégias que podem melhorar o alcance e a agilidade da confirmação de consulta. A seguir, vamos ver os principais.

Tenha um padrão para o contato

Ter um horário padrão para entrar em contato com o cliente para confirmar a consulta é muito interessante. Nesse sentido, ele dependerá da disposição da sua clínica, mas o recomendado é que seja, pelo menos, até o dia anterior da consulta.

Sinta-se livre para escolher a melhor maneira de entrar em contato e fique atento para o perfil de seus pacientes, especialmente no que se refere a em quais meios (telefone, SMS, e-mail) é mais fácil que eles respondam.

Otimize o atendimento

Para ajudar na organização dos atendimentos da sua clínica, pensar em gerenciar a agenda para facilitar os horários da consulta é a dica. O objetivo é fazer uma alternância em relação aos pacientes de retorno e de primeiro atendimento, utilizando dois horários por dia. Em um dia, as novas consultas são feitas primeiro, em outro, são as do paciente de rotina. Assim, sobra mais tempo para outros tipos de atendimento.

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Utilize softwares para agilizar o atendimento

A tecnologia deve ser uma boa aliada para realizar a confirmação da consulta. Nesse caso específico, há uma série de ferramentas que podem ajudar. Softwares especializados em atendimento que oferecem automatização de processos e diferentes possibilidades — como agenda, prontuário eletrônico e até controle financeiro — são ótimos nesse momento. Um exemplo é o nosso software Clínica nas Nuvens, que, além de oferecer todas essas funcionalidades, disponibiliza uma excelente interface online.

Aqui, falamos como é importante implementar a estratégia de confirmação de consulta em sua clínica. Dessa forma, torna-se possível evitar o alto índice de cancelamentos e ajudar no gerenciamento da sua agenda e das suas finanças.

Caso esteja precisando de um software para gerenciar os processos do seu consultório, dê uma olhada no Clínica nas Nuvens. Clique aqui e conheça mais sobre o nosso aplicativo!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.