As faltas em consultas certamente preocupam diversas clínicas, pelos prejuízos financeiros e de gestão que são causados. Para evitar esses ocorridos e diminuir as faltas, o lembrete de consulta médica pode fazer toda a diferença.
Isso porque, em alguns casos, o paciente simplesmente se esquece do compromisso e acaba não comparecendo.
Frequentemente, também pode ocorrer de ele saber antecipadamente que não poderá comparecer, mas acaba por não contatar a clínica.
Na pior das hipóteses, a organização pode acabar até mesmo perdendo o paciente para concorrentes, devido à dificuldade de reagendamentos.
Se você quer saber como evitar isso com lembretes de consulta, acompanhe este artigo e entenda melhor essa ferramenta!
Lembrete de consulta médica: O que é?
O lembrete de consulta médica funciona como uma mensagem de confirmação quando o paciente marca seu comparecimento na clínica.
Dessa maneira, ele pode confirmar, reagendar ou cancelar a consulta antes de causar problemas na agenda do profissional de saúde, por exemplo.
Em muitas clínicas, a taxa de faltas às consultas pode chegar a 30% de todos os agendamentos realizados. Independentemente dos motivos para isso, ter essas faltas antecipadamente permite uma melhor gestão de tempo.
Na prática, o reagendamento pode ser encaixado com maior facilidade, e os prejuízos podem ser amenizados, considerando que o médico pode remanejar seus pacientes e atender um maior número de pessoas.
O lembrete de consulta também melhora a visão do cliente sobre a clínica, já que nota a preocupação dela com sua presença.
Leia também: Experiência do paciente: O que é, importância e como melhorar
Lembrete de consulta médica: Vantagens para sua clínica!
Mas, afinal, quais as vantagens da implementação prática do lembrete de consulta médica em uma clínica? Na verdade, essa simples funcionalidade traz resultados muito expressivos, como:
- Atendimento humanizado;
- Menores taxas de cancelamento;
- Melhor aproveitamento da agenda médica;
- Ampliação da relação com o paciente.
Essas são apenas as principais melhorias oferecidas pelos lembretes de consulta. Abaixo, explicamos um pouco melhor sobre cada uma delas:
Atendimento mais humanizado
Promover confirmações de consultas faz com que o paciente veja a clínica como muito mais preocupada com sua experiência.
Isso demonstra que a instituição compreende que imprevistos podem ocorrer e oferece espaço às pessoas nesse cenário.
Além do mais, caso tenha esquecido do agendamento, o cliente pode se programar para comparecer no dia da consulta, sem precisar que isso ocorra em cima da hora.
Consequentemente, há um vínculo mais firme com a clínica, que passa a sensação de empatia e acolhimento ao paciente.
Leia também: Por que os pacientes faltam às consultas?
Diminuição de cancelamentos
Cancelamentos de consultas médicas são um dos principais pontos de atenção em um estabelecimento.
Isso porque são os principais responsáveis pelos prejuízos causados pela ausência do lembrete. Cada cancelamento representa perda ao caixa e riscos de que o cliente acabe por escolher a concorrência.
Por outro lado, o lembrete de consulta médica pode oferecer a opção de um reagendamento em vez do cancelamento da consulta.
Dessa maneira, o paciente pode encaixar seu comparecimento na agenda, e a clínica mantém seu contato. É uma excelente solução para não acabar perdendo clientes no esquecimento após cancelar a consulta.
Melhor aproveitamento de agenda
Além do prejuízo financeiro, os atrasos e cancelamentos podem prejudicar muito a agenda dos profissionais da clínica.
A exemplo, se um paciente cancelar a consulta, é necessário marcar um novo horário posteriormente. Por outro lado, o profissional terá um buraco na agenda, correspondente ao período de falta do paciente.
Já com o lembrete, na prática, é possível antever a falta e dar lugar a outro atendimento nesse cenário. Assim, outro paciente pode ser atendido sem muita espera, melhorando sua experiência.
Os profissionais também podem ter mais tranquilidade, já que seus atendimentos são muito melhor aproveitados. Consequentemente, é possível dedicar mais tempo à consulta de quem está sendo atendido, ampliando a qualidade do serviço.
Ampliação da relação com o paciente
Por fim, a multiplicidade de pontos de contato que o lembrete de consulta médica pode fazer uso melhora a comunicação com o paciente.
É possível adotar lembretes via E-mail, WhatsApp e SMS, facilitando a relação transparente com os clientes da clínica.
Como enviar lembrete de consulta médica
Existem diferentes meios de contatar o paciente para confirmar seu comparecimento às consultas. É possível realizar o processo de forma manual ou automática, conforme as opções abaixo:
1. Software médico Clínica nas Nuvens
Uma opção mais tecnológica é o Clínica nas Nuvens, que oferece um sistema de lembrete de consulta capaz de organizar agendas automaticamente.
A funcionalidade também pode contatar os pacientes por diversos canais, enviando automaticamente um link de confirmação. Algumas funções ainda permitem listas de esperas, que praticamente zeram os buracos nas agendas.
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2. Confirmação de consulta por SMS
A confirmação por SMS também pode ser muito útil, considerando que a mensagem pode ser recebida por qualquer dispositivo, mesmo sem internet.
De forma manual, é possível enviar uma mensagem de texto padrão, dias antes da consulta, confirmando-a com o paciente.
Uma dificuldade pode ser que o usuário nem sempre terá tempo de enviar a mensagem confirmando. Além disso, o volume de respostas recebidas pode ser um grande desafio para as equipes de atendimento.
3. Outra forma
Também é possível enviar um lembrete de consulta médica ao paciente pelo WhatsApp, em uma mensagem padrão. Isso pode economizar tempo e ainda permitir respostas curtas que confirmem ou não o comparecimento.
Apesar de ser uma opção mais prática que o SMS, vale ficar atento às atualizações de agendas, que precisarão ser feitas de forma manual.
Confira também: Como utilizar o WhatsApp Business no meu consultório
Software médico Clínica nas Nuvens: Conheça agora!
O lembrete de consulta médica do Clínica nas Nuvens é uma opção sincronizada, que permite uma facilidade enorme nos reagendamentos e mesmo para marcar consultas.
Considerando a diminuição de prejuízos causados pelas faltas, este investimento pode trazer bons resultados para sua Clínica.
Conclusão
Manter clientes é essencial para que uma clínica cresça e melhore seu serviço. Para isso, ferramentas como as de lembrete de consulta são ótimas alternativas na gestão de tempo e agendas.
Além de otimizar os buracos que geram prejuízos, as notificações também melhoram o conforto do cliente quanto ao seu comparecimento na clínica.
Por fim, ao realizar reagendamentos, é possível reter pacientes que poderiam ser perdidos para a concorrência sem os reagendamentos.
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