Dicas de gestão de faturamento na clínica popular

<strong>Dicas de gestão de faturamento na clínica popular</strong>

O faturamento na clínica popular é um dos pontos mais importantes para que a saúde da empresa esteja sempre em alta. Por isso, ter uma boa gestão de faturamento faz toda diferença no dia a dia do negócio.

Este texto vai ajudar você, que trabalha na administração ou no faturamento da clínica popular. Acompanhe nossas informações e dicas para dar um up no faturamento da clínica.

O mercado de clínicas populares

Primeiramente, é importante entender o que é uma clínica popular. De forma mais simples, são estabelecimentos de saúde construídos para atender pessoas com um nível socioeconômico mais baixo.

Nos últimos tempos, essas clínicas têm crescido no Brasil, exatamente por serem uma opção mais interessante para quem não pode gastar muito. Com esse crescimento, inclusive, muitas pessoas têm investido na franquia de clínica popular.

Já sobre o posicionamento no mercado, podemos dizer que, estrategicamente, elas ficam entre quem não quer esperar tanto por atendimentos médico no SUS e quem não pode pagar as caras taxas das clínicas particulares.

Além disso, a proposta é ter consultas de alta qualidade, independente da especialidade médica, mas com preço reduzido. Assim, as pessoas podem ter um atendimento e tratamento de alto nível, sem que precisem gastar exorbitâncias.

Obviamente, por se tratarem de clínicas mais modestas, não são equipadas com todos os aparelhos encontrados em outras clínicas particulares, que têm orçamentos maiores e valores mais elevados. 

Dessa forma, sempre que o paciente precisar fazer algum exame, tratamento ou procedimento, que não possa ser feito na clínica popular, ele é encaminhado para clínicas parceiras, que contemplem o que é necessário.

No mais, geralmente essas clínicas têm uma grande circulação de pacientes diariamente, gerando muito trabalho para os profissionais e exigindo uma gestão perfeita, para que tudo seja feito com eficiência e controle nos processos.

Sistema de controle financeiro para clínicas

A importância da gestão financeira na clínica popular

Quando falamos da gestão financeira na clínica popular, temos que levar em conta duas atividades elementares: o papel de ser uma espécie de revisor de tudo o que acontece na clínica e o de servir como propulsor para os planejamentos estratégicos da empresa.

Em relação a função de revisão, é importante compreender que o setor de faturamento é um estágio já avançado dentro do organograma da clínica e, estando nessa etapa, é também onde se analisa se tudo, até aquele momento, ocorreu com precisão. 

O faturista ou administrador pode perceber que ocorreu um erro lá na recepção, no preenchimento de algum formulário, por exemplo, e, assim, pedir para que seja alterado.

Além disso, por lidar com a soma das vendas da clínica, o profissional dessa área, no faturamento de uma clínica, pode apresentar para os diretores ou gestores as métricas do negócio, marcar onde estão os maiores “furos”, apontar caminhos para corrigir desperdícios, dentre outras questões.

Com as informações em mãos, a equipe toda tem maior esclarecimento para tomada de decisão e para estruturar um planejamento estratégico visando os objetivos futuros.

faturamento na clínica popular

Dicas para melhorar o faturamento na clínica popular

Faturar mais está ligado a uma série de questões, desde a escolha do local onde a clínica será instalada, passando por construção da marca, investimento efetuado, equipe de profissionais e outros fatores.

A seguir, trouxemos algumas dicas práticas para você ter mais lucratividade e entender melhor como funcionam os processos internos do faturamento na clínica popular. Acompanhe!

Tenha uma equipe profissional de primeira qualidade

Não adianta ter bons equipamentos, a clínica estar localizada em local interessante, fazer propaganda persuasiva e tudo mais, se a equipe não é profissional o suficiente para que as coisas funcionem com eficiência, dinamismo e coordenação. 

Portanto, é importante investir em uma equipe de alta performance, bem treinada e preparada para todas as situações que possam ocorrer. Certamente, o trabalho de uma equipe competente, condiciona o faturamento na clínica popular.

Invista em um prontuário eletrônico

Investir em um prontuário eletrônico com certeza vai trazer benefícios para sua clínica popular ou rede de clínicas, caso você tenha mais de uma. Com essa ferramenta, você vai reduzir o consumo de papel e agilizar a rotina de trabalho.

O prontuário eletrônico permite que você acesse os dados dos pacientes de qualquer lugar, já que é armazenado na nuvem, integrando as informações com as outras áreas da clínica, com total segurança.

São muitas possibilidades de acelerar as demandas na clínica quando você utiliza um prontuário eletrônico e o resultado disso é a obtenção de uma melhor gestão e, claro, de aumento do faturamento.

Software para clínicas

Tenha um software para ajudar sua clínica na gestão

O mercado de clínicas populares está em expansão, por isso é preciso que você se destaque da concorrência. Uma forma de se adaptar aos novos tempos e, consequentemente melhorar seu faturamento, é investir em um software para gestão da clínica.

Um software para gestão vai trazer agilidade, maior controle sobre as tarefas do dia a dia, facilidade para agendamentos, geração de relatórios, padronização de processos e muitas outras possibilidades.

Software para clínica popular: Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens pode ser o software para clínicas que você procura para cuidar da gestão do faturamento na sua clínica popular, além de fazer muito mais do que isso. 

Com o software para clínicas populares, Clínica nas Nuvens, você tem uma série de funcionalidades para cuidar da gestão como um todo. Conte com agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, ferramentas de marketing, cartão de benefícios, Business Intelligence e muito mais.

Nosso sistema para clínica popular está preparado para entregar a melhor experiência, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Agilize o atendimento, otimize o tempo nos processos, automatize algumas funções e veja sua clínica melhorar a performance e ter mais lucratividade.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se