Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Quais são os tipos de glosa médica e como evitá-las?

Quais são os tipos de glosa médica e como evitá-las?

Uma das maiores fontes de preocupação das clínicas é prestar serviços e não conseguir receber por eles. A glosa médica feita pelos planos de saúde traz prejuízos para a clínica que podem ser evitados com uma documentação mais rigorosa dos procedimentos. Para não ficar sem receber, é importante conhecer os tipos de glosa médica e como evitar cada um deles.

Quer saber o que é e como combater a glosa médica em sua clínica? Acompanhe este artigo e aprenda mais!

O que é glosa médica?

Glosa é a desconsideração de algum item de cobrança por se entender que está em desacordo com o contrato firmado. Assim, quando o convênio médico faz uma glosa médica da cobrança feita pela clínica, quer dizer que ele não cobrirá os itens rejeitados.

Quais são os tipos?

A glosa médica tem alguns tipos, dependendo das características da recusa ao pagamento. Os três tipos mais comuns são as glosas administrativas, técnicas e lineares. Cada uma delas tem características especiais e indica erros de procedimento diferentes.

Por consequência, a forma de correção para que o pagamento seja efetuado também se dará de formas distintas em cada uma. Veja, a seguir, as particularidades desses três tipos!

Administrativa

É a glosa médica com maior quantidade de ocorrências. Isso quer dizer que a clínica errou em algum procedimento administrativo. Geralmente, trata-se do preenchimento incorreto no sistema, de formulários com erros, da ausência de guia de autorização ou de documentos faltantes. Outro motivo de glosa administrativa é a cobrança de itens não cobertos pelo plano do segurado.

Técnica

O motivo de recusa ao pagamento se deve à discordância da seguradora com relação ao serviço prestado. A equipe técnica do convênio entende que o serviço prestado não tem coerência técnico-científica, sendo dispensável ou sem justificativa para o caso daquele paciente. Por sorte, trata-se de uma ocorrência menos comum, pois o processo para reverter a recusa ao pagamento é mais longo e custoso.

Linear

Toda vez que um convênio entende que um procedimento de apoio ou material não se justifica dentro do serviço prestado, faz a glosa linear daquele item. É bastante comum acontecer com materiais ou serviços fora do padrão, por isso, a documentação desse tipo de caso deve ser mais minuciosa.

Ganhe tempo, dinheiro e tranquilidade. Facilite o controle financeiro da sua clínica. Quero controlar melhor o financeiro

Como evitar a ocorrência de glosa médica?

Como vimos, evitar a glosa médica é fundamental para que a clínica receba todos os valores devidos pelos serviços que prestou ao segurado. A melhor forma de evitar a glosa médica é adotando boas práticas de documentação, tais como:

  • digitalização de toda a documentação dos processos;
  • realização de pedidos de autorização prévia de procedimentos, especialmente os que estão fora do padrão de aprovação ou que têm maior custo operacional;
  • realização de auditorias internas para conferir a documentação produzida nos atendimentos e identificar e corrigir falhas;
  • criação de métricas de desempenho para reduzir a quantidade de itens que sofrem glosa médica;
  • aprimoramento da comunicação com os planos de saúde e treinamento dos funcionários da clínica para que sigam as normas para aprovação dos pagamentos.

A glosa médica é um problema operacional que deve ser combatido na clínica. O pagamento dos serviços prestados é fundamental para garantir a boa saúde financeira da empresa. Por isso, investir em boas práticas de gestão e reforçar os detalhamentos de casos é fundamental.

Um sistema de gestão, como o Clínica nas Nuvens, auxilia as clínicas e os consultórios a documentarem rigorosamente os procedimentos administrativos, poupando tempo e assegurando boas práticas de gestão. Para saber mais sobre essa solução tecnológica, entre em contato conosco e solicite uma demonstração!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.