Por que os pacientes faltam às consultas?

Por que os pacientes faltam às consultas?

Um problema comum em clínicas e consultórios é o cancelamento de consultas, principalmente de última hora. A situação prejudica o faturamento e, além disso, o espaço que poderia ser preenchido por outra pessoa, infelizmente acaba ficando vago.

Esse tipo de ocorrência é um dos principais pesadelos da maioria dos médicos ou administradores de clínicas. Para resolver a situação, o primeiro passo é entender por que os pacientes faltam. Confira aqui quatro razões pelas quais os pacientes faltam às consultas e o que pode ser feito para evitar essas faltas!

1. Esquecimento

É frequente o número de consultas que são canceladas pelo esquecimento. Isso costuma acontecer, pois na maioria dos casos, os cuidados com a saúde não são prioridade para a pessoa. Assim, outros compromissos se sobressaem em relação à consulta, como o trabalho ou até mesmo o lazer.

Uma maneira de evitar isso é orientar a secretária para que, ao sugerir um horário ao paciente, sempre verificar se ele já possui algum compromisso para aquela data e horário. Essa prática irá gerar um gatilho para que o paciente confira sua agenda e tenha certeza de que o horário da consulta está livre.

2. Imprevistos 

Muitas vezes o paciente tem a intenção de comparecer à consulta, mas surgem imprevistos que o impedem de comparecer ao compromisso.

Oriente seus pacientes que sempre comuniquem a impossibilidade de comparecimento, mesmo uma ou meia hora antes do horário da consulta. Dessa maneira, você pode antecipar o atendimento dos pacientes já presentes em sala de espera e tentar encaixar novas consultas no fim do dia.

Chatbot para WhatsApp

3. Horários

Esse motivo se deve, principalmente, pela falta de opções de horários oferecidos para o paciente. Assim, o paciente, sem outra escolha, opta pelo horário que não se encaixa na sua rotina. A partir daí outros motivos podem se unir com esse, como o atraso ou até o esquecimento. 

Algo que acontece com frequência é o paciente cancelar a consulta por ter encontrado um horário melhor em outra clínica. 

4. Localização

Um dos requisitos ao escolher uma clínica para frequentar quando necessário é a localização. Porém, quando o paciente tem uma clínica de preferência e ela se localiza longe da sua casa, atrasos e, consequentemente, desmarcações acontecem. 

Como solucionar esses problemas?

A confirmação de consulta é uma forma eficiente de evitar que ocorram lacunas na agenda do profissional de saúde. Uma vez que, aumenta as chances dos pacientes comparecerem no dia combinado. Isso pode ser feito com dias ou até mesmo horas de antecedência. Dessa forma, eles serão lembrados e não irão cancelar a consulta, ou irão cancelar antecipadamente.

Dependendo do software utilizado, todos esses dados podem ser enviados automaticamente por e-mail ou SMS, solicitando que sejam confirmados para a validação do agendamento.

Essa funcionalidade é capaz de aumentar o padrão de qualidade de uma clínica e, ainda, aumentar o número de atendimentos. Além disso, nessa mesma mensagem é possível solicitar a confirmação de presença ou ausência, permitindo, se necessário, realocar outras pessoas que igualmente precisam de atendimento especializado.

Invista nas ferramentas certas para sua clínica

Agora que você conhece alguns dos benefícios do sistema de confirmação de consultas para consultórios médicos e clínicas, saiba mais sobre a Nina Tecnologia.

A plataforma funciona de forma integrada ao Clínica nas Nuvens e utiliza recursos de inteligência artificial para reunir todas as informações que o paciente precisa saber sobre a consulta ou o exame, mesmo que a data tenha sido agendada de forma presencial, por telefone ou pelo site da empresa de saúde. 

A partir da parceria entre Nina Tecnologia e Clínica nas Nuvens, os estabelecimentos de saúde podem melhorar a gestão dos agendamentos, reduzindo faltas sem aviso prévio e cancelamentos em cima da hora.

Os lembretes sobre a confirmação de consultas são definidos previamente e realizados por WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail, de acordo com o canal que o paciente escolher.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se