Gerenciar um hospital, clínica médica ou consultório é desafiador e demanda uma série de esforços diários para que o fluxo de processos funcione bem. Abrir possibilidade para a cobertura dos planos de saúde é um ótimo atrativo para clientes. Mas, para que essa proposta seja bem-sucedida, é necessário fazer o faturamento de convênios de forma correta. Falhas nesse processo podem acarretar nas glosas, que geram retrabalho e prejuízos financeiros.
Preparamos este conteúdo especial com informações sobre como fazer o faturamento de convênios corretamente. Ficou interessado? Continue acompanhando o post e entenda mais sobre o tema!
Qual a importância de fazer o faturamento de convênios de maneira certa?
Fazer o faturamento de convênios de forma certa ajuda na rentabilidade do estabelecimento, evitando prejuízos e glosas. Com isso, as finanças ficam positivas e a clínica, consultório ou hospital pode fazer investimentos ou poupar recursos para o futuro.
Criar e seguir processos adequados para o faturamento de convênios reduz a necessidade de retrabalho. Assim, há mais produtividade e rendimento no cotidiano do consultório.
Como fazer faturamento de convênios corretamente?
Para fazer o faturamento de convênios de forma certa, há uma série de passos importantes. Cada lote é o conjunto de procedimentos realizados pelos profissionais na instituição, em um determinado período.
Esse lote pode envolver a inclusão e a exclusão de procedimentos, seguidas da conferência e do fechamento, que inviabiliza a modificação do lote. O fechamento gera um extrato dos procedimentos realizados pelo estabelecimento a serem cobrados da operadora de saúde.
Depois do envio dos lotes, há um período chamado hiato no qual esse se encontra fechado. O documento fica com o convênio para conferência. Após o processamento, é efetuado o pagamento na conta da organização de saúde.
Em seguida, o estabelecimento recebe o extrato do pagamento pelo convênio. O colaborador da clínica deve conferir se houve casos não aprovados e não pagos, que são as glosas. Caso haja procedimentos sem cobertura, é necessário identificar qual foi a falha, corrigir o erro e, posteriormente, enviar novamente as glosas em novo lote.
Como otimizar o processo de faturamento do convênio?
O processo de faturamento de convênios pode ser otimizado com apoio da tecnologia. Um software de gestão para clínicas e hospitais permite automatizar as atividades, o que reduz erros e aumenta a produtividade.
A automação do processo permite evitar as falhas no faturamento do plano de saúde, o que resulta na diminuição das glosas. Isso gera resultados positivos, como facilitação da rotina de trabalho, precisão, agilidade e credibilidade.
O que avaliar para escolher um software de faturamento de convênio?
Para escolher um software de faturamento de convênios, faça uma boa pesquisa de mercado e busque conhecer as funcionalidades do programa. Além disso, priorize as plataformas com tecnologia em nuvem, mais seguras e de fácil utilização e implementação.
Com um software como o Clínica nas Nuvens, você tem mais facilidade para fazer o controle financeiro do seu estabelecimento. É possível gerar guias de consultas, Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT), consultar elegibilidade e solicitar procedimentos. A ferramenta permite alinhar o faturamento de convênios ao padrão TISS de forma facilitada.
Além disso, o Clínica nas Nuvens possibilita a realização de outras atividades, como:
- conciliação bancária;
- controle de estoque;
- controle de caixa;
- fluxo de caixa;
- repasses e comissões;
- emissão de nota fiscal;
- cálculo de juros no parcelamento;
- gestão de descontos;
- renegociação de dívidas.
Essas são as funcionalidades incluídas no módulo financeiro. O Clínica nas Nuvens possui também módulos para a agenda médica, prontuário eletrônico, atendimento ao paciente, segurança dos dados e gestão da clínica.
Você também pode gostar desses conteúdos:
Fazer o faturamento de convênios com qualidade e efetividade facilita a rotina do estabelecimento de saúde e promove melhores rendimentos com as atividades. Conduzir esse processo com eficiência diminui o retrabalho, gerando bons resultados para o futuro. Para facilitar o faturamento, procure apoio na tecnologia! O mercado conta com boas opções para o seu empreendimento de saúde.
E então? Gostou de saber como fazer o faturamento de convênios corretamente? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!