Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como administrar corretamente o capital de giro de clínica médica?

Como administrar corretamente o capital de giro de clínica médica?

Cuidar do capital de giro de clínica médica é essencial para qualquer profissional de gestão, dono de consultório ou profissional liberal da saúde. Não importa o tamanho da empresa: a administração precisa ter a mesma eficiência e organização para que a vida financeira desse negócio funcione corretamente.

Para quem não sabe, capital de giro é o nome dado para todos os tipos de recursos materiais que uma empresa possui — desde o dinheiro até equipamentos, móveis, e tudo mais que tenha valor real em uma organização. Esse capital envolve o que a empresa tem e o que ela gasta também. A partir desse cálculo, sabe-se o valor que gira na economia desse empreendimento em um determinado período.

Nos próximos tópicos você vai entender a importância desse sistema financeiro para uma clínica, além de aprender como administrá-lo da forma correta. Acompanhe!

A importância do capital de giro de clínica médica

A clínica médica deve ser vista como uma empresa, porque é isso que ela é. Tudo que envolve a administração de um negócio deve ser feito também no seu consultório. Por isso, o capital de giro é muito importante.

É ele que vai mostrar a você o quanto a sua empresa tem em termos de receitas e de despesas em um mês, trimestre, semestre ou ano. A partir desses dados que você sabe se a saúde financeira da sua clínica está boa ou não, se precisa cortar gastos ou se pode fazer outros investimentos porque tem dinheiro sobrando.

É difícil chegar a essa conclusão sem o cálculo e a análise do capital de giro, uma vez que as contas ficam na base do achismo — o que pode trazer graves problemas financeiros para o seu negócio.

Como administrar o capital de giro adequadamente

A seguir, você descobre algumas dicas importantes para fazer um bom estudo sobre o capital de giro da sua clínica, consultório ou hospital!

Faça a gestão das receitas e das despesas

Você precisa ter tudo muito bem organizado na sua clínica. Adquira um software ou use uma planilha do Excel para colocar todos os ganhos e os gastos que a empresa possui, desde uma fita adesiva até a compra de computadores. Tudo deve ser detalhado para saber a real situação financeira do consultório.

Jamais gaste mais do que possui

O administrador precisa aprender a trabalhar com o dinheiro que ele tem em caixa. Gastar mais do que tem é um erro primário, que não pode acontecer. Tome bastante cuidado com isso. Só invista se tiver dinheiro suficiente para ter esse gasto a mais.

Escolha bem os empréstimos que for fazer

O empréstimo deve ser evitado de todas as formas, porém, se não tiver outro jeito, aja com calma. Vá em várias instituições financeiras, descubra a que possui os menores juros, as melhores condições e só feche se tiver certeza do que está fazendo. Muitos médicos e gestores de clínicas têm vários problemas de ordem econômica por conta de empréstimos feitos da forma errada.

Conhecer o capital de giro de clínica médica é importante para uma boa gestão, assim como para a saúde financeira do seu negócio. Esse entendimento pode orientar seus investimentos futuros e garantir o seu sucesso. O ideal é que você contrate um profissional da administração para cuidar em detalhes desses aspectos, especialmente se você não tem conhecimento ou tempo de trabalhar com a gestão da clínica.

Agora que você já entende mais sobre capital de giro, continue com a gente e veja também o que é necessário saber ao planejar um orçamento anual para a sua clínica.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.