Clínica paperless: o futuro da gestão é 100% digital

Clínica paperless: o futuro da gestão é 100% digital

A cultura paperless vem se disseminando cada vez mais no mundo dos negócios. Na área da saúde, não é diferente. Hoje, a utilização de ferramentas para realizar a gestão e a organização dos processos é uma estratégia adotada pela maior parte dos gestores, reduzindo a utilização de papel.

Se você não sabe qual é o significado do termo paperless nem os benefícios que essa cultura pode oferecer para clínicas, continue lendo este conteúdo e entenda tudo sobre o assunto. 

O que é paperless? 

“Paperless” em tradução literal significa “sem papel” e, como o próprio nome diz, tem como objetivo reduzir a utilização desse material no ambiente corporativo. Essa prática vem ganhando popularidade conforme surgem novas tecnologias que buscam justamente melhorar a rotina empresarial. 

Agora que você já sabe o que é paperless, deve estar se perguntando sobre quais são os benefícios da prática, certo? Bom, ao inserir essa cultura em uma clínica, o gestor não apenas elimina a utilização do papel, mas também otimiza processos, aumenta a segurança dos dados, reduz custos e oferece um atendimento com mais qualidade e agilidade aos pacientes. 

É claro que ainda existem dúvidas em relação à substituição de arquivos ou processos feitos em papel por métodos digitais. Isso acontece, muitas vezes, por conta de uma cultura criada na área da saúde, que dá preferência para a utilização de modelos tradicionais. 

Porém, ao mesmo tempo, os profissionais da saúde estão cada vez mais cientes sobre o que é a cultura paperless e os benefícios que ela oferece para o dia a dia de trabalho. A seguir, entenda mais sobre isso. 

Como a saúde vem se adequando à cultura paperless?

Hoje, muitas ferramentas utilizadas na rotina de clínicas e profissionais permitem colocar a cultura paperless em prática. O prontuário eletrônico, por exemplo, já faz parte da rotina de 82% das instituições de saúde públicas e privadas do país, de acordo com último levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Com essa ferramenta, o arquivamento de diversos documentos físicos deixou de ser necessário, tornando tudo digitalizado e salvo em um ambiente muito mais seguro e prático. 

Além disso, se uma clínica precisava fazer toda a gestão dos agendamentos de consultas em um caderno físico, hoje, esse processo se tornou mais simplificado por meio das agendas médicas digitais. Elas possibilitam controlar toda a organização de forma online, sem depender de papel e caneta. 

Outra solução eficiente é o certificado digital, que funciona como uma identidade virtual do médico. Por meio dessa ferramenta, o profissional dispensa a apresentação de documentos físicos. Esse método foi disponibilizado no país em 2001, após a implementação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. 

Também podemos destacar a assinatura digital que permite ao profissional assinar prescrições, atestados e laudos, de forma segura e prática, sem imprimir nada. Essa prática ganhou força principalmente durante a pandemia de COVID-19, que fortaleceu os atendimentos à distância. Com isso, a lei 14.063/20 foi aprovada e proporcionou uma nova classificação das assinaturas eletrônicas na área da saúde. 

Por fim, a receita digital é outra solução que ganhou força nos últimos anos. Com ela, é possível prescrever medicamentos aos pacientes com muito mais facilidade e sem utilizar papel, enviando apenas um link. 

Clínica paperless

Como uma clínica pode se tornar mais paperless?

Como você viu até aqui, a área da saúde já está se atualizando em relação à cultura paperless, implementando soluções modernas e eficientes no dia a dia de trabalho dos profissionais. No caso de instituições que ainda não se adequaram a essa realidade, confira duas principais dicas sobre como implementar paperless nos processos. 

Mudar a cultura da empresa 

Um ponto importante para tornar a clínica cada vez mais digital é mostrar a todos os colaboradores os benefícios que a digitalização proporciona tanto para a equipe quanto para os clientes. 

Mostre que documentos digitais, além de serem mais seguros, facilitam, e muito, o armazenamento de dados e o compartilhamento de informações entre profissionais autorizados e pacientes. 

Ao enfatizar esses benefícios com toda a equipe, certamente, a cultura da empresa vai se moldar para as práticas da digitalização, reduzindo a utilização de papéis. 

Investir em ferramentas eficazes

Investir em ferramentas tecnológicas eficazes é outro ponto importante na rotina de clínicas que desejam adotar a cultura do “escritório sem papel”. Apostar em um software médico, por exemplo, é uma maneira de ter acesso a várias soluções em um único lugar. 

Isso porque um software para clínicas oferece possibilidades como prontuário eletrônico, agenda médica online, assinatura e receita digital, entre outros importantes recursos. 

Sistema para clínica

Sua clínica já adotou a cultura paperless?

O que falta para sua clínica se tornar paperless? Para responder a isso, analise os processos internos e visualize quais pontos ainda precisam ser melhorados nesse sentido. Identifique os setores e as atividades que ainda dependem de papel e estude como alterar isso. 
Aos poucos, a mudança vai acontecendo. Para ajudar nesse processo, entenda mais sobre a utilização da saúde digital no Brasil e como ela é essencial para o futuro desse setor.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se