Saiba como cortar gastos na clínica 

Saiba como cortar gastos na clínica 

Para enfrentar a alta concorrência e alguns imprevistos econômicos, como flutuações no mercado de saúde ou crises globais feito a que ocorreu devido a pandemia, é importante que você saiba como cortar gastos na clínica.  

Essa redução de despesas da clínica, quando bem-feita, tem o poder de gerar mais eficiência nas finanças sem comprometer a qualidade do trabalho, fazendo com que a clínica possa ter sempre preços competitivos e a manutenção do alto padrão nos serviços prestados.  

Portanto, acompanhe este conteúdo e entenda melhor como cortar gastos na clínica através de dicas que podem potencializar seus resultados.  

Sistema de controle financeiro para clínicas

Faça uma avaliação de todas as despesas da clínica 

O primeiro passo, quando o questionamento é como cortar gastos na clínica, implica fazer uma avaliação cuidadosa das despesas do seu negócio.  

Isso envolve avaliar os custos fixos, como aluguel, luz, pagamento de profissionais, materiais e medicamentos, por exemplo, e os custos variáveis, que estão diretamente relacionados à quantidade de pacientes atendidos e aos procedimentos realizados. 

Ao realizar essa análise de forma minuciosa, você poderá identificar áreas específicas onde é possível implementar medidas para cortar custos no consultório ou na clínica, sem comprometer a qualidade do serviço oferecido.  

Dessa forma, será possível direcionar recursos de maneira mais eficiente e garantir a sustentabilidade financeira do negócio a longo prazo. 

Desenvolva práticas mais sustentáveis  

A adoção de práticas sustentáveis não representa apenas um compromisso com o meio ambiente, mas também pode trazer benefícios no controle de despesas da clínica. E uma das maneiras mais eficazes de começar é através da redução do consumo de papel. 

Reduza a papelada 

Ao adotar medidas para diminuir a utilização de papel, como a transição para registros eletrônicos, a digitalização de documentos e a implementação de um software médico, a clínica economiza recursos financeiros consideráveis.  

Os custos associados à compra de papel, impressão, armazenamento e gerenciamento de documentos podem ser importantes ao longo do tempo. 

Economize energia na clínica 

A implementação de medidas para promover a economia de energia na clínica é outra prática economicamente vantajosa.  

A substituição de lâmpadas convencionais por tecnologia LED representa uma das formas mais eficazes de economia de energia. As lâmpadas LED são conhecidas por sua eficiência energética, consumindo consideravelmente menos eletricidade para produzir a mesma quantidade de luz, além de possuírem uma vida útil mais longa, o que reduz os custos de manutenção. 

Na mesma linha de pensamento, escolha equipamentos mais eficientes e sustentáveis, como aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores e outros dispositivos, que possuam certificações de eficiência energética.  

Da mesma forma, a implementação de sensores de presença e temporizadores pode minimizar o consumo de energia em áreas de menor utilização, garantindo que a luz e os equipamentos estejam em funcionamento apenas quando necessário e, como consequência, colaborando com o controle do financeiro da clínica

Por fim, conscientize sua equipe para que adotem práticas simples e econômicas, como desligar luzes e equipamentos quando não estiverem em uso, evitar deixar portas e janelas abertas enquanto o ar-condicionado estiver ligado e usar de forma eficiente os recursos disponíveis. 

fluxo de caixa para clínica

Aprenda a negociar com seus fornecedores 

A busca por negociações bem-sucedidas pode ser de extrema relevância para que você reduza gastos. Em alguns casos, por exemplo, ao realizar compras em grande volume, a clínica pode ter a oportunidade de obter descontos relacionados nos produtos adquiridos.  

Além disso, boas parcerias de longa data, podem gerar vantagens extras, como prazos de pagamento mais flexíveis, descontos progressivos conforme o volume de compras aumenta, entre outros benefícios. 

Ao manter uma comunicação aberta e proativa com os fornecedores, a clínica terá mais informações valiosas sobre novas opções de produtos e soluções mais econômicas. Isso permite tomar decisões embasadas e garantir o melhor custo-benefício em suas aquisições. 

Invista na telemedicina 

A telemedicina ganhou muita notoriedade durante a pandemia e tem crescido em várias áreas especialidades da área da saúde. Por tratar-se de uma tecnologia que permite realizar uma consulta à distância, pode proporcionar economia para a clínica, profissionais e pacientes.  

Em primeiro lugar, há uma redução significativa nas despesas associadas ao espaço físico. Com menos necessidade de salas para os profissionais trabalharem, a clínica pode direcionar recursos para áreas que exigem investimentos mais estratégicos. 

Além disso, com menos pessoas frequentando o local físico, há uma redução no uso de eletricidade, água e outros recursos, contribuindo para a economia de custos operacionais. 

Tenha um controle de estoque mais eficiente 

Se a sua clínica tem estoque de produtos, é essencial que você tenha um controle eficiente, evitando compras desnecessárias ou excessivas que possam impactar na saúde financeira do negócio. 

Por isso, é importante estar ciente dos níveis de disponibilidade de cada item, bem como do seu consumo histórico. Isso permite identificar padrões de utilização e, assim, realizar projeções mais precisas para a reserva de estoque.  

A utilização de um sistema de gestão de estoque para clínicas também pode ser muito útil nesse processo de cortar custos na clínica. Com esse software médico você pode receber notificações e alertas sobre produtos que estão vencendo ou que estejam acabando.  

Além disso, o sistema também pode controlar os lotes, personalizar os grupos de produtos, as unidades de medidas e os tipos de movimentos, além de muitas outras funções que vão otimizar a organização do estoque na clínica. 

Dessa forma, ao manter um controle de estoque eficiente, a clínica não apenas evita gastos desnecessários, mas também garante a disponibilidade adequada de materiais e medicamentos para o atendimento dos pacientes. Isso resulta em uma operação mais fluida e uma gestão financeira mais equilibrada e sustentável a longo prazo. 

controle de estoque na clínica

Promova treinamentos para a equipe 

O investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores também é uma estratégia importante para o crescimento e sucesso de uma clínica, ajudando, automaticamente, na contenção de gastos, já que com uma equipe mais preparada, você tem mais agilidade, eficiente e menos erros.  

Assim, ao proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, uma equipe se torna mais competente e dinâmica em suas funções, o que tem um impacto muito positivo no seu negócio. 

Outro benefício é o aumento da satisfação e motivação da equipe, pois os colaboradores se sentem valorizados e percebem que a clínica está comprometida com o seu crescimento profissional. Isso pode resultar em uma menor taxa de rotatividade, economizando recursos que seriam gastos na contratação e treinamento de novos funcionários.  

Conte com a tecnologia para potencializar processos 

Por fim, fechando as dicas sobre como cortar gastos na clínica, a indicação é para que você use um ótimo software para clínicas. Com essa tecnologia você transforma os processos administrativos e financeiros, agilizando muitas tarefas rotineiras e reduzindo a necessidade de intervenção humana em algumas áreas (além de reduzir drasticamente os erros cometidos).  

Assim, você reduz a carga de trabalho da equipe, proporcionando mais tempo para que o colaborador possa se concentrar em tarefas mais estratégicas, como o cuidado ao paciente.  

Além disso, o sistema para clínicas entrega uma série de funcionalidades para simplificar, acelerar e automatizar muitos processos, como a agenda médica online, o prontuário eletrônico, o controle financeiro, controle de estoque, telemedicina, geração de relatórios, análise de dados para tomada de decisões estratégicas, e muitos outros recursos.  

Portanto, sempre que estiver se perguntando como cortar gastos na clínica, invista na otimização e automatização de processos. 

Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e adote uma abordagem moderna e eficiente para a gestão da sua clínica, reduzindo custos e melhorando os resultados.  

software médico
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se