Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Melhoria contínua para clínicas: saiba como pode ser implementada

Melhoria contínua para clínicas: saiba como pode ser implementada

Entre as atividades de um consultório, definitivamente, a gestão é uma das mais importantes. Se ela não é feita da maneira correta, todos os outros processos rotineiros podem ir por água abaixo.

Nesse quesito, procurar por ferramentas que facilitem e sejam um guia para a gestão é fundamental. A melhoria contínua para clínicas, por exemplo, é uma delas e pode fazer uma diferença bem grande nos processos do seu consultório.

Para você entender melhor como funciona, neste texto, vamos explicar como ela é essencial para o atendimento da sua clínica. Confira!

O que é melhoria contínua?

Basicamente é um método de gestão utilizado pelas empresas para tornar seus processos cada vez melhores. Como o nome já diz, ela visa ao aperfeiçoamento constante de forma a trazer mais eficácia e eficiência em seus serviços.

É importante entender que a melhoria contínua não é uma técnica que tem um fim. Ela tem um começo, mas a companhia pode aplicá-la sempre que achar necessário, inclusive, em seus novos projetos. Portanto, podemos dizer que ela é muito mais uma cultura capaz de mudar os padrões de comportamento.

De que forma a melhoria contínua está diretamente relacionada ao atendimento e aos processos de uma clínica?

Como podemos ver, a melhoria contínua tem um papel bem amplo para a gestão da empresa, podendo ser aplicada em diferentes situações. No caso do atendimento e dos processos clínicos, os padrões de serviços devem ser frequentemente superiores.

Um consultório está em constante contato com seus clientes, por isso é necessário que haja uma cultura de comportamento para sempre entregar o melhor. Nesse ponto, ter a melhoria contínua como base pode ajudar a definir diretrizes mais acertadas para fazer com que os pacientes se sintam acolhidos.

Por meio das estratégias criteriosas dessa metodologia, como monitoramento dos resultados, definição de padrões de comportamento, entre outras, é possível que o consultório atinja boas soluções.

Como a tecnologia pode auxiliar na aplicação da melhoria contínua?

Obviamente que a capacidade de gestão atrelada às ferramentas tecnológicas pode trazer resultados bastante positivos. Esses softwares oferecem uma diversidade de opções para as empresas e, no caso da clínica, as alternativas são bem específicas para as situações rotineiras.

Alguns disponibilizam desde uma agenda integrada até a possibilidade de gerar prontuários eletrônicos e mecanismos de gestão financeira. Funcionalidades que são cruciais para tornar a clínica mais eficiente e, assim, poder executar seus planos de melhoria contínua com eficiência.

Você acompanhou, ao longo deste texto, uma das técnicas mais interessantes para a gestão de um consultório. A melhoria contínua para clínicas é uma estratégia competente que oferece uma boa diretriz para que os serviços sejam realizados com qualidade e segurança.

Padronizando e monitorando comportamentos e proporcionando um melhor foco para a satisfação dos clientes, essas funções podem ser ainda mais aperfeiçoadas se forem implementadas com softwares específicos para a gestão.

Gostou do nosso texto sobre melhoria contínua para clínicas? Está precisando de um software que ajude a sua a ser mais eficiente e a ter melhores resultados? Então, conheça mais sobre o Clínica nas Nuvens agora mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.