Entenda o que é o código TUSS e como ele pode ser útil para sua clínica

Entenda o que é o código TUSS e como ele pode ser útil para sua clínica

Na área médica e em todos os setores que envolvem a saúde, algumas padronizações são necessárias para a comunicação entre clínicas e demais prestadores de serviço ser efetivada de forma organizada. Esse é o caso da tabela ou do código TUSS.

Acompanhe o texto para compreender o que é a tabela ou o código TUSS, qual é a importância disso no ambiente da saúde e como utilizar na sua clínica médica. 

O que é TUSS?

Para saber o que é código TUSS, é importante compreender que existe uma relação direta entre TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), uma guia-padrão para troca de informações, e tabela ou código TUSS, pois o primeiro utiliza o padrão do segundo. 

TUSS significa Terminologia Unificada da Saúde Suplementar. É uma tabela que tem a função de padronizar os termos demonstrados na interação entre convênios médicos, prestadores de serviços para a saúde e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Desde 2010, a tabela ou o código TUSS é obrigatório no ambiente da saúde. Dessa forma, todos que estiverem envolvidos com o ambiente da saúde precisam usar essa padronização para apresentar procedimentos e solicitações.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Veja como a padronização TUSS funciona

Agora que você sabe o que significa código TUSS, vamos explorar como essa padronização funciona no ambiente da saúde e qual é o principal objetivo ao utilizá-la. 

O intuito do código TUSS é organizar e orientar os profissionais no momento em que estiverem fazendo o preenchimento da guia TISS. Para a comunicação ficar padronizada, é preciso usar os termos corretos. 

É importante destacar que a tabela TUSS baseia-se na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, na quinta edição. Essa constante revisão de termos a mantém sempre atualizada.

Na sequência, veja como a tabela TUSS é utilizada em alguns ambientes. Lembrando que ela é divida em grupos e subgrupos, códigos e procedimentos. Acompanhe!

Como a tabela TUSS é utilizada nas consultas

As consultas condizem com um grupo da tabela ou do código TUSS, que corresponde aos procedimentos de avaliação inicial do paciente, ao diagnóstico e ao acompanhamento. 

Essa etapa inclui atendimentos na clínica, no consultório, na casa do paciente ou no hospital. Igualmente, faz parte desse grupo: assistência obstétrica, geriátrica e pediátrica, além da remoção e do acompanhamento do paciente. 

A Medicina utilizada em laboratórios

Nesse caso, a padronização envolve os exames que devem ser utilizados para colaborar com a identificação de doenças. Os subgrupos compreendem áreas como endocrinologia, hematologia, bioquímica, entre outras. 

Também ocorre padronização referente aos sistemas do organismo, como o cardiovascular ou o reprodutor. No mais, acontecem definições em função de outros exames específicos, quanto à Medicina genética, etc. 

gestão de clinicas e consultorios

Veja como implementar a tabela TUSS

A primeira coisa que você precisa saber para implementar a tabela TUSS é conhecer a legislação. A questão principal é a resolução normativa n° 305/2012, que revoga a RN n° 190/2009, a qual define algumas questões relevantes sobre as guias TISS.

Entendendo as questões legais, é imprescindível acompanhar as atualizações fornecidas pela ANS sobre a questão das terminologias. Assim, basta utilizar os termos da tabela TUSS para preencher as guias TISS, como na inclusão dos códigos referente às informações necessárias. 

Qual é a importância?

Os códigos e os padrões usados em TISS e TUSS são essenciais para uma comunicação eficiente e padronizada no ambiente da saúde. Isso traz muitos benefícios e deve ser seguido de forma correta. Veja alguns pontos mais relevantes em relação à importância.

Organização e orientação da comunicação

Uma das principais razões para utilizar a tabela TUSS é quanto à organização em relação aos procedimentos, às informações de atendimento e toda a comunicação na área da saúde. Quando todos usam as mesmas guias e os mesmo termos, os ruídos são minimizados. 

Antes da utilização dos padrões TISS e TUSS, havia muita confusão na interação entre as áreas da saúde. Com a padronização, tudo isso foi anulado. 

Podemos imaginar um profissional que trabalha na área da saúde e utiliza a padronização para o faturamento da guia. Utilizando os padrões TISS e TUSS de forma correta, a comunicação entre esse profissional e a operadora é feita com total assertividade, sem nenhum tipo de confusão.

Simplificação da burocracia 

A simplificação na comunicação é outra questão de suma importância. Como a troca de dados e informações é padronizada, não existem ambiguidades, e a liberação nos convênios ocorre de maneira muito mais descomplicada.

Todo esse mecanismo reduz drasticamente a burocracia. Todos saem beneficiados: os órgãos regulamentadores, como a ANS, os pacientes e os profissionais da área da saúde. 

Redução de custos

Muitos erros que costumavam acontecer antes da utilização dos padrões TISS e TUSS foram atenuados. Consequentemente, por trabalhar com códigos no preenchimento dos campos, há redução de falhas e retrabalhos. 

Essa questão é somada com a diminuição da burocracia, fazendo com que as pessoas gastem menos tempo para organizar as informações. O resultado de tudo isso é a redução dos gastos e o aumento da eficácia geral. 

Software para clínicas

Como o Clínica nas Nuvens pode ajudar?

Utilizar um software para gestão de clínicas ajuda muito em vários processos na sua clínica ou no seu consultório médico. Uma das facilidades é justamente o fato de automatizar as etapas.

O Clínica nas Nuvens possui o faturamento TISS como uma das funcionalidades. Desta forma, você tem um sistema completo que agiliza toda essa etapa envolvendo TISS e TUSS. Conheça melhor o Clínica nas Nuvens e transforme o dia a dia do seu empreendimento.

Faturamento TISS
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se