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4 melhores práticas de atendimento pelo convênio ou particular

4 melhores práticas de atendimento pelo convênio ou particular

Quando se trata de clínicas e consultórios médicos, devem ser considerados diversos aspectos que vão compor a estrutura do local. Um deles consiste no atendimento, que pode ser por convênio ou particular, de acordo com as políticas do estabelecimento.

Sabe-se que muitas instituições não optam por apenas um dos estilos em questão e, portanto, atendem tanto pacientes que provém de operadoras de saúde como também os que arcam com as despesas de forma particular.

Diante disso, é preciso considerar diversas práticas que permeiam o atendimento associado ao aspecto do pagamento pelos serviços. Continue a leitura!

Entenda a importância de prestar um bom atendimento

Levando em consideração apenas o vínculo estabelecido entre médico e paciente, a empatia figura como palavra-chave para tal relacionamento.

Quando uma pessoa procura por atendimento em saúde, é possível inferir o caráter motivacional que a conduziu a isso, como check-up, prevenção ou tratamento. Em todos os âmbitos, o conceito da doença está presente.

Portanto, cabe a todos os profissionais de saúde manter o respeito para com aquele indivíduo que os procurou, prezando pela cordialidade e empatia a fim de assegurar uma melhor experiência ao paciente.

Analisando pelo ponto de vista da clínica, manter as boas práticas durante a assistência em saúde é uma forma de garantir com que seus usuários fiquem satisfeitos com o atendimento recebido. Dessa forma, é possível alcançar a tão almejada fidelização do paciente.

Conheça um erro comum no atendimento

Agora, vamos abordar o atendimento ao paciente do ponto de vista político da consulta, ou seja, se é por convênio ou particular. É preciso ficar claro que a assistência prestada ao paciente não deve ser discriminatória em nenhum dos casos, respeitando sempre os direitos resguardados por contrato de ambas as partes.

Embora seja função do médico oferecer um tratamento universal aos pacientes, em algumas situações é cometido um erro bastante comum: diferenciar usuários de plano e particulares.

A etapa em que isso é mais observada retrata o agendamento que discrimina os horários de acordo com a política da consulta. Assim, consultas particulares possuem prazo de espera na agenda inferior àquelas cobertas pelo plano.

Reforçamos que essa prática é proibida por lei e, portanto, o paciente é resguardado de seus direitos, podendo notificar à operadora de saúde e até mesmo ao Procon.

Descubra 4 boas características do bom atendimento

Tendo em vista a importância do atendimento, apresentamos a seguir 4 boas práticas que podem melhorar a experiência do paciente. Confira!

1. Prepare sua equipe

É ideal que todos os colaboradores estejam aptos para lidar com suas funções e com o relacionamento interpessoal na clínica. Para isso, é interessante oferecer treinamentos periódicos, que capacitem os profissionais para as diversas situações do cotidiano local.

2. Adeque a infraestrutura

Além de preparar a equipe, é fundamental manter uma estrutura adequada para recepcionar os usuários. Isso inclui assegurar acessibilidade, manter o ambiente limpo e decorado, bem como utilizar métodos para uma boa organização.

3. Humanize a assistência

Com as equipes e a infraestrutura da clínica contemplando parâmetros de excelência, é possível oferecer aos usuários um atendimento humanizado, considerando suas necessidades e movendo esforços pessoais e organizacionais a fim de garantir a qualidade na experiência.

4. Invista em tecnologia

Por fim, o investimento em software de gestão é indispensável para os empreendimentos que almejam crescer, visto que auxiliam na cultura organizacional, na automação de tarefas e na otimização do tempo. Os recursos tecnológicos são aliados desde o planejamento de estratégias, atuando nas funcionalidades do local e até mesmo no controle financeiro.

A satisfação do paciente diante do atendimento recebido na clínica retrata a qualidade dos serviços prestados pela equipe de colaboradores e dos investimentos da gestão. Reiteramos que, seja convênio, seja plano, as políticas adotadas devem tratar como iguais os usuários, sem discriminação ou limitação de serviços.

Ainda nesse tema, descubra agora mesmo se vale a pena para um médico se filiar a uma operadora de saúde?

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.