Como fazer a gestão da sala de atendimento de forma eficiente? Descubra!

Como fazer a gestão da sala de atendimento de forma eficiente? Descubra!

Quando se fala em sala de atendimento médico, um dos maiores pesadelos dos pacientes é o atraso da consulta. Imagine um ambiente lotado, com horários atrasados e usuários insatisfeitos. Você não deseja esse cenário para a sua clínica, certo?

Para isso, é importante a adoção de medidas que viabilizem a otimização do tempo. Isso vai desde um planejamento estratégico bem elaborado até a implementação de softwares de gestão com ferramentas auxiliares.

O primeiro passo é entender a importância da otimização e, em seguida, analisar o que pode ser adotado pela clínica. Continue a leitura!

Entenda a importância da otimização do tempo

Quando se trata da otimização do tempo, o primeiro impacto acontece nos pacientes. Ao firmar um compromisso em determinado horário, é esperado que ambas as partes possam cumprir com isso, sem atrasos significativos.

Portanto, se a clínica não se organiza internamente, o impacto direto é na experiência do paciente, que fica prejudicada. A consequência disso é a menor possibilidade de fidelização, iniciando, então, os prejuízos para a clínica.

Além de influenciar a cartela de pacientes fidelizados, essa situação causa um impacto financeiro maior: alguns usuários podem desistir de esperar, outros podem não retornar e, pior, uma agenda que seria bem estabelecida torna-se refém da falta de organização diária.

agenda médica online

Saiba como isso pode ser feito na sala de atendimento

Antes de pensar no atendimento em si, é importante pensar no agendamento. É uma tarefa da gestão entender quais são os colaboradores disponíveis para atendimento, quais são os dias e horários que eles disponibilizam e quanto tempo, em média, dura cada serviço.

A partir daí, a agenda pode ser montada, e os horários, disponibilizados. É importante manter alguns minutos vagos entre uma consulta e outra, a fim de ser uma válvula de escape, caso haja alguma eventualidade em determinado momento. Dessa forma, é evitado que um único atraso cause um impacto significativo no decorrer do dia.

Com essas medidas, já é reduzida a chance de manter uma sala de espera lotada. Mas e o atendimento, como pode ajudar? Nesse momento, a tecnologia entra em ação proporcionando, para os colaboradores, painéis de chamada, prontuário eletrônico e demais ferramentas que poupam o tempo.

Descubra como a tecnologia torna-se uma aliada

Conforme dito, os recursos tecnológicos tornam-se importantes aliados na otimização do tempo. A princípio, podem viabilizar a estruturação da agenda, além de permitir que o agendamento seja feito online. Porém, mais que isso, as ferramentas também são utilizadas dentro da sala de consulta. Por meio de painéis eletrônicos, cada paciente que aguarda por um serviço pode ser chamado, sem exigir movimentação de colaboradores.

Além disso, utilizar prontuários eletrônicos evita toda a busca física no arquivo do paciente, a qual exige tempo. Mais que oferecer praticidade, o registro eletrônico centraliza as informações em um lugar só, evitando que sejam coletadas repetidas vezes.

Concluímos, enfim, que a otimização do tempo deve ser implementada nos diversos setores da clínica, desde a recepção até a sala de atendimento. Isso mostra o cuidado e o preparo que a administração do local tem ao realizar o planejamento de processos, oferecendo maior comodidade e bem-estar para os pacientes. Uma clínica que não consegue gerir bem o tempo demonstra despreparo e direciona-se para o fracasso, seja financeiro, seja na fidelização.

Gostou do nosso conteúdo? Então, siga-nos nas nossas redes sociais e acompanhe as próximas publicações! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se