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Retorno de consulta: por que ter esse controle?

Retorno de consulta: por que ter esse controle?

Realizar o controle efetivo do retorno de consulta dos pacientes é uma tarefa muito importante, tanto por motivos financeiros quanto de relacionamento, afinal, saber a data que o paciente deve voltar a seu consultório e, se for preciso, lembrá-lo disso, é relevante para o sucesso de sua clínica.

Contudo, fazer essa monitoração manualmente, costuma ser cansativo e desgastante, além de estar sujeito a diversas falhas. Por essas razões, a tecnologia é primordial para auxiliar nesse momento.

Se você deseja conhecer a importância de realizar um controle de retorno de consulta, acompanhe este post para conhecer seus benefícios. Continue a leitura e confira!

Proporciona o aumento da receita

Ao ter a total gerência de suas consultas e retornos, é possível saber exatamente quais serão os atendimentos, os procedimentos mais lucrativos, motivos dos cancelamentos, além de ter controle de convênios e conhecer as formas de pagamento.

Quando se tem essas informações, consegue-se adotar decisões estratégicas, com base na análise do negócio — fatores que, consequentemente, possibilitam que a receita seja consideravelmente aumentada.

Além disso, um dos principais motivos para controlar o retorno dos pacientes é manter ativo o fluxo de caixa da clínica ou consultório, já que, cada vez que alguém busca pelo estabelecimento, precisa pagar pela consulta. Ainda, com isso, os médicos podem orientá-los a não buscar por um profissional da saúde somente quando há uma emergência ou sintomas de doenças, já que tratamentos devem ser preventivos.

Diminui os buracos da agenda

Os “buracos” ou espaços não preenchidos na agenda de um profissional de saúde são capazes de gerar prejuízos, uma vez que se há uma brecha muito grande entre os atendimentos, o médico deixa de ganhar dinheiro, pois ele não consegue gerar outra atividade produtiva durante o período. Como consequência, haverá tempo ocioso para o profissional e perda de dinheiro para o estabelecimento.

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Assim, essa é uma das razões para controlar o retorno de pacientes e diminuir as suas faltas, pois, dessa maneira, a agenda se mantém totalmente completa, já que será grande o número de pessoas que devem procurar por atendimento.

Contribui para uma melhor experiência do paciente

Sem dúvidas, o paciente também é beneficiado ao retornar com frequência ao estabelecimento de saúde, uma vez que, com essa atitude, ele consegue acompanhar de perto o seu quadro clínico e, inclusive, descobrir possíveis doenças ainda em estágio inicial.

As doenças que são diagnosticadas antes de avançarem no organismo, contam com chances de cura significativamente maiores — o que contribui para uma melhor experiência do paciente e, ainda, preserva a saúde e qualidade de vida.

Outro fator relevante é que, ao controlar o retorno e adotar estratégias para que retornem, faz com que haja continuidade no relacionamento com o paciente, o que gera a fidelização e leva as pessoas a terem mais confiança nos serviços de sua clínica.

Permite o crescimento da clínica

Ao ter menos brechas na agenda, com pacientes mais satisfeitos e que retornam com mais frequência para cuidarem da saúde e fazerem consultas periódicas, a clínica deve crescer.

Logo, com o crescimento da clínica, a tendência é contratar mais profissionais e ampliar os atendimentos — fatores que fazem com que a quantidade de consultas, bem como a receita, aumentem mais ainda.

Agora que você já conhece a importância do controle do retorno de consulta, saiba que para realizar um controle efetivo, uma boa medida é investir em um software para clínica médica, como o Software Clínica nas Nuvens, sistema que permite o acompanhamento do atendimento de pacientes, agenda médica, auxilia na gestão da clínica, controle financeiro, entre outros recursos importantes.

Se você tem deseja conhecer mais sobre o Software Clínica nas Nuvens, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.