Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Agendamento de consulta online: conheça os benefícios!

Agendamento de consulta online: conheça os benefícios!

O agendamento de consulta online é mais uma possibilidade que a transformação digital oferece para a área da saúde, trazendo mais eficiência para clínicas e consultórios médicos.

Com as inúmeras funções que os dispositivos tecnológicos desempenham hoje, inserir essa realidade na sua clínica é ter a certeza de ampliar as possibilidades de interação com públicos mais variados.

Neste post resolvemos explicar a fundo como funciona o agendamento de consulta online, bem como seus benefícios. Saiba agora mesmo!

Quer otimizar seu atendimento e diminuir as faltas? Solicite uma demonstração do software de agenda médica hoje mesmo!

Agendamento de consulta online: como funciona?

A consulta online se tornou muito importante para o atendimento aos pacientes e para os próprios profissionais. O agendamento, por sua vez, é bem mais simples e não requer deslocamento do paciente.

A partir de um sistema de agendamento de  consulta online — um software — o usuário pode acompanhar a agenda do profissional com quem deseja se consultar. Assim, é possível encaixar a consulta no melhor momento de sua rotina.

O processo não inclui espera ou outras burocracias. Basta que o paciente informe seus dados de contato e algumas informações pessoais para que a ferramenta o contate e realize o atendimento.

Como o processo é feito via SMS, WhatsApp ou e-mail, tanto o paciente quanto a organização economizam tempo. Há, ainda, a confirmação do atendimento por parte desta funcionalidade.

Por isso, caso o paciente não confirme ou cancele a consulta, a agenda apresentará espaço para incluir outro cliente. O fluxo de atendimento, portanto, é muito mais dinâmico e não tem a necessidade de um operador manual.

É possível fazer o agendamento de consulta online pelo SUS?

O aplicativo Conecte SUS já possibilita o agendamento online de consultas para os usuários. As consultas online, por outro lado, surgiram em meio a pandemia, para atendimentos mais básicos.

O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Atenção Primária à Saúde e o Hospital Albert Einstein. O atendimento, por sua vez, representou uma grande alternativa diante da crise de saúde enfrentada.

Assim, atualmente já é possível realizar agendamentos pelo app e ser atendido de forma virtual pelo SUS. As teleconsultas também possibilitam a emissão de prescrições e atestados.

A funcionalidade proporciona maior segurança aos pacientes, além de ser econômica e sustentável. Os profissionais, por sua vez, podem atender um maior número de pacientes sem estender sua carga horária, já que não há deslocamento.

Por que não ter agendamento de consulta online pode ser prejudicial para sua clínica?

O agendamento de consulta online é muito importante para as clínicas que oferecem a teleconsulta. O serviço facilita a vida do paciente que não pode se locomover ou não possui tempo para ir até o local presencial.

Outra vantagem do agendamento é a possibilidade de escolha para o usuário. Torna-se muito mais simples avaliar a agenda do profissional que ele deseja consultar e escolher o melhor dia e horário.

Os cancelamentos também podem ser melhor administrados, já que o sistema informará caso o paciente cancele ou adie a consulta. Assim, é possível otimizar os atendimentos e organizar melhor os horários da clínica.

A aderência ao agendamento online do próprio SUS apenas reflete a grande necessidade atual do uso da tecnologia. Em situações emergenciais, a teleconsulta é muito mais eficiente para o monitoramento do paciente.

Não utilizar o agendamento de consulta online pode representar desperdício de tempo em sua clínica, portanto. Além disso, os pacientes podem buscar e optar por este sistema em outras instituições caso a sua não o ofereça.

8 motivos para aderir ao agendamento de consulta online

Após entender o cenário atual do agendamento de consulta online e sua utilidade, separamos 8 motivos para o aderir ao uso dessa tecnologia em sua clínica. Confira e entenda como este serviço pode fazer toda a diferença!

1. Modernizar o atendimento

modernização do atendimento

A essa altura, ninguém mais se surpreende com tecnologias digitais facilitando a rotina em diferentes situações do dia a dia.

O uso do smartphone não se limita mais ao entretenimento, tornando-o uma ferramenta essencial para resolver diferentes problemas.

Dessa forma, apresentar a possibilidade de agendamento online ao paciente é demonstrar uma preocupação com a qualidade do atendimento. O agendamento online facilita a marcação de consultas e configura uma maneira mais moderna de organizar a agenda.

Entre ter que ligar e esperar o retorno da clínica para confirmar ou fazer tudo isso em poucos minutos pela internet, seu paciente tende a optar pela segunda opção.

2. Agendamento de consultas 24 horas

Outro motivo para aderir ao agendamento médico online é o fato desse recurso estar disponível a qualquer momento.

Não é preciso esperar o horário de expediente para marcar uma consulta, basta acessar o sistema e agendar.

Ao pensarmos em quantas vezes esquecemos de ligar para um local justamente pelo fato de estarmos ocupados exatamente no seu horário de funcionamento, percebemos que o agendamento médico online é uma vantagem que potencializa a captação de novos pacientes.

3. Automatizar a função

agendamento de consulta online

Automatizar funções é uma tendência global que não ocorre apenas na área da saúde.

Trata-se de uma condição básica de trabalho atualmente e que reduz tanto o esforço quanto os custos com profissionais para desempenharem as respectivas funções. Por isso, muitos profissionais da saúde adotaram softwares e o agendamento médico online.

Vale lembrar também que depender de agendas, cadernos ou até mesmo sistemas instalados em máquinas é sempre arriscado. Ter uma plataforma na nuvem é, além de tudo, muito mais seguro.

Como hoje existem outras tarefas importantes para a clínica como o marketing digital, é preciso modernizar funções mais simples, como o agendamento médico, de forma que sobre tempo para investir nesse tipo de ação.

Os softwares, além de oferecerem essa modernização, ainda são importantes ferramentas de gestão de negócio.

4. Interação direta com o público

Outro diferencial que o agendamento médico online traz é uma interação direta do paciente, fornecendo mais informações sobre os horários de maior procura e, consequentemente, os com menor procura também. Além do próprio perfil dos pacientes, ajudando a conhecer e segmentar o público.

Essas informações podem gerar insights importantes para o profissional, possibilitando uma melhor organização do seu tempo, com a certeza de que não está perdendo pacientes se optar por não trabalhar com atendimento particular em determinados horários.

5. Aumento da satisfação do paciente

Ao realizar o agendamento de consulta online a qualquer hora e incluir o serviço em sua agenda sem atrapalhar os demais compromissos, o paciente terá uma experiência muito superior.

Sem precisar passar por longos períodos de espera no telefone, o usuário não perde tempo agendando sua consulta. O resultado é um serviço que proporciona maior agilidade para o paciente na hora de marcar suas consultas.

6. Economia

Não há a necessidade de uma contratação específica para o agendamento de consultas, visto que são feitas online. O resultado é que é possível aproveitar melhor a própria equipe para outras funções.

Também não há desperdício de tempo por parte do profissional de saúde em reagendar consultas canceladas ou remanejar sua agenda.

O software pode auxiliar nesses processos, promovendo melhor aproveitamento e economia para a clínica.

7. Melhora no gerenciamento de dados

Como muitas funções são feitas automaticamente, o gerenciamento de dados é simplificado pelo agendamento de consultas online. Desta maneira, a sincronização de informações é muito mais eficaz, contribuindo até mesmo para a economia.

Como os dados estarão disponíveis online, confusões e remanejamentos por cancelamentos são muito mais simples de se resolver.

Por isso, contar com uma ferramenta auxilia completamente no gerenciamento de dados do usuário. 

8. Favorece o Emarketing

O gerenciamento de dados está diretamente relacionado à capacidade de Emarketing da clínica. Com as informações coletadas em um banco de dados, é possível oferecer opções personalizadas aos pacientes.

A exemplo, para promover retornos à clínica, é possível oferecer descontos ou exames gratuitos. O agendamento de consulta online será útil para identificar automaticamente quais pacientes já visitaram a clínica.

Como os dados de contato na consulta online estão atualizados pelo usuário, é muito mais provável que ele receba as informações enviadas. A clínica também pode anunciar novos serviços e promoções.

Tudo isso contribui para a estratégia de marketing, já que os pacientes terão mais chance de retornar ao atendimento. Outra vantagem é a possibilidade de identificar também as primeiras visitas, oferecendo novas informações e mantendo-os atualizados.

Qual o melhor sistema para agendamento de consultas online?

Um software online com todos os recursos que você precisa para aumentar seus resultados: do prontuário eletrônico à administração financeira completa. A Clínica nas Nuvens possui a opção perfeita para organizar as consultas recebidas.

Para as consultas, o próprio paciente pode realizar o pagamento pelo site da clínica integrada. Com isso, o agendamento é feito e atualizado automaticamente na plataforma.

Que tal experimentar esse recurso e avaliar o impacto que ele pode trazer para a sua rotina de trabalho?

Conclusão

O agendamento de consulta online proporciona à clínica processos muito mais eficientes de atendimento. Isso, porque não há a necessidade de que todas as informações sejam registradas manualmente.

A confiabilidade dos serviços prestados também aumenta à medida que os riscos e falhas diminuem na automatização. O paciente se sente mais seguro e os profissionais podem dedicar mais tempo às suas funções essenciais.

O resultado, portanto, é haver maior rapidez nos processos internos de atendimento e maior qualidade ao usuário. Com a facilitação, não há somente economia, mas uma fidelização muito maior. Amplie a qualidade dos seus serviços hoje mesmo!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.