O que fazer para reduzir o tempo de espera no consultório?

O que fazer para reduzir o tempo de espera no consultório?

Demorar para ser atendido é uma das maiores queixas dos pacientes em consultórios. A espera é estressante, e isso pode contribuir para que eles não optem mais por aquele consultório. O “fator espera” pode acabar provocando danos à reputação do estabelecimento. Como agir, então, para reduzir o tempo de espera no consultório?

Softwares e aplicativos vêm sendo utilizados por médicos e outros profissionais da saúde nesse sentido. Os programas ajudam você a se organizar, agendar e confirmar consultas e muito mais. Saiba mais sobre essa e outras soluções para diminuir o tempo de espera dos seus clientes!

Invista na pontualidade para reduzir o tempo de espera no consultório

Ser pontual é essencial para quem pretende fidelizar pacientes. Por outro lado, os atrasos podem fazer você perdê-los. Então, certifique-se de que os horários sejam sempre levados à risca. Converse com seus colaboradores sobre a necessidade da pontualidade, de modo que isso seja uma das prioridades da empresa.

É possível administrar as jornadas dos colaboradores por meio de ferramentas automáticas de gestão. Além disso, estimule os colaboradores a desenvolver boas práticas de produtividade.

Realize uma boa análise do fluxo de pacientes

Em primeiro lugar, é preciso ter uma noção exata de qual é o fluxo de pacientes em seu consultório. Em que período ele é mais intenso? Qual especialidade ou serviço exige mais tempo? Por quanto tempo, em média, as pessoas esperam? Esse levantamento vai servir de base para ajudar você a reduzir o tempo de espera no consultório.

Analise esse conjunto de dados a fim de entender como é a rotina do seu negócio. Afinal, não é sempre que a simples observação será suficiente para responder tudo isso. Portanto, invista em levantamentos que sejam objetivos e claros.

agenda médica online

Promova treinamentos para os colaboradores

Atender a públicos variados não é fácil. Afinal, como lidar com pacientes, mantendo bons diálogos com eles e dando-lhes toda a atenção necessária? São questões fundamentais para satisfazer o seu público e melhorar o atendimento.

Desse modo, invista em treinamentos e capacitação dos colaboradores, o que inclui palestras e cursos. Consequentemente, haverá melhorias tanto no atendimento quanto no tempo de espera. Uma boa dica é contratar pessoas com ótimas habilidades para lidar com o público.

Utilize a tecnologia para agilizar seu dia a dia

É possível reduzir o tempo de espera no consultório por meio da tecnologia. Assim, sobra mais tempo para você se dedicar ao atendimento do paciente. Esses softwares certamente vão facilitar a sua vida. Confira!

1. Assuma o controle do tempo de espera

Ter clientes satisfeitos é a meta de todo serviço de atendimento. Por isso, o tempo que sua empresa leva para atender um paciente precisa ser bem administrado.

O sistema Clínica nas Nuvens, entre tantas outras funções, oferece ferramentas para controlar bem essa questão. Ele gerencia e registra o tempo levado pelo paciente para ser atendido, desde o momento de sua chegada até a hora da consulta com o médico.

2. Confirme as consultas por e-mail, SMS e WhatsApp

Os custos do não comparecimento dos pacientes são altos. Por isso, criamos uma ferramenta para o paciente confirmar seu agendamento. Por meio dela, um link é enviado por e-mail no dia, lembrando-o do compromisso.

A ferramenta também permite a confirmação por meio de SMS e WhatsApp, o que ajuda a diminuir gastos com ligações para confirmar consultas e evita prejuízos em função de horários sem atendimento.

3. Facilite a função do painel de chamadas

A chamada do paciente no consultório tem de ser facilitada e automatizada. O Clínica nas Nuvens oferece um sistema de chamada que utiliza um ou mais monitores, funciona por ordem de chegada ou agendamento e é integrado ao nosso software para clínicas. Isso permite o gerenciamento das filas e facilita o controle dos atendimento.

O tempo de espera pode influenciar positiva ou negativamente na avaliação da experiência dos pacientes. Isso impacta na possibilidade de ele retornar ou não à sua empresa. Porém, seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá reduzir o tempo de espera no consultório.

Sistema para clínica

Gostou de nossas dicas para cada vez mais melhorar o atendimento aos seus clientes? Entre em contato agora mesmo com a gente e conheça melhor o sistema médico Clínica nas Nuvens!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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