Compartilhar Inscreva-se

5 dicas para planejar o orçamento anual da sua clínica

5 dicas para planejar o orçamento anual da sua clínica

O orçamento anual da clínica é um dos elementos mais importantes na administração do seu negócio. Um médico, que também é empresário, não pode se preocupar apenas com o atendimento dos pacientes, pois precisa lidar com a saúde da clínica.

Uma das particularidades que envolvem o empreendedorismo no campo médico, diz respeito a ter um plano orçamentário bem elaborado. Com o orçamento em dia, o trabalho flui com mais tranquilidade e existe a certeza de que todas as áreas do negócio receberão recursos. Isso ajuda a garantir a qualidade em todos os aspectos, além de favorecer o desempenho em relação aos concorrentes.

Neste material vamos trazer alguns pontos importantes que enfocam a elaboração de um orçamento anual para a sua clínica. Veja 5 dicas que não devem passar em branco.

1. Defina metas e objetivos

Definição de metas e objetivos parece algo tão óbvio, mas nem todo mundo faz. Diante de tantos compromissos e até mesmo falta de conhecimento sobre o potencial do planejamento, muitas empresas simplesmente não se organizam nesse sentido e deixam que os eventos ocorram sem predefinições.

As metas e objetivos que se enquadram com a elaboração de um bom orçamento são importantíssimas, pois o orçamento anual funciona como uma espécie de mapa, de modo a guiar as decisões sobre a distribuição de dinheiro.

Em uma clínica, as áreas têm necessidades diferentes, dependendo das expectativas quanto ao desempenho do negócio. Se o objetivo é conseguir mais pacientes, por exemplo, pode valer a pena pensar em investir em marketing e em capacitação do atendimento.

A partir dessas expectativas, estabeleça metas de tetos de gastos para cada setor. Ao associar os valores com as metas e objetivos, fica fácil garantir que o dinheiro seja distribuído da melhor maneira.

2. Separe as contas pessoais das profissionais

Ainda é muito comum ver esta mistura nas empresas. As contas profissionais e as contas pessoais emaranhadas, constituindo uma espécie de unidade de despesas gerais, que implica em uma grande confusão no fim de cada mês.  

É muito difícil reconhecer a real situação do empreendimento se não houver clareza sobre os números. Quando os valores pessoais são misturados aos profissionais, a análise se torna praticamente impossível.

O melhor, portanto, é deixar as contas pessoais e as profissionais separadas. Faça com que a clínica tenha a sua própria conta bancária e concentre todas as movimentações nela. Evite tirar dinheiro fora do previsto para pagar despesas pessoais e vice-versa. Assim, é possível visualizar as necessidades orçamentárias.

Ganhe tempo, dinheiro e tranquilidade. Facilite o controle financeiro da sua clínica. Quero controlar melhor o financeiro

3. Elabore um plano financeiro

Plano financeiro é um guia que, basicamente, envolve o gerenciamento dos recursos da clínica, a fim de atingir o alvo, o objetivo final, mas sempre levando em conta a real situação do negócio, para não cair em armadilhas e prejudicar sua saúde financeira.

Na sua clínica médica, o orçamento anual deve incluir, por exemplo, quanto cada setor vai receber e em quais momentos esse aporte acontece.

Também é indispensável definir os investimentos previstos. Se a ideia é contratar mais funcionários, por exemplo, o valor deve fazer parte dos custos fixos. Conheça todas as despesas — fixas e variáveis — para ter a chance de estabelecer quais são as áreas que requerem mais atenção. Uma dica importante: contar com um software de gestão ajuda nessa etapa e fortalece a distribuição dos recursos.

4. Cuide do fluxo de caixa

Fluxo de caixa é a movimentação de dinheiro na sua clínica. O montante que envolve os valores que entram e que são investidos. Este é um ponto crucial no planejamento orçamentário da sua clínica médica.

De fato, não basta apenas elaborar o orçamento anual, é preciso garantir que ele seja cumprido e acompanhar a sua efetividade. Além do mais, dependendo dos resultados, é possível atualizá-lo para que tenha o alcance da performance esperada.

Para ter certeza de que tudo sairá conforme o previsto, acompanhe o fluxo de caixa. Faça um registro financeiro de todas as entradas e saídas para garantir o direcionamento dos recursos.

Como já foi destilado, o fluxo de caixa é fator determinante na hora do planejamento, já que indica tendências e necessidades específicas.

5. Tenha um software de gestão para sua clínica

Independendo da sua estrutura, o uso da tecnologia é elemento primordial para o desenvolvimento de qualquer área profissional.

No campo médico, um software de gestão de clínicas traz uma série de benefícios que vão da organização do ambiente, redução de burocracias, utilização de agendas médicas digitais e prontuários online, o atendimento de pacientes de forma remota, e, dentre muitas outras facilidades, a estruturação de todo o controle financeiro.

Para evitar erros bobos, no que tange as finanças de um modo geral, torna-se praticamente inevitável, quando a ideia é subir o nível do seu ambiente profissional, investir em um software de gestão de clínicas médicas.

De maneira simples, segura, sofisticada e ágil, o software de gestão da sua clínica vai ajudar a realizar o controle das contas e proporcionar maior conforto para quem trabalha na área, pois pode atuar organizando os investimentos ligados a compra de insumos, pagamentos, recibos, receitas e despesas.

Chega de sofrer! Implemente agora o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens pode ajudar sua clínica no orçamento anual e em muitas outras áreas

O Clínica nas Nuvens é um software de gestão médica pode proporcionar para sua clínica um ambiente profissional de maior lucratividade e mais bem-estar para seus pacientes.

As ferramentas e recursos que o Clínica nas Nuvens possui, tem capacidade de transformar seu negócio! 

Feito sob medida para simplificar a gestão na sua clínica, com nosso software todas as informações são armazenadas em nuvem, de forma segura e com acesso facilitado.

Aqui estão mais alguns benefícios que o Clínica nas Nuvens pode trazer para seu ambiente profissional:
  • Otimize seu tempo e dos seus colaboradores;
  • Fidelize seus clientes;
  • Tenha agendas médicas digitais;
  • Use prontuários eletrônicos;
  • Trabalhe com relatórios inteligentes;
  • Simplifique seu controle financeiro;
  • Faça atendimento de pacientes por telemedicina;
  • Reduza em 40% o trabalho das suas secretárias;
  • Diminua em 50% a falta de pacientes;
  • Aumente em até 20% sua receita com agendamentos online;
  • Facilite 100% do seu dia.

Você gostou do nosso material?

Quer mais informações e dicas sobre o ambiente das clínicas médicas? Temos vários conteúdos educativos e que podem ser do seu interesse.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.